Fonte :
A avaliação da
aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em idade
pré-escolar deve ser orientada por dois propósitos principais: a identificação
das necessidades educacionais especiais e a tomada de decisão quanto ao
atendimento que esses alunos devem receber, conforme previsto na nova
legislação.
Dada a diversidade
de estilos de aprendizagem, estilos de expressão e habilidades dos alunos
superdotados, múltiplas formas de avaliação da aprendizagem devem ser
consideradas, visando não somente assegurar
respostas educativas de qualidade, mas, também, a tomada de decisões quanto ao atendimento
de que a criança pré-escolar necessita no âmbito da escola, nas modalidades de
apoio, 2 complemento 3 ou suplemento escolar, 4, garantindo a educação e o desenvolvimento das potencialidades desses
educandos. Além disso, em situações de desenvolvimento dessincronizado na
pré-escola (por exemplo, desenvolvimento intelectual mais avançado do que o
emocional), um cuidadoso e exaustivo trabalho de avaliação escolar deve ser
realizado a fim de fundamentar decisões tomadas como a de aceleração de estudos
de alunos autodidatas ou que apresentem ritmos de aprendizagem acelerados em
uma ou várias áreas de aprendizagem escolar.
Além das alternativas tradicionais de
avaliação, outras poderão ser utilizadas
como, por exemplo, auto-avaliação, relatório de atividades e avaliação de
produtos elaborados pelos alunos. A estratégia ideal de avaliação
é aquela em que o progresso do aluno é ressaltado.
Isso possibilita ao aluno desenvolver um senso de realização acadêmica e, conseqüentemente, levá-lo a se sentir intrinsecamente motivado em relação ao seu processo de aprendizagem (Feldhusen, 1994). É importante, ainda, que o professor incentive múltiplas formas de produto final. Ou seja, o aluno pode demonstrar sua proficiência por meio de um produto escrito (história, poesia, carta etc), oral (dramatização, música, contar histórias etc), visual (desenho, colagem, mural etc) e/ou concreto (móbile, máscara, brinquedos, jogos etc), de forma a contemplar os diferentes estilos de expressão5 dos alunos. Toda informação sobre o aluno (por exemplo, trabalhos de classe e extraclasse, outras produções do aluno, áreas/atividades de interesse) deve ser documentada e guardada em um portfólio, ou seja, em uma pasta para cada aluno, com sua produção, de forma que as habilidades, interesses, estilos de aprendizagem e expressão do aluno superdotado sejam ressaltados e o professor possa, portanto, conhecê-lo melhor e estruturar a aula visando atender a suas necessidades educacionais (Purcell & Renzulli, 1998).
Pensar a construção da educação inclusiva de alunos de altas habilidades/superdotados na pré-escola envolve superar desafios que vão desde a organização dos sistemas de ensino, passando pela escola e pela família, garantindo condições escolares de qualidade que favoreçam a formação de cidadãos brasileiros que poderão, definitivamente, contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.
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