Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pinhais (Paraná) oferece atendimento educacional especializado para crianças superdotadas

Extraído do site : http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content10257.shtml

 O CADS Helen Keller atende alunos com altas habilidades/superdotação e com deficiências sensoriais

 Pinhais oferece atendimento educacional especializado
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller (CADS) oferece para alunos com altas habilidades/superdotação atendimento educacional especializado. Para ter acesso ao serviço, o aluno precisa estar matriculado no sistema de ensino, municipal ou particular, e ser morador de Pinhais.

Atualmente, 68 estudantes estão matriculados no CADS onde também são oferecidos atendimentos na área visual e de surdez. Os acompanhamentos são realizados de duas a três vezes por semana e podem ser individuais ou em grupo, dependendo das necessidades.

A coordenadora do CADS, Maria Luiza Gouveia, explica os critérios adotados para o atendimento. “Geralmente a escola observa a criança e verifica se existe alguma dificuldade. Depois desta etapa, a criança passa por uma avaliação multidisciplinar. Quando é observada alguma deficiência, seja sensorial, auditiva ou visual, pede-se autorização para a família e é feita a matrícula no CADS”, diz.


Altas Habilidades/Superdotação

Em parceria com a Escola Municipal Antônio Andrade, o CADS atende em uma sala multifuncional, 19 alunos com altas habilidades/superdotação. Além de duas salas de recursos para transtornos funcionais específicos para alunos com aprendizagem. Este tipo de atendimento também está disponível em outras unidades de ensino da rede municipal.

O que são Altas Habilidades/Superdotação

São habilidades desenvolvidas acima da média dos demais, normalmente possuem destaque em uma determinada área, para qual terão um potencial de aprendizagem.

A família

A família é um fator de extrema importância, onde se busca parceria constantemente por meio de reuniões individuais, coletivas e participativas durante os atendimentos.

Serviço

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller está localizado na Rua João Mendes Batista, 430, bairro Maria Antonieta. Telefone 3912-5593

4 comentários:

  1. Infelizmente crianças de escola particular não podem participar,injusto.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente crianças de escola particular não podem participar,injusto.

    ResponderExcluir
  3. Liguei lá e conversei com a Patrícia ... Este direito devia ser de todos !!! Que pena 😔

    ResponderExcluir