Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 27 de maio de 2015

DICAS DE LIVROS PARA SABER COMO EDUCAR E ENTENDER CRIANÇAS SUPERDOTADAS


Em primeiro lugar, sou obrigada a citar o meu livro : 



O livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da psicológica, no jurídico, das Neurociências e no da pedagogia. Mas, contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto Especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada e Advogada atuante no Direito Educacional. Traz conceitos sobre a inteligência, a Superdotação e sobre as características emocionais dos Superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados. Conta a experiência pessoal da Autora com a Superdotação dos seus filhos dela e sobre as dificuldades que ela encontrou para acelerar seus filhos de série e como estas dificuldades ainda persistem no Brasil e o que ela traz de contribuição para que isto seja superado.

Aborda também sobre os mitos que rodeiam a Superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/Superdotação.

Na parte que aborda sobre a Dupla Excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (Contribuições da Neurociências).

O livro faz um paralelo entre a Superdotação e os alunos com a Dupla Excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger). Apresenta a legislação aplicável tanto aos alunos com Altas Habilidades/ Superdotação quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.
  


Segue abaixo, uma lista de livros para quem se interessa ou quer saber mais sobre o assunto. Muitos deles eu já li e outros que me foram indicados por pessoas que têm filhos superdotados e gostaram muito:


Cartilha que pode ser baixada, gratuitamente, na Internet : http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/Um_Olhar_Para_As_Altas_habilidades.pdf 




Cartilha Saberes e Práticas da Inclusão (também pode ser baixada, gratuitamente, pela internet)

 Resultado de imagem para Cartilha Saberes e Práticas da Inclusão

Altas Habilidades / Superdotação

Esperamos que este material contribua no desenvolvimento da formação docente a partir dos conhecimentos e temas abordados e desta forma, sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos e propiciem seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Claudia Pereira Dutra
Secretária de Educação Especial – MEC





"Educando os mais capazes" da autora Zenita Guenther .

Editora E.P.U


Resultado de imagem para Educando os mais capazes


"A Coragem de Ser Superdotado" é uma excelente leitura. Todos que se interessam pelo tema deveriam ler essa obra, da autora e grande e conceituada especialista israelense Érika Landau. A editora é Arte & Ciência:



"Ser superdotado não significa ser gênio", também da autora e grande e conceituada especialista israelense Érika Landau (2000).




"Crianças Superdotadas-mitos e realidades" ou "Superdotados Mitos e Realidade", da autora Ellen Winner (As pessoas que leram, adoraram !)


Resultado de imagem para Crianças Superdotadas-mitos e realidades


A Nation Deceived: How Schools 

Resultado de imagem para A Nation Deceived: How Schools


Hold Back America's Brightest Students - 01 (tratado excelente sobre ACELERAÇÃO DE SÉRIE, que pode ser baixado gratuitamente, pela internet, em vários idiomas, neste link : http://www.templeton.org/sites/default/files/Nation_Deceived_Both_Volumes.pdf)

Nicholas Colangelo, Susan G. Assouline, Miraca U. M. Gross


Educação de Superdotados : Teoria e PráticaMaria Clara Sodré S. Gama, Ed.D
Editora E.P.U. – 2000



Capacidade e Talento : Um programa para Escola
Zenita C. Guenther
Editora EPU – 2006


Resultado de imagem para Capacidade e Talento : Um programa para Escola


Desenvolver Capacidades e Talentos Um conceito de inclusão
Zenita C. Guenther - Ed. Vozes


Resultado de imagem para Desenvolver Capacidades e Talentos Um conceito de inclusão


Toc Toc... Plim, Plim!
Angela M. R. Virgolim,
Denise de Souza Fleith e
M. S. Pereira Neves - Editora Papirus





Criatividade e Educação de Superdotados
Eunice M. L. Soriano de Alencar
Editora Vozes - 2001




A ousadia de rever conceitos e práticas. 
Soraia Napoleão Freitas e colaboradores



Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades - Orientação a Pais e Professores
Eunice M. L. Soriano de Alencar
Denise de Souza Fleith - Editora Artmed




Descobrindo e Desenvolvendo Talentos
Autor(es): João Bezerra da Silva Júnior 


Resultado de imagem para Descobrindo e Desenvolvendo Talentos

Em São Paulo, a identificação e o trabalho com alunos que possuem indicadores de Altas Habilidades/Superdotação é um grande desafio. Assim, este livro relata um pouco do histórico da Educação Especial no Brasil, discorre sobre os programas de atendimento em São Paulo nas redes públicas de ensino, traz um levantamento sobre Altas habilidades/Superdotação no Brasil, sobre o ensino de Arte e a sua relação com as Altas Habilidades, e apresentando o desenvolvimento do Projeto Descobrindo e Desenvolvendo Talentos, com detalhes da pesquisa, doa alunos e das atividades realizadas numa escola da rede municipal em São Paulo, SP, com o intuito de colaboras para o avanço – ou até mesmo para a implantação – do Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.


