Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 2 de junho de 2013

Indicação de livro : Criatividade na escola - o desenvolvimento de potencialidades, Altas Habilidades/Superdotação e talentos



LIVRO CRIATIVIDADE NA ESCOLA (FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE & SARA BAHIA)






Este livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola.  Tem um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, Universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.



Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.



Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem. Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação, famílias, alunos, e toda a sociedade, unidos em prol de escolas mais criativas e inovadoras.



As Autoras


Fernanda Hellen Ribeiro Piske


Mestra em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Cursa especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva no Centro Universitário Internacional Uninter (2012). Possui graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (2011) e graduação no curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba (2010). Participa e apresenta pesquisas em Congressos e Eventos com temas relacionados à Formação de professores, Afetividade, Desenvolvimento socioemocional, Criatividade, Direitos humanos, Educação Especial, principalmente com referência à área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Se quiserem escrever para a Autora Fernanda ou encomendar o livro através dela :

nandahellen@hotmail.com


Sara Bahia

Professora de Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia  da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade, educação artística e diversidade cultural, tendo mais 100 publicações nacionais e internacionais. Colabora com vários mestrados em Educação Artística, Teatro e Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e com diversos ateliers de pintura de instituições para cidadãos com  deficiência mental. Coordena o Programa de Enriquecimento Criativo da Delegação de Lisboa da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e é Presidente da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário