Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 31 de julho de 2016

Quando alguns sinais que parecem Superdotação são parte do autismo. Blog lindo sobre o tema !

http://www.derepenteautista.com.br/2016/06/02/cartas-para-enzo/

Pela importância do tema e, pensando cada vez mais nos benefícios que as crianças terão dinte do diagnóstico correto de um transtorno do espectro do autismo  e, considerando que tenho notado, cada vez mais nos meus dois grupos do Facebook, o Mãe de Crianças Superdotadas e no meu outro grupo :Asperger e Superdotação, é que trago pra vocês este artigo lindo escrito pela mãe e membro de nosso grupo, Michelle Carvalho, que fez um blog lindo, para contar sobre o desenvolvimento do filho dela, que é muito inteligente e que tem autismo. Como vocês poderão perceber, no blog dela, alguns indícios iniciais de um desenvolvimento diferenciado do filho dela foram os de PRECOCIDADE POR LETRAS E NÚMEROS. Desde cedo que o filho dela demonstrou ter um potencial elevado mas aliado de dificuldades sociais e na comunicação. Então, digo, mais uma vez, sem querer ser chata, mas preocupada com as nossas crianças que : NEM TODA PRECOCIDADE E SINAIS DE SUPERDTOACAO É SUPERDOTAÇÃO. SE ALIADAS À DIFICULDADE SOCIAIS, MOTORAS OU NA COMUNICAÇÃO, ESTES SINTOMAS DE SUPERDOTAÇÃO PODEM SER AUTISMO (hoje chamado de transtorno do espectro do autismo ) e, nada impede que a criança apresente a dupla excepcionalidade  (autismo e Superdotação) :

Neste trecho, a mãe transcreve  a carta que ela escreveu para o seu filho, para contar que ele tem um transtorno do espectro do autismo. Vejam que linda forma que ela encontrou para lhe explicar:

“Oi filho,
A primeira tentativa de desfralde não deu muito certo e tivemos que retroceder um pouquinho. Esperamos mais um tempo e hoje começamos a segunda tentativa, tenho certeza que teremos sucesso dessa vez.
Algumas coisas aconteceram nesse meio tempo também, começamos um tratamento com uma Fonoaudiologa, ela tem nos ajudado a te ajudar, para que você se comunique melhor. O seu cognitivo ainda continua numa crescente impressionante, mas o social não está acompanhando, nada de preocupante, somente ajustes!
Você canta lindamente o dia inteiro, fala duas línguas, AMA o rei leão, mas não tem interagido muito conosco, nem com os outros, conversamos muuuuito com você mas é quase sempre um monólogo rs, por isso fui procurar ajuda.
Com alguns pequenos estímulos diferentes, você já tem demonstrado grandes avanços. Sempre abaixei ao seu campo de visão para conversar com você, mas a Fonoaudiologa nos instruiu a “obrigar” o seu contato visual enquanto falamos, foi uma dica simples e fantástica!!! Muitas evoluções aconteceram" (...)

“Filho querido,
Passamos por muitos acontecimentos, tantos que mamãe não conseguiu escrever.
Tenho uma boa notícia!
Descobrimos, com a ajuda de diferentes médicos e especialistas, porque você não conseguia se socializar, porque consegue ouvir muito melhor que outras pessoas, porque consegue enxergar algumas luzes que eu não vejo. Conseguimos descobrir porque muitos estímulos te incomodam e porque você gosta tanto de rotinas ( um pouco, tenho certeza que puxou de mim, também amo rotina). Descobrimos porque você tem o cognitivo tão avançado em algumas áreas e porque algumas coisas são tão difíceis de entender.
Além de ser lindo, especial, amoroso, carinhoso, amigo, obediente, abençoado e outras infinitas qualidades, você tem um distúrbio de desenvolvimento que chama, transtorno do espectro autista.
E tenho outra excelente notícia! Tem tratamento!!!
Deus já preparou cada um dos profissionais que irão nos ajudar, escolheu cada um a dedo e os capacitou da melhor maneira, estamos cercados por amigos verdadeiros, também enviados por Deus e já tivemos progressos enormes!!!" (...)

"(...) Ouço muitos depoimentos de profissionais dizendo que após darem seu diagnóstico os pais simplesmente somem do consultório, numa negação absurda, como se o fato de negarem fosse mudar a realidade. Só atrasa o tratamento que é tão importante que seja feito o quanto antes. Essas crianças merecem!"

Quem quiser acompanhar mais as lindas cartas e relatos desta mãe maravilhosa, que é a Michele Carvalho, é só acompanhar o blog dela:


2 comentários:

  1. Parabéns mãe! Sei que quando fazemos algo da grandeza que você fez, não espera tapinha nas costas, sorrisos que desaparecem sem trazer conhecimento te desejo força e perseverança! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei muito com essa história...

    ResponderExcluir