Informações extraídas do site do MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, da Cartilha SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADAÇÃO, Brasília, 2.006 :
PARTE III
Currículo:EIXOS DA
PROPOSTA PEDAGÓGICA
3.2 METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
Estratégias de atendimento ao aluno com altas
habilidades/superdotado envolvem, muitas vezes, diferençar ou modificar o
currículo regular de modo a adequar o processo de aprendizagem às necessidades
e características desse aprendiz. Diferentes estratégias podem ser empregadas nas
classes comuns para diferenciação e modificação do currículo regular,
contribuindo, inclusive, para estimular potencialidades de toda a turma. A
seguir, são apresentados alguns exemplos de estratégias metodológicas e
pedagógicas. Elas se aplicam tanto à educação infantil quanto ao ensino
fundamental.
• A aprendizagem deve ser centrada no aluno. Leve em
consideração os interesses e habilidades dos alunos.
• Implemente atividades de enriquecimento em sala de aula,
como, por exemplo, dramatizações, produção de histórias etc.
• Investigue os interesses, os estilos de aprendizagem1 e de
expressão dos seus alunos ou observe-os de forma a identificar seus interesses,
pontos fortes e talentos.
• Analise e modifique o currículo existente de forma a
identificar e eliminar redundâncias e incrementar unidades que sejam
desafiadoras para os alunos.
• Retire ou reduza do currículo a ser desenvolvido conteúdo
que os alunos já dominam ou que pode ser adquirido em um ritmo compatível com
suas habilidades. O uso dessa estratégia educacional elimina conteúdo curricular repetitivo, cria um ambiente de aprendizagem desafiador, reduz sentimentos de apatia e desinteresse dos alunos superdotados com
relação às atividades desenvolvidas em sala de aula, e possibilita a esses
alunos utilizar o tempo economizado para se dedicar às atividades de seu interesse. É importante que seja feita
uma avaliação criteriosa do nível de conhecimento do aluno acerca do conteúdo
antes de se implementar essa estratégia.
• Desenvolva atividades com diferentes produtos finais, de
modo que as necessidades individuais possam ser atendidas.
• Permita que os alunos comuniquem conhecimento ou
experiências prévias.
• Use várias estratégias de ensino (atividades em grupo,
dramatização, brincadeiras etc) de forma a assegurar o envolvimento do aluno em
sala de aula.
• Convide pessoas da comunidade ou especialistas para falar
para os alunos de forma a despertar o interesse dos mesmos sobre o conteúdo
estudado e promover o desenvolvimento de habilidades.
• Envolva os alunos em atividades de solução de problemas que
os levem a transferir os objetivos de aprendizagem a situações em que a
criatividade e outras habilidades superiores de pensamento (por exemplo,
análise, avaliação, síntese) sejam empregadas.
• Estimule os alunos a encontrar respostas para suas próprias
questões por meio de projetos individuais (ex.: registro de atividades e
descobertas em álbuns, cartazes, filmagens, gravações, desenhos, colagens) e
atividades de exploração.
• Envolva os pais no processo de aprendizagem de seus filhos
(tutoria, acompanhamento no dever de casa).
• Dê ao aluno oportunidade de escolha, levando em consideração
seus interesses e habilidades.
• Dê oportunidades ao aluno de obter conhecimento pessoal
acerca de suas habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, oferecendo
experiências de aprendizagem variadas.
• Relacione os objetivos do conteúdo às experiências dos
alunos.
• Ofereça aos alunos informações que sejam importantes,
interessantes, contextualizadas, significativas e conectadas entre si, levando
em consideração os interesses e habilidades das crianças.
• Oriente o aluno a buscar informações adicionais sobre
tópicos de seu interesse, sugerindo fontes de informações diversificadas
(livros, indivíduos, revistas, internet etc).
• Estimule o aluno a avaliar seu desempenho em uma atividade
ou tarefa.
• Valorize produtos e idéias criativas.
• Situe os alunos nos grupos com os quais melhor possa
trabalhar. Dê oportunidade aos alunos de desenvolverem atividades com outros de
mesmo nível de habilidade.
• Ofereça ao aluno oportunidade de visitar e observar locais
variados (ex.: parques, jardim zoológico, jardim botânico, teatros, comércio,
galerias de arte, museus, lojinha de animais domésticos, feira, praça etc).
• Evite rotular o aluno de superdotado. Trate as diferenças
individuais como um fato natural. Lembre-se de que nem sempre o aluno
superdotado terá um desempenho excelente em todas as áreas ou atividades.
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