Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 24 de novembro de 2013

Dica de um (audiobook) muito bom para se ouvir : Chama-se "The Happiness advantage"




Dica de um (audiobook) muito bom para se ouvir : Chama-se "The Happiness advantage" e foi um escrito por um pesquisador (Shawn Achor) que estuda e trabalha em Harvard ha 17 anos estudando FELICIDADE. Uma amiga minha está ouvindo e nos citou alguns trechos (descritos pelas palavras dela, não é tradução) para que vocês possam decidir se querem ou não ouvi-lo. Vou colocar entre aspas só para ser possível diferenciar a idéia do autor e o que a minha amiga pensa do assunto, ok?


1. "Os alunos que entram em Harvard estão acostumados a serem, desde bebês, os melhores. São aqueles que tiravam as melhores notas, que ganhavam prêmios de bom desempenho acadêmico, que ganharam medalhas em olimpíadas científicas...e de repente, de um dia para o outro, metade deles precisa se acostumar ser abaixo da média (pois, pela definição de média, não tem como todos os alunos dentro de Harvard estarem acima da média). Isso pode desestabilizar muitos deles..." 


Minha amiga achou essa idéia fantástica, até por já ter visto isso (guardadas as devidas proporções) na faculdade de medicina que ela cursou. Quem entra em uma faculdade pública de medicina está também acostumado a sempre se destacar academicamente. Muita gente pira quando de repente se vê como um aluno médio ou mesmo abaixo da média...


2. "O senso comum diz que se você trabalhar duro terá sucesso e aí sim será feliz. Mas isso não é verdade. As recentes pesquisas no campo da psicologia mostram que, na verdade, se você é feliz tem muito mais chances de ter sucesso" .


É claro que o autor não diz que ser feliz basta para ter sucesso, mas mostra que, entre pessoas com capacidade e oportunidades semelhantes, as que são felizes têm uma vantagem absurda sobre as outras !


3. "A neurologia, a psicologia e a pedagogia até hoje têm se concentrado em estudar a média e quem está abaixo da média, com o objetivo de fazer com que todos cheguem na média. Estudamos o ritmo normal de aprendizado e tentamos trazer as crianças abaixo da média para aquele ritmo. Estudamos as pessoas sem depressão para buscarmos curar aquelas que têm a doença" 


O que acontece é que, enquanto nos focarmos na média, tudo conseguiremos é a média. Porquê não nos focarmos nos melhores alunos e tentar fazer com que todos cheguem lá? Porquê não nos focarmos nas pessoas extremamente felizes para que todos cheguem lá?" 

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