Extraído do site : http://www.objetivo.br/poit/
O Programa
Objetivo de Incentivo ao Talento - POIT, foi criado para trabalhar com os
alunos portadores de altas habilidades do Colégio Objetivo. Esse trabalho teve
início em 1972 quando observou-se a presença de alunos que se sobressaiam
quanto à competência acadêmica e potencial intelectual. Após uma série de
iniciativas para atendimento destes alunos, em 1986 firmou-se a estrutura do
POIT, que passou a contar com várias modalidades de atendimento ao superdotado.
O Programa Objetivo de Incentivo ao Talento é uma das poucas iniciativas
brasileiras a cuidar desta população.
No Colégio Objetivo, podem participar
do POIT os alunos matriculados no Ensino Fundamental considerados portadores de
potenciais diferenciados. Para ser identificados os alunos têm que passar por
um processo seletivo, ou apresentar laudo psicológico que indique necessidade
educacional diferenciada.
O trabalho
de identificação baseia-se na união de dados
quantitativos, como os resultados obtidos em testes e dados qualitativos, entre os
quais assinalamos a observação direta dos alunos, a indicação dos professores e
coordenadores das unidades, e a indicação das famílias dos alunos. São
considerados fatores como a criatividade ou a motivação, ou mesmo um alto
desempenho acadêmico. Podem também ser aceitas crianças com talento excepcional
nas artes.
Para passar
pelo processo de seleção, os alunos interessados devem solicitar à coordenação
de sua unidade uma avaliação, que é feita por uma das psicólogas do programa.
E, ao longo do ano letivo, os professores também podem indicar para o POIT, a
qualquer momento, os alunos que considerem portadores de altas habilidades.
Mais que o ensino de conteúdos disciplinares
considerados universais, que estariam desenvolvendo habilidades iguais para
todos, o mundo contemporâneo demanda necessidades formativas diferentes. Ao
ideal de homem mecanizado da sociedade industrial, o sujeito contemporâneo
demanda uma formação na qual seja possível o design de recortes particulares,
que respeitem suas particularidades. O pensamento que têm que desenvolver é
interdisciplinar e complexo, para lidar com realidades também complexas.
Diante desta demanda, a melhor oferta para alunos
talentosos, é a de atividades de enriquecimento, numa base
extracurricular, que permitem maior flexibilidade, que o aluno trabalhe no
seu próprio ritmo, por não estarem comprometidas com currículos pré-fixados. Do
ponto de vista dos relacionamentos, permitem maior intercâmbio interpessoal,
seja com os pares do próprio curso especial, seja com os da sala de aula comum,
onde os alunos são mantidos, permitindo maior integração. As atividades
extracurriculares são organizadas de modo a oferecer uma gama bastante variada
de opções, para que cada criança experimente as possibilidades,
identificando-se com as que correspondem aos seus desejos e habilidades.
Assistam ao trabalho do POIT, clicando aqui :
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