Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O PENSAMENTO DA PESSOA COM TEA ASPERGER

 

A enorme maioria das pessoas com Síndrome de Asperger também apresentam muitos distúrbios no curso : pensamentos desagregados, obsessivos e repetitivos, pensamentos circulares e prolixos.

A desagregação de pensamento é a perda do fio condutor do pensamento, causando mudanças do tema falado.

O pensamento obsessivo gera falas repetitivas do mesmo assunto. Quando a criança dá a impressão que ela pergunta, para certificar-se da resposta e, quando mais velha, o comportamento de voltar sempre no mesmo assunto, gera no outro uma estranha sensação de esquisitice, além do pedantismo. Percebe-se o prejuízo das funções executivas, pela incapacidade de suprimir esse evento involuntário, há prejuízo do pensamento social (Teoria da Mente), pela não percepção que tal comportamento gera uma estranheza no outro e consequentemente prejuízo social, assim como o efeito da fraca Coerência Central, que causa uma inequívoca preferencia involuntária por detalhes, também tem seu efeito na perseverarão de pensamentos.

O pensamento circular pode ser confundido com a prolixidade. Enquanto o último segue um curso infinito, o pensamento circular sempre volta à sua origem temática.

Indubitavelmente, o interesse na expressão linguagem/fala. Quando o assunto é de seu interesse, a pessoa revela pensamentos sistematizados e estruturados, portanto não desagregados O prejuízo aqui não é a forma do pensamento, mas a manutenção obsessiva e repetitiva do conteúdo. O contrário se revela, quando a pessoa não tem interesse no tema, onde a resposta é lacônica e telegráfica.

O pensamento dissociado do sentimento, o que significa que há um déficit na empatia e, talvez seja por isso que as emoções nem sempre são expressas no decorrer de conversas. 

Fonte : Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento : da avaliação ao tratamento.
Autor : Walter Camargos Jr. E colaboradores.

Editora ArteSÁ, Belo Horizonte - 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário