Extraído do site : http://www.leandroteles.com.br/artigos/curiosidades/superdotados-mitos-verdades/

Quando pensamos em um superdotado pensamos em um menino, de classe média alta,
magrelo e míope. Imaginamos uma grande habilidade intelectual, excelentes notas
e um futuro brilhante. Certo? Mas será que é por aí? Conversamos hoje com o
Neurologista Leandro Teles (formado e especializado pela USP) para identificar
o que é MITO e o que é VERDADE em relação às pessoas com elevada habilidade
cognitiva. Leia e surpreenda-se.
1- A
Superdotação é um fenômeno raro.
MITO. Ocorre em
cerca de 5 % da população! Uma a cada vinte pessoas é superdotada. Muitas
dessas escondidas por aí, sem que ninguém saiba de sua habilidade especial.
Consideramos superdotado (ou portados de alta capacidade) aquele que apresenta
uma ou múltiplas habilidades intelectuais inequivocamente acima da média (não
podendo explicar essa superioridade apenas por estudo ou treinamento).
2- Existem Superdotados de ambos os sexos e todas as classes sociais
VERDADE. A
superdotação é um fenômeno democrático. Ocorre em todas as culturas, épocas,
etnias, sexos e classes sociais. No entanto, em família com maior poder
aquisitivo a percepção da habilidade, assim com a utilização dela é superior,
dando a falsa impressão que ela ocorre mais entre as classes sociais A e B.
Aliás, o estereótipo do magrelo de óculos também é errôneo. Existem
superdotados gordinhos, fortes, cabeludos, altos, baixos, como ou sem miopia,
etc…
3- As
pessoas superdotadas têm elevado Q.I.
MITO. Os testes de
Q.I. são limitados na captura dos superdotados. Isso, pois avaliam apenas
alguns aspectos da cognição e habilidades mentais humanas. Alguns superdotados
têm fantástica habilidade artística, esportiva, social, criativa, não abordada
nesse tipo de testagem. Pessoas com alta pontuação em testes como esse têm uma
boa chance de ser um superdotado intelectual, no entanto o rendimento normal no
teste não afasta com segurança essa possibilidade. O teste mostra muitos
falso-negativos (pessoas brilhantes em determinados aspectos que tiram notas
dentro da média). Por isso identificamos um superdotado pelo seu histórico, sua
habilidade, pela opinião de familiares e professores, etc…
4- “Superdotado”
e “gênio” são coisas diferentes.
VERDADE. Superdotado
é quem tem uma capacidade específica ou múltipla superior, já o gênio é aquele
que conseguiu dar uma contribuição grandiosa para a humanidade. São coisas bem
diferentes. Um tem um grande potencial, outro tem uma grande realização. Muitos
superdotados não são gênios, pois não tiveram oportunidade ou engajamento
suficiente, por exemplo. Da mesma forma, existem gênios superdotados e não
superdotados, pois muitas realizações grandiosas são frutos de perseverança,
doação ou mesmo sorte.
5- Superdotados
são sempre bons alunos.
MITO. Alguns são
excelentes alunos, outros medianos, outros alunos ruins. Isso se explica pois,
muitas vezes, falta estímulo específico, o aluno sente-se desmotivado e pode
até considerar a escola comum entediante. Alguns superdotados têm dificuldade
de seguir regras, podem se sentir diferentes do grupo e manifestar certa
vulnerabilidade social. Tudo depende do caso, de que tipo de habilidade está em
destaque. As matérias e o método de pontuação (nota) muitas vezes não contemplam
o diferencial intelectual daquele aluno especificamente. O aluno com alta
capacidade precisa frequentemente de apoio pedagógico diferenciado para atingir
todo desenvolvimento de seu potencial peculiar. Por isso é fundamental a
identificação desse aluno e do suporte escolar personalizado.
6- A
grande maioria deles tem um futuro brilhante.
MITO. O que
chamamos de “futuro brilhante” é fruto de várias variáveis, não só de uma
capacidade mental acima da média. De modo geral, a vantagem intelectual tende a
levar as pessoas para boas universidades, bons empregos, grandes realizações,
etc. Mas não ocorre sempre assim… Muitos talentos são pouco reconhecidos e
muitas pessoas, infelizmente, não tem oportunidades, não são bem aconselhadas
ou mesmo não tem sorte de estar no lugar certo na hora certa. Quantas pessoas
você conhece com uma capacidade subaproveitada por estar no emprego errado? E
se o Messi nascesse em uma aldeia indígena tradicional e nunca tivesse visto
uma bola de futebol? Sucesso depende de uma junção complexa de ocorrências
aonde a inteligência e talento são apenas parte do processo.
7- Superdotados
podem ser muito ruins em determinadas atividades intelectuais.
VERDADE. A
superdotação exige algum aspecto acima da média, não precisam ser todos. Em
alguns casos a pessoa pode ser brilhante em alguma coisa e péssima em outras.
Tem autista, por exemplo, com franca dificuldade social que apresentam imensa
habilidade de memória, ou numérica, ou para desenho, chamamos de síndrome de
Asperger (autismo de alto funcionamento). Os desvios do desenvolvimento ocorrem
para mais (superdotação) e podem ocorrer para menos (deficiência), sendo que o
processo pode coexistir na mesma pessoa. O que os superdotados têm de forma
mais ou menos semelhante é muita curiosidade, certa dose de independência
intelectual e precocidade (desenvolvem habilidades antes de outras crianças).
8- O
cérebro deles é maior.
MITO. O tamanho do
cérebro não tem, de modo geral, relação direta com o grau de inteligência. Oque
ocorrem são redes funcionalmente superiores, modalidades mais e melhor
integradas, comunicação mais eficiente e arborizada entre neurônios, gerando
maior velocidade de informação, melhor estratégia, melhor percepção de
variáveis, melhor capacidade de percepção antecipada de resultados, etc… A
inteligência é resultado final dessas e de outras inúmeras capacidades do
cérebro humano.
9- Podemos
identificar um superdotado antes da fase escolar.
VERDADE. Crianças
intelectualmente superdotadas mostram muito interesse e curiosidade.
Desenvolvem soluções criativas e surpreendentes. São focadas (quando gostam de
determinada tarefa), tem memória boa, são geralmente precoces em alguma
modalidade do desenvolvimento, tem vocabulário geralmente diferenciado, etc…
Agora, temos que tomar cuidado no julgamento e na condução do desenvolvimento.
Muitas crianças ditas “precoces” acabam se nivelando à população média com o
passar dos anos. O mesmo pode ocorrer com os ditos “atrasados”, que podem
ultrapassar a população média. Outro risco, é em estimular demais crianças com
predisposição a superdotação e transformá-las em pequenos adultos, ou gerar
deficiências pelo super-treinamento de determinada modalidade em destaque. Com
crianças temos que ter, acima de tudo, bom senso no diagnóstico e na forma de
condução.
10 – A superdotação é, em grande
parte, genética.
VERDADE. A
inteligência é fruto do nosso código genético e de fatore ambientais, como a
nutrição, ocorrência de exposições nocivas na fase de desenvolvimento, etc… A
inteligência apresenta 80 % de semelhança entre gêmeos idênticos e cerca de
40-50% entre gêmeos não idênticos. Isso significa dizer que há um grande
componente do código genético, mas também há 20 % de questões ambientais
envolvidas. Quando digo que é genético não estou falando que necessariamente é
herdado dos pais! O código genético da criança é um misto do código do pai e da
mãe e podem ocorrem algumas mutações durante o processo de passagem. Por isso,
temos pais superdotados com filhos dentro da média e também filhos superdotados
de pais com cognição mediana.
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