Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Comportamento de uma criança superdotada






Atenção : Nem toda criança superdotada tem todos ou alguns destes traços. Meus filhos mesmo não têm alguns. 



Para saber se o seu  filho é uma criança superdotada, de uma forma segura, somente com a orientação de um profissional especializado no assunto.


Mas existem algumas características das crianças muito inteligente que podem ajudar aos pais identificarem uma criança superdotada. As características pessoais das crianças superdotadas variam muito, mas existem alguns traços comuns entre elas.




criança superdotada



1. Dorme pouco (os meus não dormem pouco). 

2. Aprende a ler em um curto espaço de tempo. 

3. Fala sua primeira palavra com seis meses 
(os meus não falaram tão precocemente assim). 

4. Diz sua primeira frase com 12 meses 

5. Mantém uma conversação entre 18 e 24 meses. Vocabulário impróprio para sua idade. 

6. Aprende o abecedário e conta até 10 aos dois anos e meio. 

7. Resolve mentalmente problemas de soma e subtração até 10 com três anos. 

8. Pergunta por palavras que não conhece desde os três anos. 

9. Faz perguntas exploratórias com pouca idade. 

10. Alta capacidade criativa.

11. Possui uma alta sensibilidade do mundo que o rodeia.

12. Preocupação por assuntos de moralidade e justiça. 

13. Enérgico e confiante em suas possibilidades. 

14. Muito observador e aberto a situações não usuais. 

15. Muito crítico consigo mesmo e com os demais. 

16. Grande capacidade de atenção e concentração. 

17. Gosta de relacionar-se com as crianças de maior idade. 

18. Baixa auto-estima, tendência à depressão. (meus filhos não têm) 

19. Se aborrece na sala de aula porque suas capacidades superam os programas de estudos convencionais. 

20. São, aparentemente, muito distraídos. 

21. Seu pensamento é produtivo mais que reprodutivo. Baseiam-se na construção das coisas. 

22. Tem muito pouca motivação para com o professor. 

23. Chegam a sentir-se incompreendidos, estranhos. 
(meus filhos não ) 

24. São independentes e introvertidos.
(meus filhos não são introvertidos) 


Um comentário: