Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sábado, 29 de agosto de 2015

Artigo legal sobre o movimento em prol dos superdotados de Bauru


Bons ventos agitam a educação
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Joaquim Eliseo Menes
Nós, o povo, que estamos na base da pirâmide social brasileira, em uma diminuta parcela do território nacional chamada Bauru, um tanto alheios mas seguros em relação aos momentos difíceis que atravessamos, temos o privilégio em descortinarmos excelentes fatos na educação local e regional.  Fatos ou realidades que têm ocorrido no campo da educação bauruense e oxalá aconteçam em outras partes deste país, cujos frutos nós não veremos, mas as futuras gerações verão e sentirão os seus benefícios. Pois somente a educação colocará este país nos trilhos levando-o a um futuro glorioso e merecido, melhorando o homem e consequentemente a sociedade. E quanto tempo tem sido perdido! Senão, vejamos os destaques que têm sido divulgados pela imprensa local.  

O fato de alunos da EE Prof. Eduardo Velho  Filho conseguirem a mais alta pontuação no Enem,  dentre as escolas oficiais do Estado de São Paulo.

Os três alunos heróis do Senai de Bauru que lograram medalhas de ouro no Certame Internacional com repercussão nacional e mundial, realizado na Capital entre 1.200 participantes oriundos dos países mais adiantados do mundo. E ainda a divulgação inédita e corajosa publicada recentemente de que Bauru terá ensino pioneiro para superdotados, ressaltando que o objetivo não é descobrir gênios, mas os alunos que constituem uma realidade, os superdotados.

Nenhuma criança nasce com carimbo ou identificação de superdotado na testa, mas ele existe, independentemente do grau cultural e sócio- econômico da família. Pode despontar  na pobreza extrema ou na riqueza, cabe a nós, principalmente à escola, sem subestimar os demais alunos, descobrir e criar condições  para o  desenvolvimento do mesmo. Eu, que tive a oportunidade de lecionar nas mais variadas categorias de escolas, de exercer a inspeção, principalmente na zona rural, que o diga. 

Aliás, não apenas eu, mas todos os professores que já lecionaram em todos os níveis que o digam. Para quem não entende, o superdotado na sala de aula ‘atrapalha’ porque exige e espera sempre mais. Felizmente, aqui em nossa cidade, a primeira etapa foi concretizada através de projeto estabelecido entre Unesp, Secretaria da Educação, Diretoria Regional de Ensino e a Escola Estadual João Pedro Fernandes, localizada no Núcleo Gasparini. Onde dois diferentes e eficientes testes de inteligência foram aplicados em 289 alunos confirmando 11 alunos com Q.I. de 130, acima da média da população que é de 100 a 110. Faz parte do referido Projeto Unesp/SE/DRE estender o mesmo às outras unidades estaduais, com o objetivo da identificar os superdotados existentes na rede estadual. E à medida que forem sendo identificados, sem prejuízo da frequência regular à sua escola de origem, passarão e vivenciarão situações estimuladoras nas mais variadas áreas do conhecimento humano, que possibilitarão o desenvolvimento de sua potencialidade

Papel fundamental terão os demais professores que poderão ajudar na descoberta destes superdotados. É um excelente e exequível projeto que a sociedade espera, tenha continuidade em outros governos. Identificando-se com este projeto foi dada a largada à 12ª edição da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) entre os alunos do ensino fundamental público de Bauru com om tema “Luz, ciência e vida”, que premiará os dez melhores textos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Bauru, nos seus 119 anos está de parabéns pelos importantíssimos acontecimentos que estão ocorrendo no campo da educação, educação que todos sabem de sua importância mas que ainda não ocupa o número 1 do pódio.

O autor é professor e Membro da ABLetras




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