Phyllis Kupperman
Sally Bligh
Kathy Barouski
Quando nós nos encontramos com Abie a 1a vez ele tinha
três anos. Ele era muito ativo, tinha birras de temperamento, era repetitivo, e
não parecia compreender muito do que lhe foi dito. Ele tinha medos incomuns e
não brincou bem com outras crianças. Contudo ele lê desde a idade de 2 anos. No início ele pareceu ter
características de autismo de alto desempenho ou de desordem de desenvolvimento
pervasivo atípico. Quando nós
lhe prestamos atenção, entretanto, tornou-se evidente para nós que ele também
se assemelhava à descrição na literatura das crianças com hiperlexia. Ararn & Healy (1988).
Huttenlocher & Huttenlocher (1973). Agora quatro anos depois, Abie está na
primeira classe regular da escola. Sua compreensão de linguagem é acima da
idade cronológica de 4 anos e seu QI é de 120. Faz deduções, compreende
sutilezas verbais e compreende humor. Transfere o que aprende para situações
novas. Entretanto,
ele ainda tem um pouco de dificuldade para socializar. Ele fica um tanto egocêntrico e
queixa-se que as outras crianças não fazem sempre o que ele quer fazer.
Nós nos perguntamos o que, "esta criança está com hiperlexia no
topo da série contínua do que seria considerado autismo de alto
desempenho? Ele se assemelha aqueles indivíduos descritos por Asperger?
(Asperger 1944). Ou é a hiperlexia um subgrupo separado de crianças com
desordem de desenvolvimento pervasivo?” Nós começamos a procurar outras crianças
em nosso registro de casos que exibiram as características do desenvolvimento
precoce de leitura e aquisição de desordens da linguagem, com deficits sociais
e de comportamento concomitantes. Eles eram surpreendentemente um grupo
homogêneo com testes padrões prognosticáveis de desenvolvimento. E, como nós pesquisamos na literatura,
aqueles estudos de hiperlexia que aprovaram os critérios de habilidades
precoces de leitura que emergem em anos pré-escolares, dentro de um contexto de
desordens de aquisição e compreensão da linguagem. Todos os casos apresentaram
similaridades impressionantes para nós. Richman & Kitchell (1981),
Cohen, Campbell & Gelardo (1987). Healy. et al. (1982).
O artigo atual descreverá o padrão de um desenvolvimento de 20
crianças que exibem
características da síndrome de hiperlexia como compilado dos questionários feitos
por seus pais. O questionário foi projetado para traçar os vários sintomas em
intervalos de 6 meses, de modo que o fluxo e refluxo de sintomas particulares
pudessem ser vistos longitudinalmente. Os pais foram incentivados a consultar
relatórios de avaliação, IEPs (?), e registros médicos para ajudar a recordar o
desenvolvimento de seu filho. Os dados foram compilados então a cada intervalo
de 6 meses e os padrões gerais começaram a emergir. Um padrão de
desenvolvimento foi considerado para ser característico se fosse exibido em 75%
das crianças em nosso estudo. Estes dados foram comparados então às descrições
da literatura dos indivíduos com autismo de alto desempenho e síndrome de
Asperger. (os estudos futuros compararão respostas de nosso questionário por
pais das crianças nestes dois grupos).
Desde que foi um critério para a inclusão em nosso estudo, todas as
crianças leram precocemente antes da idade de 5 anos. Havia, entretanto
diferenças individuais no aparecimento da leitura. Algumas crianças eram
decodificadores automáticos em uma idade muito nova. Outras começaram como
leitores visuais e mais tarde o código fonético "quebrou".
Alguns começaram a ler somente palavras soltas e quando começaram a ler
sentenças, omitiram as pequenas palavras "sem importância". A
compreensão da leitura espelhou fielmente a compreensão da linguagem verbal,
embora as crianças hiperléxicas geralmente respondessem melhor e em uma idade
precoce, quando apresentadas a informações ou perguntas escritas. Esta
característica difere de uma habilidade sábia que não é uma habilidade isolada.
A informação adquirida pela
leitura pode ser alcançada e a linguagem pode ser aprendida com o auxílio da
leitura. Esta
característica da leitura precoce, quando comum em crianças autistas de alto
desempenho, não está sempre presente. A leitura precoce somente foi mencionada
ocasionalmente em casos de historias de síndrome de Asperger descritos
(Wing 1981).
A aquisição de linguagem nas crianças com
a síndrome de hiperlexia, seguiu um
padrão similar na maioria dos tópicos neste estudo. As primeiras palavras da
maioria das crianças, se desenvolveu entre 12 e18 meses, mas
aproximadamente metade das crianças perderam aquelas palavras e não começaram a
recuperá-las até após a idade de dois anos. A linguagem foi adquirida então
através do processo de Gestalt. As tentativas prematuras de fala e de linguagem
eram repetitivas (imediatas e atrasadas). A linguagem foi aprendida em
"pedaços" e as frases inteiras e mesmo os diálogos inteiros foram
usados como conversação. Havia anormalidades no formulário e no conteúdo da
linguagem, com padrões estereotípicos de entonação, perseveração, reversões do
pronome e idiossincrasias no uso das palavras ou das frases. A compreensão
de palavras soltas excedeu a compreensão no contexto e a interpretação
das palavras era concreta e literal. Muitas crianças hiperléxicas mostraram uma
melhoria visível no começo de suas habilidades de linguagem com idade entre 4
anos e 1/2 a 5 anos, embora as dificuldades em realizar conversações sociais
persistissem. Este padrão de aquisição da linguagem é similar àquele de muitas
crianças autistas de alto desempenho relatadas na literatura. As dificuldades
com linguagem social persistem em indivíduos autistas durante todo a fase
adulta. Os indivíduos com síndrome de Asperger são relatados como
tendo bom desenvolvimento de habilidades de linguagem gramatical embora tenham
demasiada dificuldade para compreender a linguagem sutil, abstrata (Wing
1981).
Nos primeiros anos as crianças
hiperléxicas neste estudo exibiram muitos dos comportamentos associados
tipicamente com o autismo: os comportamentos auto-estimulatório,
necessidade de rotina, birras, comportamentos ritualísticos, sensibilidade à
entrada sensorial (ruído, toque, odores), ansiedade geral e medos
específicos incomuns. Estes comportamentos baixam
substancialmente assim como o crescimento na linguagem, geralmente na idade de
4 1/2 a 5 anos. Estas crianças
eram geralmente carinhosas com suas famílias e podiam melhor se relacionar com
os adultos do que com crianças. Pela idade de 5 anos tornaram-se capazes de
participar de jogos interativos estruturados com parceiros e de jogos
imaginativos desenvolvidos, a dificuldade em socializar e em lidar com grupos
grandes continuaram problemáticas através das classes preliminares.
Embora hiperléxicas as crianças freqüentemente têm êxito em salas de aula
normais de educação com algumas pequenas modificações no ensino. A diminuição
de sintomas autísticos em uma idade relativamente nova com o crescimento
concomitante na linguagem, implica em problemas no processamento da linguagem
como um fator causal. Isto pode também ser verdadeiro para crianças autistas de
alto desempenho, embora possam haver outros fatores que fariam com que os
comportamentos autisticos persistissem por muito mais tempo neste grupo. As
descrições da síndrome de Asperger incluem movimentos estereotípicos do corpo e
dos membros e fascínio intenso com um ou dois assuntos à exclusão de todos os
outros (Wing 1981).
Nosso grupo de crianças com síndrome de
hiperlexia teve geralmente o desenvolvimento motor bruto normal e testes
neurológicos normais. As
habilidades motoras finas freqüentemente estavam atrasadas. A maioria
era meninos, embora houvessem duas meninas neste estudo. A maioria não
teve nenhuma historia de desordens na família, embora diversas famílias
fossem positivas para o autismo e inabilidade de aprendizagem na geração
precedente. Os indivíduos com síndrome de Asperger foram descritos como
desajeitados e descoordenados, enquanto os indivíduos autistas foram descritos
freqüentemente como sendo muito bem coordenados.
Quando as crianças com a síndrome de hiperlexia puderem ser
classificadas como tendo uma desordem de desenvolvimento pervasivo (P.D.D.), e
quando houver algumas similaridades às crianças com autismo e/ou síndrome de
Asperger, nós discutiremos que há um mérito em classificar esta síndrome como
uma sub-categoria separada de P.D.D. As características de diferenciação
parecem centrar-se em torno da habilidade das crianças hiperléxicas de
desenvolver habilidades de linguagem de nível mais elevado e o desejo inato das
crianças de desenvolver relacionamentos sociais, embora possam faltar as habilidades de
linguagem pragmática para fazê-lo eficazmente. A razão preliminar para desenvolver
uma categoria diagnóstica específica para a hiperlexia deve assegurar que ela está
bem compreendida de modo que as estratégias de tratamento apropriadas possam
ser desenvolvidas. Em nossa experiência na terapia da fala e da linguagem
com estas crianças, é crucial que a habilidade de leitura seja empregada como
meio preliminar de desenvolver a linguagem. A leitura pode também ser usada
para a administração comportamental e para ajudar à criança na compreensão da
rotina da sala de aula. Porque a leitura precoce não é esperada em uma criança
que exiba uma desordem de linguagem e comportamentos aberrantes,
freqüentemente é considerada como uma "lasca de habilidade" e
não explorada como meio para aprender. É natural para um professor tentar
reiniciar um sentido verbal quando uma criança não responde, mas estas crianças
necessitam que o sentido seja escrito, assim elas têm algo tangível para olhar.
Nós também usamos esta aproximação com crianças autistas que leram
precocemente. A diferença principal que nós vimos foi a habilidade reduzida das
crianças autistas de utilizar a informação adquirida com a leitura dentro da
linguagem significativa.
A maioria das crianças em nosso estudo teve a terapia intensiva que
utilizou inteiramente suas capacidades de leitura e têm famílias que foram
criativas em planejar maneiras de ajudar estas crianças a aprender e se
socializar. Certamente isto terá um efeito no resultado final para estas
crianças.
Nota: As cópias do questionário e um sumário mais detalhado dos dados
estão disponíveis através do Centro para Desordens da Fala e da Linguagem.
Texto original retirado do site da Associação Americana de Hiperlexia.
(Tradução de Ma. Emilia Maia)
Existe hiperlexia sem autismo?
ResponderExcluirSim, existe !
ExcluirMeu filho já lê aos 3 anos, tem obsessão por letras e números desde os 18 meses entre outras características para a síndrome da hiperlexia, porém, ele possui interação social aparentemente normal e não é muito resistente a mudanças na rotina, mesmo não apresentando alguns padrões relacionados a síndrome, ele pode ter ser uma criança com hiperlexia?
ResponderExcluirSim, pode ter hiperlexia, TEA, Asperger, superdotação. Tudo junto ou nada disso. Sugiro que seja avaliado por neuropsicólogo e psiquiatra infantil ou neuropediatra.
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