Para adquirir o livro, clique aqui : 



GIFTED CHILDREN, da autora e especialista americamericanaana Ellen Winner (pode ser adquirido pela Amazon e também pela Saraiva, neste link : http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/420521/criancas-superdotadas-mitos-e-realidades/

Resultado de imagem para GIFTED CHILDREN Ellen Winner

Superdotados - Trajetórias de Desenvolvimento e Realizações – 2013
Capa do livro: Superdotados - Trajetórias de Desenvolvimento e Realizações, Álvaro Roberto Crespo Merlo, Ana Magnólia Mendes e Rosângela Dutra de Moraes


Quem quiser adquirir o livro, poderá fazê-lo, através da Editora Juruá :



SINOPSE


Este livro apresenta ao leitor as diversas facetas do superdotado, as trajetórias de desenvolvimento, o relevante papel da família, da escola e da sociedade no reconhecimento e promoção de talentos, bem como desmistifica preconceitos e estereótipos acerca do indivíduo com alto potencial.


Não se trata de um manual ou de um livro teórico. Ele tem um diferencial: conta histórias reais de como pessoas superdotadas, de várias idades e níveis socioeconômicos, provenientes de distintas regiões do Brasil e de outros países, superaram obstáculos e alcançaram níveis mais altos de realização. Buscou-se, assim, desvelar o mundo da superdotação, apontando uma diversidade de fatores associados ao desenvolvimento escolar, intelectual, emocional e social do superdotado.



O livro visa inspirar profissionais de diversas áreas sobre alternativas e estratégias de identificação e atendimento às necessidades desse grupo de indivíduos, focando em uma perspectiva inclusiva, além de chamar a atenção para a importância de se investir na formação e educação do superdotado, tanto em benefício do próprio indivíduo quanto da sociedade. Constitui também uma excelente fonte de informações para pais de indivíduos superdotados, que geralmente se sentem confusos em relação a como agir diante da notícia de que seu filho é superdotado, e para professores que, muitas vezes, experimentam sentimentos de insegurança diante daquele aluno que se destaca por sua criatividade, inteligência superior ou liderança. 

O trabalho conta com a colaboração de pesquisadores e profissionais, brasileiros e estrangeiros, reconhecidos pela sua vasta experiência na área de superdotação, e certamente estimulará você, leitor, a mergulhar nas fascinantes histórias que aqui são contadas, e a compreender melhor o mundo da superdotação.


ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO - atendimento especializado

Resultado de imagem para ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO - atendimento especializado

http://www.abpee.net/homepageabpee04_06/editora/editora.htm

O livro é muito prático e objetivo, traz vários questionários de indicadores de AH/SD, que nos norteiam com segurança para pedir uma avaliação mais detalhada.


De: Soraia Napoleão Freitas e Susana Graciela Pérez B. Pérez

Acompanha um CD para impressão de instrumentos de avaliação

 Preço: R$ 40,00


LIVRO CRIATIVIDADE NA ESCOLA (FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE & SARA BAHIA)


Este livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola.  Tem um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, Universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.

Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.


Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem. Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação, famílias, alunos, e toda a sociedade, unidos em prol de escolas mais criativas e inovadoras.


As Autoras


Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Mestra em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Cursa especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva no Centro Universitário Internacional Uninter (2012). Possui graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (2011) e graduação no curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba (2010). Participa e apresenta pesquisas em Congressos e Eventos com temas relacionados à Formação de professores, Afetividade, Desenvolvimento socioemocional, Criatividade, Direitos humanos, Educação Especial, principalmente com referência à área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).


Sara Bahia

Professora de Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia  da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade, educação artística e diversidade cultural, tendo mais 100 publicações nacionais e internacionais. Colabora com vários mestrados em Educação Artística, Teatro e Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e com diversos ateliers de pintura de instituições para cidadãos com  deficiência mental. Coordena o Programa de Enriquecimento Criativo da Delegação de Lisboa da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e é Presidente da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.




Dica para as crianças superdotadas lerem :

A MENINA SUPERDOTADA






Cínthya era linda e inteligente. Nem seus pais poderiam explicar a fluência no inglês e seus conhecimentos em mecânica. Cínthya não se cansava de surpreender colegas, professora, amigos e familiares. E ela se achava uma garota como as outras. Um dia, porém, Cínthya percebeu que não era tão querida... Suas colegas torciam o nariz, a professora se incomodava. De repente entendeu: era discriminada por não errar. Cínthya começou a sofrer por ser diferente... Seu maior sonho: ser chamada para ir ao quadro-negro, receber aplausos pelo acerto, palavras de entusiasmo por estar aprendendo coisas novas. Saber tudo e não ter dificuldade de aprendizagem antes era um prazer. Agora, um castigo..

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4044309/a-menina-superdotada


Se alguém tiver mais uma dica, por favor, mande prá gente !!!

Um comentário:

  1. ATENÇÃO PAIS E MÃES DE FILHOS SUPERDOTADOS! ESTES SÃO LIVROS IMPORTANTÍSSIMOS QUE FALAM COMO OS SUPERDOTADOS SÃO, COMO SÃO A VIDA DELES, COMO ELES VIVEM NO DIA A DIA, ETC. E AS SUAS GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE!!! LEIA ESTES LIVROS, PORQUE VOCÊS VÃO GOSTAR... E MUITO!!!

    ResponderExcluir