Extraído do site : http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/falta-de-acompanhamento-psicologico-e-maior-problema-na-escola-dizem-professores.html
Levantamento da Fundação Lemann ouviu mil profissionais do ensino fundamental em todo o país.
Você sabia que a indisciplina dos alunos é um dos principais problemas que os professores enfrentam em sala de aula? Mais até que os baixos salários? Quem diz isso são os próprios professores, em uma pesquisa inédita com profissionais da rede pública de todo o país.
Uma longa jornada. O Fantástico vai acompanhar o dia da professora de ciências Simone Medeiros, no Rio de Janeiro. Às 6h30 da manhã, ela sai de casa, na Penha, Zona Norte da cidade, para a primeira aula, em uma escola de ensino fundamental, no bairro vizinho de Ramos.
No intervalo, às 9h30, planejamento para
as aulas seguintes. O almoço, ao meio-dia, é rápido, na cantina, com os
colegas. Às 13, começa o segundo turno.
Às 17h50, o dia de Simone ainda não
acabou. Ela vai para uma outra escola, onde vai dar aula no turno da noite.
“Estou bastante cansada”, confessa Simone.
A rotina de Simone ajuda a entender os
resultados de uma pesquisa inédita sobre o trabalho dos professores da rede
pública. O levantamento da Fundação Lemann ouviu mil profissionais do ensino
fundamental em todo o país. E revelou o
que os nossos mestres consideram como os maiores problemas para melhorar a
educação.
Para Simone, a carga horária exaustiva é
só uma das dificuldades.
“Você
tem que largar um pouco o conteúdo para você trabalhar outras questões.
Questões afetivas, questões de família, a questão da violência. Você está, às
vezes, trabalhando em um ambiente que você está ouvindo tiro”, conta
Simone.
A falta de
acompanhamento psicológico para os estudantes é apontada como o problema que
precisa ser resolvido de forma mais urgente. Em uma noite,
a aula da Simone acabou mais cedo porque havia um tiroteio perto da escola.
“É frustrante, né? A gente diminui muito o
que a gente ia trabalhar com eles”, diz Simone.
Um dos maiores desafios dos professores é
compreender e lidar com a realidade que os alunos enfrentam do lado de fora da
escola. Os conflitos e os dramas das comunidades em que eles vivem cruzam os
portões e chegam dentro das salas de aula das escolas brasileiras.
“Lógico que saber o conhecimento, saber o
conteúdo para passar ele de forma correta, é fundamental. Mas não é só isso. É
muito mais. Na hora que a gente chega na sala de aula a gente percebe. A gente
não está preparado para esse muito mais”, explica a professora de matemática
Rosania Silva.
Rosania tem 12 anos de profissão. Dá aulas
de matemática para cinco turmas, em uma escola no bairro Jardim Itapura, Zona
Sul de São Paulo.
Ela convive diariamente com o segundo
maior problema apontado pelos professores na pesquisa.
“Uma
das maiores dificuldades que a gente encontra hoje na sala de aula é a
indisciplina. De diferentes maneiras que ela pode se manifestar. Para o meio
que o aluno vive, não considerando só o ambiente da escola, mas fora dela,
aquilo é comum. A gente leva tempo, acaba atrapalhando a aula”, conclui
Rosania.
“Quando a gente
faz a formação de professores no Brasil, a gente não forma ele para sala de
aula. A gente não prepara esse professor para lidar com a indisciplina. Então
ele tem que descobrir tudo isso na hora em que está lá, dentro da sala de aula,
com 30, 35, 40 alunos, sem preparo”, avalia Denis
Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann.
Thioni Carreti tem 26 anos. É professora
de ciências há três, em uma escola em Cidade Leonor, também na Zona Sul de São
Paulo. E já descobriu que na sala de aula precisa ser mais do que professora.
Thioni Carreti: Quando eu entrei na escola, eu não esperava que eu teria tantos
problemas com relação à convivência dos alunos em sala.
Fantástico: Então, você tem que atuar, às vezes, como um conciliadora dentro de sala de aula?
Thioni Carreti: Sim. Uma mediadora de conflitos.
Fantásitco: Isso é muito difícil?
Thioni Carreti: É difícil porque nem sempre você está preparado psicologicamente para lidar com isso.
A diretora da escola onde Thioni trabalha
recebe o mesmo retorno de toda a equipe.
“A nossa preocupação é: se eu melhoro as
minhas condições dentro da escola e abraço e acolho essas crianças aqui, para
que eles se sintam pertencentes dessa sociedade na qual eles estão vivendo,
essa criança vai melhorar seu aprendizado”, explica a diretora Sarah Correa da
Silva.
Mas, essa tarefa não é fácil. Isso porque
o atraso dos alunos para aprender o conteúdo, para os professores, é o terceiro
problema que precisa ser enfrentado. Na sequência, vem a aprovação de
estudantes que ainda não estão preparados para o próximo ciclo. E, em quinto
lugar, os baixos salários.
“O debate sobre professor está tão
distorcido, a gente só fala do salário, das más condições de trabalho... Mas, o
que motiva esse professor a ser professor? Ele quer garantir que seus alunos
aprendam”, avalia Mizne.
Na pesquisa, 72% dos professores afirmaram
que a contribuição para o aprendizado dos alunos é o que mais traz satisfação.
E 65% se disseram satisfeitos com a responsabilidade social do trabalho que
fazem.
Na segunda-feira, a Thioni, a Rosânia, a
Simone e milhares de professores começam mais uma semana para cumprir a missão
de educar.
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