Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 27 de junho de 2013

As 10 pessoas mais inteligentes do mundo




As 10 pessoas mais inteligentes do mundo



Por Natasha Romanzoti em 18.05.2013 as 15:00


O que é ser inteligente ? Ler bastante? Ser culto ? Saber o que anda acontecendo no mundo ? Conhecer equações enormes? Resolver contas altas de cabeça ? O debate sobre as pessoas mais inteligentes do mundo é extenso – como definir isso? Pelo QI ? Pelas realizações ?


Quão inteligente é inteligente?


·         50% das pessoas têm um QI entre 90 e 110

·         2,5% das pessoas são superiores em inteligência, com QI acima de 130

·         0,5% das pessoas são gênios (ou quase isso), com QI acima de 140

·         2,5% das pessoas são deficientes mentais ou debilitadas, com QI abaixo de 70


Apesar de ser difícil decidir definitivamente quem são as 10 pessoas mais inteligentes do mundo, estas 10 certamente merecem estar na lista. Confira:



1. Stephen W. Hawking


1

Idade: 71 anos
QI: 160

Hawking é famoso por suas pesquisas inovadoras em física teórica, além de ser o autor de diversos livros que nos ajudam a entender melhor o universo. Com 7 best-sellers e 14 prêmios de reconhecimento, Hawking é um consagrado cientista mesmo sofrendo de uma doença degenerativa (esclerose lateral amiotrófica).


2. Kim Ung-Yong



2


Idade: 51 anos
QI: 210

Criança prodígio” não chega perto de descrever Kim Ung-Yong. O Livro Guinness de Recordes Mundiais o lista como a pessoa com o maior QI confirmado do mundo. Com dois anos de idade ele já falava quatro línguas, e com quatro estava frequentando aulas universitárias. Como se isso não fosse suficiente, ele foi convidado pela NASA a vir estudar nos EUA com a tenra idade de 8.


3. Paul Allen



3


Idade: 60 anos
QI: 170

Cofundador da Microsoft, Paul Allen obteve muito sucesso em transformar sua inteligência em riqueza. Dono de diversas companhias e times esportivos, Paul é a 48ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio estimado em US$ 14,2 bilhões (cerca de R$ 28,4 bi). Nem precisamos dizer que ele gabaritou o vestibular.



4. Rick Rosner


Smartest Man

Idade: 53 anos
QI: 192

QI de 192… só pode ser um cientista, não ? Não. Rick é, na verdade, roteirista de TV, e trabalha para o programa de Jimmy Kimmel, da ABC. Segundo suas contas, escreve 60 piadas por dia, mas só 2% entram no texto lido pelo humorista no início de cada noite.

Antes de ser roteirista, Rick também foi stripper, porteiro, garçom, modelo nu… Não o “gênio médio” que todos esperavam, certo? Para completar o pacote, Rick repetiu três vezes o último ano do ensino médio, porque queria “fazer amigos e arranjar uma namorada”. Se deu até ao trabalho de forjar documentos e mudar de nome para se inscrever em outras escolas – já que nem se quisesse repetiria de verdade algum ano escolar. Dificilmente alguém supera Rick em um teste de inteligência. Talvez Ung-Yong.


5. Garry Kasparov


5



Idade: 50 anos
QI: 190

Garry foi dono do titulo de campeão mundial incontestável de xadrez com 22 anos. Aposentado do esporte desde 2005, ele agora dedica seu tempo à política e literatura. Já concorreu à presidência da Rússia, criou o grupo United Civil Front e ocupou a posição de número 1 do mundo no xadrez de 1986 até 2005. Também é dono da mais alta classificação de todos os tempos (2.851) no jogo e recebeu por mais de dez vezes o Chess Oscars.


6. Sir Andrew Wiles


6


Idade: 60 anos
QI: 170

O matemático britânico Andrew Wiles é famoso por ter demonstrado, com a colaboração de Richard Lawrence Taylor, o Último Teorema de Fermat (UTF), em 1994/1995, amplamente considerado o problema matemático mais difícil do mundo. Recebeu 15 prêmios de reconhecimento por sua contribuição à matemática e à ciência, além do título de “sir” (Cavaleiros Comandantes da Ordem do Império Britânico).


7. Judit Polgar


7

Idade: 37 anos
QI: 170

O pai de Judit a criou, bem como suas irmãs, em um programa experimental de educação para tentar provar que crianças podiam alcançar realizações excepcionais se treinadas com foco desde tenra idade. Seu experimento foi um sucesso. Enxadrista desde os 5, aos 15 anos Judit bateu o recorde de Bobby Fischer por cerca de um mês e tornou-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. Mais uma criança prodígio da lista.


8. Christopher Irata


8


Idade: 30 anos
QI: 225

Um dos gênios americanos mais conhecidos, Irata chamou a atenção do mundo ao se consagrar o mais jovem (13 anos) ganhador da medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física. Aos 14 anos, Hirata entrou para a universidade, no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), e dois anos depois começou a trabalhar com a NASA em um projeto que explora a possibilidade de colonizar Marte. Esqueci de mencionar que ele obteve seu doutorado na Universidade de Princeton com 22 anos?


9. Terrence Tao


Terence Tao - UCLA Math Department - 090629for University Communications

Idade: 37 anos
QI: 230

Com dois anos, enquanto a maioria de nós ainda estava tentando falar e andar direito, Tao já sabia aritmética básica. Com 9, já assistia aulas de matemática de nível universitário. Obteve seu doutorado na Universidade de Princeton com 20 anos. Já publicou mais de 230 artigos acadêmicos e foi o mais novo participante de uma Olimpíada Internacional de Matemática, ganhando o ouro com 13 anos.

10. James Woods


10

Idade: 66 anos
QI: 180

Este premiado ator americano também é muito inteligente. Fez aulas de álgebra na Universidade da Califórnia em Los Angeles quando ainda estava no ensino médio, até aceitar uma bolsa escolar para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Lá, resolveu ser ator, saiu da faculdade e nunca mais olhou pra trás. Só pra provar que realmente era bom em qualquer coisa, Woods recebeu duas indicações de Melhor Ator no Oscar e ganhou três Emmy Awards.[InfoEscolaRevista21SuperScholar]

3 comentários:

  1. EXISTEM CRIANÇAS QUE ADORAM BRINCAR COM CÁLCULOS MATEMÁTICOS COM UMA CALCULADORA CIENTÍFICA...ESTA CRIANÇA ESTÁ NO ÓTIMO CAMINHO...PODE TIRAR A SUA FAMÍLIA DA MISÉRIA, DO BARRAQUINHO, DE MORAR NUMA ÁREA DE RISCO...

    ResponderExcluir
  2. qual a sua opinião sobre esses QIs acima de 160?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta! No Brasil, nossos testes de inteligência, que são somente os validados pelo Conselho Federal de Psicologia só atingem o teto de 160. Então, quando algum profissional do meu Instituto se depara com um teste perto dos 160 ou acima dele, já temo certeza de que há algum erro na avaliação e se temos acesso à avaliação sempre descobrimos aonde está o erro.

      Por sua vez, em outros países os testes de inteligência podem chegar num score maior do que os 160. Mas, a maioria dos testes de inteligência utilizado no mundo são estes em que o teto atinge os 160 e não há como ultrapassa-lo. Então, percebo como um exagero da mídia, que não sabe o que fala.

      Excluir