Alguns profissionais usam o QI de 120 a 129 como resultado, nos testes de inteligência, como sendo de altas habilidades (QI superior), e acima de 130 pontos como superdotação intelectual (QI muito superior).
Numa Tabela de Interpretação de resultados (que não é a da escala Wechsler, que é a Tabela de interpretação que mais confio e uso), e que é muito menos utilizada pelos neuropsicólogos, proposta por Struiksma & Geehoed (1996), o resultado de QI total de 121 a 130 entra como altas habilidades, enquanto que o QI acima de 130 entra como superdotado.
Para fins legais, como nossa legislação considera aluno com altas habilidades / superdotação como público alvo da educação especial (artigos 58 e 59 da nossa Lei de Diretrizes Básicas da Educação), de acordo com a proposta por Struiksma & Geehoed (1996), a pessoa com QI de 120 a 129 teria altas habilidades, e, portanto, se beneficiaria da educação especial para alunos com altas habilidades assim como os que atingiram QI acima de 130 pontos e são considerados como superdotados, do ponto de vista da psicometria.
Isso é interessante, pois, se o aluno tiver alto desempenho acadêmico, como a lei se refere à alunos com altas habilidades/superdotação, há esta brecha para que os alunos de alto desempenho que tenham atingido resultado, nos testes de inteligência entre 120 a 129 possam se beneficiar das formas de atendimento educacional especializado previstas em lei para os alunos com altas habilidades/superdotação.
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