Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 2 de março de 2017

EDUCAÇÃO Criciúma sedia I Encontro de Altas Habilidades/Superdotação na região Sul



Com intuito de identificar alunos com alto rendimento e desenvolver suas habilidades intelectuais, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), está lançando em Santa Catarina um projeto pioneiro na área. O marco inicial do programa acontece em Criciúma, no I Encontro de Altas Habilidades/Superdotação na região Sul, que será realizado no dia 16 de março.


O evento é um encontro preparatório, realizado pela FCEE em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e Gerência Regional de Educação. O secretário Regional João Fabris recebeu a visita do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, nesta quinta-feira, 23, para acertar os detalhes do seminário.

A ideia é reunir os diretores das 61 escolas pertencentes a 20ª ADR, e apresentar o projeto. Posteriormente, as escolas deverão identificar os alunos com superdotação e indicar para a GERED, que fará a seleção e encaminhará para um núcleo de ensino totalmente preparado e desenvolvido para estes alunos.

Estima-se que 5% dos estudantes tenham habilidades acima da média. Conhecidos como superdotados, estes alunos, na maioria das vezes, não recebem o ensino adequado e tão pouco utilizam a capacidade de desenvolver e criar. De acordo com o Diretor de Ensino, este é um projeto pioneiro em Santa Catarina e deverá ser implantado em todas as ADR’s.

Precisamos mapear este alunos e alavancar a possibilidade de não somente um reconhecimento acadêmico, como também o desenvolvimento em pesquisa e produção de uma sociedade. Estamos desafiando as ADR’s e GERED para entrar conosco neste projeto”, explica Souza.

Para o secretário Regional, será um desafio satisfatório. “Sabemos das dificuldades e dos desafios que vamos enfrentar, sobretudo por ser um projeto novo. Mas, precisamos atender estes alunos e reverter essas habilidades de maneira positiva e tecnológica para a sociedade”, afirma.

PAULA DARÓS DAROLT

Meus comentários : Parabéns ao governo de Santa Catarina por esta iniciativa em prol dos alunos superdotados !






Nenhum comentário:

Postar um comentário