Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Encontros sobre profissões inspiram jovens superdotados do Rio de Janeiro



 Jovens do Programa Estrela Dalva durante Oficina de Animação/Stop Motion. Foto: Programa Estrela Dalva.



Escolher a futura profissão costuma ser uma tarefa difícil de ser feita, não é? Inspirar os jovens com referências de futuras profissões é uma das atividades do Programa Estrela Dalva. O Programa é iniciativa do Instituto Lecca e tem o objetivo de impulsionar crianças superdotadas e de baixa renda a terem acesso às melhores escolas públicas do Rio de Janeiro.

Com duração de seis meses, as oficinas acontecem uma vez por semana, na sede do Instituto Lecca. A partir delas, os adolescentes superdotados do Programa têm a possibilidade de mergulhar no universo de diversas profissões, diminuindo as dúvidas que costumam rondar suas cabeças. Além das aulas teóricas, eles são levados a vivenciar as profissões, como fizeram na oficina de Animação/Stop Motion (técnica de desenho animado).

Entre as profissões e atividades em que eles mergulharam, estão: Arquitetura, Direito, Mecânica, Economia, Experimentos (aulas de laboratório com bióloga), Animação (Stop Motion) Empreendedorismo e Little Brother (que incentiva a leitura, a análise crítica e a escrita de textos, com base no livro 1984, de George Orwell). Neste semestre, os jovens tiveram oficinas de Empreendedorismo e Escrita.

“Nós os inspiramos com referências para que possam conhecer as áreas em que eles poderão trabalhar algum dia. A ideia é que eles possam escolher a sua profissão de forma mais consciente, entendendo suas consequências, pensando no bem comum”, explica Clara Sodré, coordenadora do Programa.

Clara destaca a importância dessas atividades para o processo educativo dos jovens. “Desenvolvemos a capacidade deles de pensar, estabelecer relações, acrescentando a capacidade de raciocínio e pensamento crítico. Além de ajudá-los a escolher, o Programa impulsiona o desenvolvimento da capacidade de pensar”, conta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário