Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Saiba como concorrer a uma das cinco mil bolsas de estudo nos níveis fundamental e médio oferecidas no Rio de Janeiro


Para Karoliny, o esforço para lutar por uma vaga compensa

Quando a estudante Maria Karoliny de Araújo, de 18 anos, concluiu o 9º ano do ensino fundamental, se deparou com a necessidade de trocar de escola, porque o colégio Sistema Jockey Club, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, não oferecia o ensino médio. Foi uma prova de fogo.

— Meu pai é porteiro, minha mãe diarista. Nossa situação é apertada. Sempre fui bolsista e, quando acabei o 9º, fiquei desesperada, pois precisava de alguma escola com um preço muito bom. Escolhi e consegui uma bolsa de 100% — conta Maria, que cursa o 3º ano do ensino médio no colégio Pensi e quer fazer vestibular para Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): — A escola é muito rígida e, no início, foi difícil me adaptar. Precisava estudar muito para manter a bolsa, pois, sem ela, estaria trabalhando, já que minha família não teria condição de pagar a mensalidade.

A partir do mês de outubro, pais e filhos compartilharão desafios semelhantes ao de Maria Karoliny, com o início da temporada de provas para ingresso nas escolas. O EXTRA levantou informações sobre os processos seletivos de 15 delas. Destas, onze informaram quantas bolsas vão oferecer em 2014. No total, serão, pelo menos, 5.391 oportunidades, em unidades espalhadas por diversos bairros do Rio.

Os colégios que não concedem bolsas de estudos por meio de provão também iniciam a peneira para a admissão de novos alunos, a partir do mês que vem. Em alguns deles, a bolsa pode ser garantida após uma entrevista com a coordenação.

Quem quiser ingressar em uma das conceituadas instituições públicas do Rio, como os colégios Pedro II e de Aplicação da Uerj (Cap-Uerj) e da UFRJ (Cap-UFRJ), deve ficar atento ao prazo do processo seletivo. Para entrar num deles, os estudantes serão submetidos a provas ou sorteios. O Pedro II e o Cap-Uerj ainda não divulgaram os editais de seus processos seletivos para admissão em 2014.

O Cap-UFRJ está com inscrições abertas até o meio-dia do dia 7 de outubro, e oferece 96 vagas — 57 para o nível fundamental e 39 para o médio. Para o fundamental, 48 são para o 1º ano, uma para o 3º ano, seis para o 6º ano e duas para o 7º ano. Para o médio, 36 para o 1º ano e três para o 2º ano.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.admissaocap.ufr.br. A taxa é de R$ 50, e o boleto deve ser pago em qualquer agência bancária, até as 16h do dia 8 de outubro. A prova para o nível médio será aplicada em 10 de novembro, às 8h. Para o ensino fundamental, o sorteio será no dia 17 de dezembro.


Informe-se mais, aqui, neste link :

http://extra.globo.com/noticias/economia/saiba-como-concorrer-uma-das-cinco-mil-bolsas-de-estudo-nos-niveis-fundamental-medio-oferecidas-no-rio-10080300.html#ixzz2g1GuowBs


Confira as oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário