Vejam que legal este Projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) que oferece atividades para crianças com altas habilidades e superdotação.
Cerca de 30 crianças e pré-adolescentes, de sete a 13 anos, participam do projeto de extensão do GEIM na área de altas habilidades/superdotação.
Nos sábados, a cada quinze dias, pais e filhos se reúnem no Centro de Educação, na UFSM, para participar das atividades.
Enquanto os pequenos se dividem em quatro grupos, como Biologia, Realidade Aumentada, Robótica e Artes, os pais participam de palestras, bate-papo e formação com profissionais da área para entender e incentivar a inteligência dos filhos.
E são as crianças que escolhem em qual grupo querem ficar de acordo com a afinidade e interesse que possuem. O Renan Santanna Motta Gularte, 11 anos, por exemplo, decidiu fazer parte da turma de Robótica. Durante a última aula do primeiro semestre do projeto, ele aprendeu a movimentar um pequeno robô.
– Tá sendo muito legal porque quando eu era pequeno sempre quis ser inventor e programador, mas na escola não tive muitas oportunidades de aprender isso. Aqui eu tô aprendendo bastante. Já sabia um pouquinho, criei um jogo no computador e baixei no celular. Então, quero ser programador quando crescer. E eu adorei movimentar o robô, no início foi difícil, mas aprendi bem rápido os comandos – comemora Renan.
Assim como o Renan, na turma de Realidade Aumentada, o pequeno Guilherme Silva de Moraes, 8, também tem o desejo de aprender a criar jogos. Ele está no terceiro ano do Ensino Fundamental e foi escolhido para participar da produção de um jornal da escola. Curioso e inteligente, ele quis saber como funciona a produção do jornal impresso do Diário.
Eu sempre quis criar um jogo e agora eu tô podendo fazer isso. Sempre quis ter vários planos para o futuro, como ser youtuber, criar jogos, essas coisas tecnológicas. E hoje podemos fazer isso nas aulas. Ah, e a gente quer saber como fazer a logo de um jornal. Será que dá para fazer no Paint? – questionou o pequeno.
A reportagem encontra-se neste link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário