AUTISMO – SINDROME
DE ASPERGER
Autor:
Karen Williams
Fraca
coordenação motora
Crianças
com SA são fisicamente desajeitadas e rudes ; tem andar duro e
desgracioso ; são mal sucedidos em jogos envolvendo habilidades motoras ; e
experimentam déficit em motricidade fina que causa problemas de caligrafia ,
baixa velocidade de escrita e afeta sua habilidade para desenhar .
Sugestões
- Encaminhar a criança com SA para um programa de
educação física adaptado , se os problemas motores grossos forem severos ;
- Envolver a criança com SA num currículo de saúde e
forma física , ao invés de em esportes competitivos ;
- Não empurrar a criança a participar em esportes competitivos , uma
vez que sua fraca coordenação motora só pode levar a frustração e rejeição
dos membros do time . À criança com SA falta a
compreensão social da coordenação das ações de cada um sobre os outros do
time ;
- Crianças com SA podem precisar de um programa
altamente individualizado que imponha traçar e copiar no papel , acoplado
com padrões motores no quadro negro . O professor guia a mão da criança
repetidamente , formando as letras e conexões das letras e também usa a
descrição verbal . Uma vez que a criança guarde a descrição na memória ,
ela pode falar para si própria enquanto forma as letras ,
independentemente ;
- Crianças pequenas com SA se beneficiam com linhas
guia , que os ajudam a controlar o tamanho e uniformidade das letras que
escrevem . Isso também as força a usar o tempo para escrever com atenção ;
- Quando aplicando tarefas com tempo definido , certificar-se que a
menor velocidade de escrita da criança esteja sendo levada em conta ;
- Indivíduos com SA podem precisar de mais tempo que
seus colegas para completar as provas (fazer as provas na sala de apoio
não somente oferece mais tempo mas também fornece a estrutura adicional e
o redirecionamento do professor que essas crianças precisam para se focar
na tarefa em mãos) .
Dificuldades
acadêmicas
Crianças
com SA usualmente tem inteligência média ou acima da média
(especialmente na esfera verbal) mas falham em pensamentos de alto nível e
habilidades de compreensão . Tendem a ser muito literais : suas imagens são
concretas , a abstração é pobre . Seu estilo pedante de falar e impressionante
vocabulário dão a falsa impressão de que entendem daquilo que estão falando ,
quando em verdade estão meramente papagueando o que leram ou ouviram . A
criança com SA freqüentemente tem excelente memória , mas isso
é de natureza mecânica , ou seja , a criança pode responder como um vídeo que
toca em seqüência . As habilidades de solução
de problemas são fracas .
Sugestões
- Providenciar um programa acadêmico altamente individualizado ,
estruturado de forma a oferecer sucessos consistentes . A criança com SA precisa
de grande motivação para não seguir seus próprios impulsos . Aprender
precisa ser gratificante e não um motivo de ansiedade ;
- Não assumir que a criança com SA aprendeu alguma
coisa só porque ela papagueou o que ouviu ;
- Oferecer explicação adicional e tentar simplificar quando os
conceitos da lição são abstratos ;
- Capitalizar sua memória excepcional : reter informações fatuais é
freqüentemente seu forte ;
- Nuances emocionais , múltiplos níveis de significado e
relacionamentos , como os presentes em livros de romance , serão
freqüentemente não compreendidos ;
- As colocações escritas de indivíduos com SA são
freqüentemente repetitivas , fogem de um objeto para outro e contém
incorretas conotações para as palavras . Essas crianças freqüentemente não
sabem a diferença entre conhecimento geral e idéias pessoais e , então ,
assumem que o professor irá entender suas expressões às vezes sem sentido
;
- Crianças com SA freqüentemente tem excelentes
habilidades de reconhecimento de leitura , mas a compreensão da linguagem
é fraca . Cautela ao assumir que entenderam aquilo que leram com tanta
fluência ;
- O trabalho acadêmico pode ser de baixa qualidade porque a criança
com SA não é motivada a aplicar esforço em áreas nas
quais não se interessa . Expectativas muito firmes devem ser levantadas
sobre a qualidade do trabalho produzido . O trabalho executado dentro do
tempo previsto deve ser não somente completo , mas feito com cuidado . A
criança com SA deve corrigir tarefas de classe mal feitas
durante o recreio ou durante o tempo que normalmente usa para seus
interesses particulares.
Vulnerabilidade
emocional
Crianças
com Síndrome de Asperger tem a inteligência para cursar o ensino regular , mas
elas freqüentemente não tem a estrutura emocional para enfrentar as exigências
de sala de aula . Essas crianças são facilmente estressadas devido à sua
inflexibilidade . A auto-estima é pequena , e eles freqüentemente são muito
autocríticos e inábeis para tolerar erros . Indivíduos com AS ,
especialmente adolescentes , podem ser inclinados à depressão (é documentada
uma alta percentagem de adultos SA com depressão) . Reações de
raiva são comuns em resposta a stress/frustração . Crianças com SA raramente
relaxam e são facilmente acabrunhados quando as coisas não são como sua forma
rígida diz que devem ser . Interagir com pessoas e copiar as demandas do
dia-a-dia lhes exige um esforço hercúleo.
Sugestões:
- Prevenir explosões oferecendo um alto nível de consistência .
