Sobre os benefícios quantitativos e qualitativos da aceleração de série para alunos superdotados:
A aceleração de série é uma proposta pedagógica prevista no artigo 59 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação, para os alunos superdotados acadêmicos que:
a) apresentem QI total acima de 130 pontos no teste de inteligência Wisc IV ou no SON R, sem discrepâncias nos subtestes ou sem resultados abaixo da média ou limítrofes em alguns dos subtestes***),
b) notório desempenho acadêmico (boletim com notas acima de 9, com exceção de educação física, artes e música) e
c) maturidade para ser acelerado (que poderá ser atestada tanto pela escola, quanto pelo profissional que tenha avaliado a criança como superdotada).
Aconselho aos pais que pretendem acelerar seu filho superdotado de série que fiquem bem atentos a estes 3 critérios que especifiquei acima, pois considero de suma importância para a tomada de decisão para a aceleração de série.
Quando bem indicada; ou seja, quando ela atende aos critérios que define acima : a) QI total acima de 130 pontos no teste de inteligência aplicado pelo neuropsicólogo; b) quando o aluno demonstrar notório (excelente) desempenho acadêmico, através de seus relatórios escolares e boletins e c) quando ele tiver maturidade para ser acelerado de série (atestada ou pela escola ou pela psicóloga que avaliou a criança), a aceleração de série é uma excelente estratégia e forma de atendimento aos alunos superdotados.
Eu tive esta maravilhosa experiência com os meus filhos, que são superdotados do tipo acadêmico e que foram acelerados de série no ensino fundamental e também com os mais de 250 (duzentos e cinquenta) casos de clientes meus que foram acelerados de série com a minha intervenção judicial.
Sugiro aos pais e profissionais que estejam envolvidos na tomada de decisão da aceleração de série do aluno superdotado, que estiverem em dúvida sobre acelerar ou não o seu filho (que preencha os critérios acima mencionados) que pesquisem a respeito na literatura científica, que foi o que eu fiz, quando tive dúvidas sobre acelerar meus filhos de série. Me apoiei em pesquisas e referências bibliográficas e nelas encontrei a minha resposta e segurança.
Pois, quando eu tive dúvidas sobre acelerar ou não a minha filha mais velha eu corri atrás de literatura científica. Hoje trago pra vocês 3 literaturas cientificas que mostram os benefícios qualitativos e quantitativos da aceleração de série em crianças superdotadas. Agora, não estou mais falando como Autora do Blog e do grupo “Mães de duas crianças superdotadas por Claudia Hakim” e nem do livro Superdotação e Dupla Excepcionalidade (Ed. Juruá), que foram aceleradas e que tiveram êxito com esta medida e nem como dona do grupo com cerca de 13.000 membros e outro chamado Asperger (TEA) e Superdotação por Claudia Hakim, com mais de 24.000 membros, nos quais já presenciei e assessorei centenas de casos de sucesso de aceleração de série, como advogada. Estou falando como profissional que está trazendo referências bibliográficas sobre o tema:
Como indicação e referência bibliográfica, indico o estudo feito pela Dra. Renata Rodrigues Maia-Pinto e nos EUA, dois estudos feitos por Nicholas Colangelo, que é o papa da aceleração de série, chamados: Uma nação enganada (Nation Deceived) e uma Nação Empoderada (que podem ser baixados gratuitamente na Internet e encontrados em vários idiomas) e um artigo científico da Dra. Zenita Guenther, cujos links de acesso seguem abaixo :
1 - Artigo sobre os benefícios quantitativos e qualitativos da aceleração de série em crianças Superdotadas, da Dra. Renata Maia Pinto:
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11225
2 - Manuais sobre aceleração de série: “A Nation Deceived” e o “A Nation Empowered”, ambos do autor e especialista em aceleração de série, Nicholas Colangelo. Estes dois manuais podem ser encontrados e baixados gratuitamente na Internet, em vários idiomas. Me ajudou muito, quando eu tive que tomar a decisão sobre a aceleração de série da minha filha mais velha:
http://www.accelerationinstitute.org/nation_deceived/
A Nation Deceived: How Schools Hold Back America's
Brightest Students is The
Templeton National Report on Acceleration, a report which was published in
2004 and edited by Nicholas Colangelo, Susan G. Assouline, and Miraca Gross. This report argues for the academic acceleration of
qualified gifted and talented students,[1] based on the results of studies
on outcomes of accelerating and not accelerating high-achieving students.[2]Despite the evidence that
acceleration is a beneficial practice when implemented correctly, many teachers
and parents are reluctant to accelerate students. The report presents the
research on acceleration in an effort to increase the number of students who
have access to acceleration.
The report is divided into two parts: Volume I, which summarizes the research and provides an introduction to acceleration as an academic intervention for gifted students; and Volume II, an edited volume that provides a more detailed overview of relevant research studies.
The success of A Nation Deceived led to the creation of the Acceleration Institute (formerly the Institute for Research and Policy on Acceleration), which is dedicated to the study and support of educational acceleration for academically talented students.
E o Nicholas Colangelo, depois, fez outro Manual sobre aceleração de série, chamado: A Nation Empowered, a follow-up to A Nation Deceived, was published in 2015. It expands upon findings of the original report and incorporates research that has emerged since publication of A Nation Deceived.
3 - Artigo acadêmico produzido pela Dra. Zenita Guenther:
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/810
Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico
Zenita C. Guenther
Resumo:
A distribuição da escolaridade em anos letivos,
sequencialmente trancados entre si, cria condições de aprendizagem e
convivência nefastas aos alunos cuja capacidade e produção mental é superior à
média dos pares etários. Aceleração é um meio utilizado para permitir que esses
alunos avancem com currículo em menos tempo que o previsto pelos documentos
legais, e possam caminhar pela seriação escolar, independentemente da idade
mínima estabelecida pelos sistemas. A grande perplexidade é que, mesmo sendo um
dos temas mais estudados pela área da Educação, e da Educação Especial para
dotados e talentosos, os resultados da pesquisa científica não têm tido
qualquer impacto na prática educativa, permanecendo férrea resistência a essa
medida, nos meios escolares. O presente artigo discute a temática da aceleração
vista como meio para desenvolver o talento acadêmico, também a expressão da
inteligência, com domínio de capacidade, que tem sido mais e talvez melhor
estudada, na área de dotação e talento.
SOBRE A AUTORA: Zenita C. Guenther
Palavras-chave: Aceleração. Ritmo. Trajetória escolar.
Altas Habilidades/SuperdotaçãoAutismo Deficiência
Deficiência intelectual Education EducaçãoEducação Especial Educação Especial.
Educação InclusivaEducação especial Educação inclusiva Formação de professores InclusionInclusão
Inclusão EscolarInclusão escolar School Inclusion School inclusionSpecial
EducationSpecial Education. Special education
Acceleration; Rythms; School trajectory.
Contato do artigo :
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
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