Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 5 de março de 2015

CONHEÇAM O PROGRAMA ESTRELA DALVA DO INSTITUTO LECCA PARA SUPERDOTADOS DE BAIXA RENDA DO RIO DE JANEIRO !





INSTITUTO LECCA :
A LECCA investe no desenvolvimento social do país com a mesma seriedade que colabora para o desenvolvimento econômico, realizando, através do Instituto...
http://www.ilecca.org.br/

Tudo começou em 1978, quando Luis Eduardo da Costa Carvalho, fundador da Lecca, se tornou diretor da Associação Santa Clara. Mais tarde, no ano 2000, começou a apoiar a Associação Arte Despertar, e em 2003 criou o Instituto Lecca implantando a Creche Geraldo Magela em Passa Três. Todas estas iniciativas têm seu foco sempre na educação, um dos principais pilares para o desenvolvimento humano.

Desde 2007 o Instituto vem apoiando o Programa Estrela Dalva, um projeto cujo objetivo é preparar crianças superdotadas de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro para ingressar em escolas públicas de excelência como Colégio Pedro II e Colégio de Aplicação da UERJ.

O Programa Estrela Dalva possui a autorização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para avaliar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e selecionar aqueles identificados como superdotados. A seleção é feita a partir de critérios de potencial intelectual, aptidão acadêmica e nível socioeconômico. Apenas 1% de todos os alunos avaliados apresenta a qualificação necessária para participar das atividades desenvolvidas pelo Instituto.

No programa, os alunos têm aulas de matemática, português e redação, além de atividades específicas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e do pensamento ético. Hoje o Programa Estrela Dalva possui quatro turmas de 12 alunos, totalizando 48 crianças atendidas, e todos os anos, desde que iniciou suas atividades, tem alcançado índices de aprovação acima de 80%.

"Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da educação, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno. Acredito na evolução que o estudo traz para todos que podem experimentá-lo", diz Luis Eduardo da Costa Carvalho, presidente do Conselho Administrativo da Lecca Financeira e fundador do programa junto à pedagoga Maria Clara Sodré.

 E aproveitem para conhecer o trabalho muito legal, que é desenvolvido pelo Instituto LECCA junto às crianças carentes do Rio de Janeiro, neste vídeo sobre o Programa : 


Segundo Maria Clara Sodré, a gestora do Instituto Lecca : “Uma criança superdotada é aquela que tem um Potencial em alguma área da inteligência dela bem acima da média ; que tem pensamentos divergente ; ou seja, ela pensa criativamente e ou criticamente e o terceiro a criança que tem uma dedicação extrema a uma determinada tarefa” .
  

Um comentário:

  1. UM PROJETO SOCIAL COMO ESTE FAZEM COM QUE SEUS FILHOS SEJAM VERDADEIRAS ALEGRIAS PARA OS SEUS PAIS E TIRA FAMÍLIAS DA MISÉRIA!!

    ResponderExcluir