Preparar a criança para mudanças na rotina diária , para diminuir o stress
(veja a sessão "Resistência a Mudanças") . Crianças com SA freqüentemente
se tornam amedrontadas , raivosas e inquietas em face a mudanças forçadas
ou não esperadas ;
- Ensinar à criança como lidar quando o stress a sobrecarrega , para
prevenir explosões . Ajudar a criança a escrever uma lista de passos bem
concretos que possam ser seguidos quando estiver confusa (por exemplo, 1-
respirar fundo três vezes; 2- contar os dedos de sua mão direita
lentamente , três vezes ; 3- pedir para ver o pedagogo, etc.) . Incluir na
lista um comportamento ritualizado que a criança ache reconfortante na
lista . Escrever esses passos num cartão que vá no bolso da criança de modo
que sempre esteja disponível para ler ;
- Efeitos refletidos na voz do professor devem ser reduzidos ao
mínimo . Seja calmo , previsível , e senhor dos fatos nas interações com
crianças com AS , enquanto claramente indique compreensão
e paciência. Hans Asperger (1991) , o psiquiatra que deu seu nome à
síndrome , notou que "o professor que não entende que é necessário
ensinar às crianças [com SA] coisas óbvias se sentirá
impaciente e irritado" (pg.57) . Não espere que a criança com SA reconheça
que está triste/deprimida . Da mesma forma que não percebem os sentimentos
dos outros , essas crianças podem ser também inconscientes de seus
próprios sentimentos . Elas freqüentemente cobrem sua
depressão e negam seus sintomas ;
- Professores devem estar alertas para mudanças no comportamento que
possam indicar depressão , como níveis excepcionais de desorganização ,
apatia ou isolamento ; limiar de stress diminuído ; fadiga crônica ; choro
; anotações suicidas , etc . Não aceitar a afirmação da criança , nesses
casos , de que está "OK" ;
- Informe sintomas para o terapeuta da criança ou faça um exame de
saúde mental , de modo que a criança possa ser avaliada quanto a depressão
e receba tratamento , se necessário . Devido a essas crianças não serem
capazes de perceber suas próprias emoções e não poderem procurar conforto
com os outros , é crítico que depressão seja diagnosticada rapidamente ;
- Esteja consciente que adolescentes com SA são
especialmente sujeitos a depressão . Habilidades sociais são altamente
valiosas na adolescência e o estudante com SA é diferente
e tem dificuldades para formar relacionamentos normais . O trabalho
acadêmico freqüentemente se torna mais abstrato e o adolescente com SA encontra
tarefas mais difíceis e complexas . Em um caso , o professor notou que um
adolescente comSA parou de reclamar das tarefas de matemática
e então acreditou que ele estava copiando muito melhor. Na realidade , sua
subsequente organização e produtividade decaiu em matemática . Ele escapou
para seu mundo interior para esquecer de matemática , e então simplesmente
parou de copiar ;
- É crítico que adolescentes com SA que estejam no
ensino regular tenham um membro do staff de suporte com quem possam fazer
uma checagem pelo menos uma vez por dia . Essa pessoa pode ver como ele
está copiando as aulas diariamente e encaminhar observações para os outros
professores ;
- Crianças com SA precisam receber assistência acadêmica assim que dificuldades numa área em particular sejam notadas . Essas crianças são rapidamente sobrecarregadas e reagem muito mais severamente a falhas que outras crianças ;
- Crianças com SA que sejam muito frágeis emocionalmente podem precisar ser colocadas numa sala de aula altamente estruturada de educação especial que possa oferecer programa acadêmico individualizado . Essas crianças precisam de um ambiente no qual possam ver a si próprias como competentes e produtivas . Nesses casos, colocá-las no ensino regular , onde não podem absorver conceitos ou completar tarefas , serve somente para diminuir sua auto-estima, aumentar seu afastamento e colocá-las em estado de depressão . (Em algumas situações , uma tutora particular pode ser melhor para a criança com SA que educação especial . A tutora oferece suporte afetivo, estruturado e realimentação consistente).
Crianças
com a síndrome de Asperger são tão facilmente sobrecarregadas pelas pressões do
ambiente , e tem tão profunda diferença na habilidade de formar relações
interpessoais , que não é de se surpreender que causem a impressão de
"frágil vulnerabilidade e infantilidade patética" (Wing, 1981, pg.
117) . Everard (1976) escreveu que quando esses jovens são comparados aos
colegas sem problemas "instantaneamente se nota como são diferentes e que
enormes esforços tem de fazer para viver num mundo onde não se fazem concessões
e onde se esperam que sejam conformes" (pg.2).
Professores
podem ter significado vital em ajudar a criança com SA a
aprender a negociar com o mundo ao seu redor . Uma vez que as crianças com SA são
freqüentemente inábeis para expressar seus medos e ansiedades , é muito
importante que adultos façam isso por eles para levá-los do mundo seguro de
fantasia em que vivem para as incertezas do mundo externo . Profissionais que
trabalham com esses jovens na escola fornecem estrutura externa , organização e
estabilidade que lhes falta . O uso de técnicas didáticas criativas , com
suporte individual para a síndrome de Asperger é crítico , não somente para
facilitar o sucesso acadêmico , mas também para ajudá-los a sentir-se menos
alienados de outros seres humanos e menos sobrecarregados pelas demandas do
dia-a-dia .
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