Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 6 de janeiro de 2018

Matrícula escolar da rede municipal de Salvador antecipada acontece nesta sexta; inscrição é exclusiva para alunos com deficiência, alunos com TEA e com altas habilidades / superdotação


Rede da Educação Especial contou com 4.556 estudantes no ano passado, em Salvador.

Por G1 BA



Escolas municipais têm matrícula aberta para alunos da educação especial (Foto: Natally Accioli/G1) 

A matrícula antecipada da rede municipal de ensino para alunos que possuem deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação está disponível nesta sexta-feira (5), em Salvador. Em 2017, a rede da Educação Especial contou com 4.556 alunos com deficiência.

Para efetuar a matrícula, o responsável deve comparecer à unidade de ensino onde pretende matricular o estudante munido de um documento que ateste a devida necessidade do mesmo.

Além do atestado, é preciso que sejam apresentados os documentos (original e cópia) do registro civil ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartões do Bolsa Família (caso o aluno seja beneficiário), do SUS e de vacinação, sendo este último atualizado e duas fotos 3x4.

Para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental ou TAP II, ainda é preciso apresentar histórico escolar no ato da inscrição. Após esta data, ainda será possível realizar a matrícula dos alunos especiais, sem ser necessário apresentar o atestado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a matrícula dos alunos da Educação Especial é antecipada com o objetivo de que as unidades de ensino se organizem melhor às necessidades do estudantes.


Rede municipal de ensino

Após esta sexta-feira, o cronograma de matrículas da rede de ensino de Salvador para todos os públicos terá continuidade no dia 10 de janeiro, para os alunos contemplados com vaga na Educação Infantil.

A partir do dia 16, é a vez do preenchimento das vagas residuais, considerando a lista de espera de cada unidade de ensino. Já para os eixos do Ensino Fundamental I e II, a matrícula tem início na terça-feira (9) até o próximo dia 15. No dia 10, acontece as inscrições para o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).


Minhas considerações : Espero que o fato da matrícula ser antecipada, de fato, viabilize o atendimento deste público alvo, em especial para os superdotados !

Nenhum comentário:

Postar um comentário