Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SUPERDOTADOS DE MINAS GERAIS : CEDET prepara professores para identificar alunos talentosos da Educação Infantil


A idealizadora do CEDET, Dra. Zenita Guenther, preparou as educadoras para identificar alunos com potencial e talento da Educação Infantil

O Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolverá um trabalho diferenciado com as crianças talentosas da rede municipal de ensino. A meta é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado da Educação Infantil. Cerca de 60 professores participaram de um encontro realizado nesta quinta-feira (09/04). O objetivo foi preparar os educadores para identificarem, entre as turmas de 5 anos, as crianças que sinalizam potencial maior em inteligência e poderiam aprender mais que o comum para crianças dessa idade – alunos com facilidade de aprendizagem, curiosidade, atenção concentrada, independência, autonomia, entre outras características.

A partir da seleção dos alunos e da coleta de dados de observação, os facilitadores do CEDET, que atuam dentro das escolas, realizarão um atendimento individualizado para identificar as necessidades e o potencial de cada um, que poderá ser amplamente desenvolvido.

O trabalho envolverá, inicialmente, seis escolas do município – E.M. Doutora Dâmina, E.M. José Serafim, E.M. Sebastião Botrel, E.M. Guilherme Henrique de Carvalho, E.M. Paulo Menicucci e E.M. Itália Cautiero Franco – CAIC.

O CEDET busca talento e capacidades superiores nos escolares, e realiza a estimulação do seu potencial. O objetivo é o desenvolvimento máximo do talento e a formação integral das crianças talentosas, dentro dos valores humanistas de auto-realização, respeito aos outros, visão de mundo ampla, contribuição para o aperfeiçoamento da sociedade e qualidade de vida humana.

Conhecido internacionalmente, criado pela Dra. Zenita Guenther, em Lavras, a proposta para a criação do primeiro Centro aconteceu em 1992 e 1993, com apoio do Rotary Lavras Sul. O primeiro plano geral foi uma campanha de sensibilização da comunidade e o início à primeira coleta de dados de observação nas escolas, pela qual foram sinalizadas perto de 300 crianças com potencial e talento diferenciados. Em seguida foi oferecido pela secretária de Educação da época , professora Maria Olímpia, um curso de 40 horas conduzido por Dra. Zenita, com o objetivo de recrutar e preparar a primeira equipe de facilitadores. Nesse mesmo ano de 1993 foi votada uma lei municipal criando o CEDET de Lavras, e em 1995 o CEDET foi integrado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras – UFLA, período em que o professor Silas Costa Pereira, atual prefeito de Lavras, era o reitor.

Em junho de 1994, no 1º aniversário do CEDET, foi realizado o I Encontro Nacional de Educadores do CEDET e Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento – ASPAT, com cerca de 300 participantes de todo o Brasil. Foi também iniciado o estudo para validação do Guia de Observação, o qual se estendeu por 5 anos, em uma pesquisa financiada pela FAPEMIG, em colaboração com a UFLA.

Nos anos seguintes, o CEDET viveu momentos importantes: o II Encontro Nacional em Lavras, em 1996; o 1º Intercâmbio Internacional com a Purdue University (EUA); a extensão do trabalho aos alunos da zona rural; a publicação do Relatório da Pesquisa da Identificação, culminando em 1998, com a promoção da I Conferência Internacional de Educação de Dotados e Talentosos em Brasília e o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura – MEC do CEDET como referência nacional.

Em 2000 aconteceu em Lavras o IV Encontro Nacional, promoção da então Secretaria de Educação Especial – SEESP-MEC em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e ASPAT, com cerca de 700 participantes de todo o Brasil, e três conferencistas do exterior. Também foi publicado pela editora Vozes a 1ª. Edição do livro “Desenvolver Capacidade e Talentos- Um conceito de Inclusão”, da Dra Zenita Guenther, com a análise do processo educativo do CEDET. Em 2001 foi celebrado o Convênio com Secretaria de Estado da Educação para se incluir atenção aos alunos do Ensino Médio; e em 2002, no V Encontro Nacional, foi criado em Lavras do Conselho Brasileiro para Dotação – ConsBraD (recriado em Brasília em 2003).

Nos próximos anos cresceu a experiência internacional com grandes desenvolvimentos: Programa de intercâmbio S-Laropa, em convênio com a União Européia, envolvendo Brasil (o CEDET), Eslováquia, Noruega e Portugal, na Europa; Chile e Peru na América do Sul. Instalação do Programa EVS para intercâmbio de jovens com países da Europa– Eslováquia, República Tcheca, Letônia, Romênia e Itália; VI Encontro Internacional celebrando os 15 anos do CEDET, em 2008; o VII Encontro Internacional em Poços de Caldas em 2010, e o VIII Encontro Internacional nos 18 anos do CEDET. Em 2011 fez-se então, pela Editora UFLA, a publicação do livro “Caminhos para Desenvolver Capacidade e Talento”, onde é explicitada e detalhada a Metodologia CEDET da Dra Zenita. Finalmente em 2013 realizamos o IX Encontro Internacional em setembro, celebrando os 20 anos do CEDET, sediado pela Unilavras, com participação e envolvimento de toda a comunidade lavrense.

 
O trabalho será realizado entre as turmas de 5 anos de seis escolas municipais


Parabéns, professora Zenita, pelo seu maravilhoso trabalho junto à estas crianças !


Nenhum comentário:

Postar um comentário