Extraído do site : http://hypescience.com/criancas-com-autismo-tem-melhor-desempenho-em-teste-de-matematica/
A superioridade em habilidades
matemáticas entre as crianças com autismo foi relacionada a padrões de ativação
em uma determinada área do cérebro, normalmente associada com o reconheceimento
de rostos e objetos visuais.
“Parece haver um padrão único de organização do cérebro que fundamenta a
habilidade superior de crianças com autismo na resolução de problemas
matemáticos”, explica o autor principal do estudo, Vinod Menon, professor de
psiquiatria e ciências comportamentais na Universidade de Stanford, Estados
Unidos.
O estudo incluiu
18 crianças com autismo, com idades entre 7 a 12 anos, e um grupo-controle de
18 crianças sem autismo. Todos os participantes demonstraram habilidades
verbais e de leitura normais em testes padronizados, mas as crianças com
autismo superaram seus pares sem autismo em testes-padrões de matemática.
Os pesquisadores
também monitoraram a atividade cerebral das crianças, usando ressonância
magnética, enquanto elas trabalhavam nos problemas de matemática. Os exames
cerebrais nas crianças com autismo revelaram um padrão incomum de atividade em
uma área do cérebro especializada no processamento de rostos e outros objetos
visuais.
“As pesquisas
anteriores se centravam quase exclusivamente nos pontos negativos das crianças
com autismo”, diz Menon, membro do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil no
Hospital Infantil Lucile Packard. “Nosso estudo apoia a ideia de que o
desenvolvimento do cérebro em uma pessoa com autismo pode ocasionar não apenas
déficits, mas também levar à melhoria de algumas capacidades cognitivas
notáveis. Acreditamos que esta notícia pode ser reconfortante para os pais”.
Menon conta que
as crianças com autismo, por vezes, exibem talentos ou habilidades
excepcionais. Por exemplo, algumas conseguem dizer instantaneamente o dia da
semana de qualquer data do calendário dentro de um determinado intervalo de
anos, enquanto outras possuem habilidades matemáticas impressionantes.
"Saber as datas
do calendário, provavelmente, não vai ajudá-lo a ter sucesso acadêmico ou
profissional”, comenta Menon. “Mas ser capaz de resolver problemas numéricos e
desenvolver boas habilidades matemáticas pode fazer uma grande diferença na
vida de uma criança com autismo”.
Cerca de uma em
cada 88 crianças tem alguma forma de autismo, de acordo com os Centros dos EUA
de Controle e Prevenção de Doenças. O Brasil ainda não possui uma pesquisa
centralizada para identificar a taxa de incidência do autismo na população.
Segundo dados da ONU, existem aproximadamente 70 milhões de autistas em todo o
mundo. [Medical Xpress]
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