Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A diferença entre a lei e a prática nas escolas públicas e privadas - Assistam a esta maravilhosa reportagem sobre inclusão escolar


Extraído do site : 

http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/inclusao-escolar-uma-equacao-complexa#media-youtube-1



Caminhos da Reportagem aborda a inclusão escolar



Caminhos da Reportagem aborda a inclusão escolar



Caminhos da Reportagem aborda a inclusão escolar



No Caminhos da Reportagem desta semana, os pais de alunos com necessidades especiais falam do drama para matricular seus filhos em escolas particulares. Muitos admitem que dinheiro não é o problema, e nem a solução. A maioria ouviu gentilmente da direção de escolas bem conceituadas, que seus filhos não seriam bem-vindos.



A equipe de reportagem do programa entrevistou a mãe que acionou o Ministério Público para que a escola aceitasse a matrícula do filho com síndrome de Down. Também foi a Bauru para ver de perto os problemas de inclusão numa escola bilíngue com uma adolescente cadeirante.


Como os professores são formados para ensinar alunos com autismo, paralisia cerebral, déficit de atenção ou síndrome de Down,  numa classe em que a maioria dos estudantes não apresenta dificuldade de aprendizado? Você vai conhecer a história de Emílio, que nasceu com paralisia cerebral e se formou psicólogo. E a de Fernandinho, o garoto com “ossos de vidro” que arrasa corações na escola. E ver como funciona uma escola da rede pública municipal de São Paulo, que tem se destacado na inclusão de 22 alunos.



Entre os personagens envolvidos no ensino de inclusão, os repórteres do programa se deparam com um sentimento que une pais e educadores: a angústia de um processo que ainda tem Equipe desta edição muito a avançar.


Reportagem: Fernanda Balsalobre e Gustavo Minari

Produção-Executiva: Alessandra Valenti

Chefia de Reportagem: Fabrícia Ruy e Renato Rocha

Produção: Aline Beckstein, Juliana Belluomini, Jacqueline Silva, Luana Ibelli, Mariana  Fabre, Thaís Rosa, Wagner Júnior

Imagens: Décio Ciappini, Eduardo Viné, Fábio Damasceno, João Victal, Marcelo Padovan e Valdecir Leocádio.

Auxiliares: Diogo Nunes, Eduardo Braz, Edivan Viana, Rodrigo Costa, Rodrigo Mattos e Valdemar Silva

Edição de Imagens e Finalização: Caio Turim e Patrick Nóbrega
Direção: Bianca Vasconcellos



Nenhum comentário:

Postar um comentário