Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 24 de maio de 2013

NRE de Campo Mourão (PR) apresenta proposta de parceria com Fecilcam para atender alunos superdotados



aesenta proposta de



Após identificar a necessidade, o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão está viabilizando a abertura de uma sala de recursos para atender alunos com altas habilidades e superdotação. Com o intuito de formalizar parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), o projeto foi apresentado para os professores da instituição.


Segundo Marisa Zanella Castelli, da área de Educação Especial do NRE, o tema é pouco abordado quando se fala em educação especial, pois é mais comum falar sobre as deficiências ou as faltas existentes nos alunos. “Alunos com características de altas habilidades e superdotação também precisam de um atendimento diferenciado para potencializar as características que se destacam”, comentou.


Na apresentação sobre o assunto, Marisa explicou que os alunos com altas habilidades ou superdotação possuem habilidades especiais em uma ou mais áreas do conhecimento. Portanto, a sala de recursos auxiliará os alunos já diagnosticados dentro desse quadro.


Nesse sentido, a ideia é que os acadêmicos e professores da Unespar/Fecilcam supervisionem e acompanhem os alunos diagnosticados na elaboração e desenvolvimento de projetos nas respectivas áreas do conhecimento. De acordo com Marisa, o suporte dos professores e acadêmicos é fundamental, pois na sala de recurso terá um professor coordenador que também precisará de apoio para tratar das especificidades e aprofundar os projetos.


Professores dos departamentos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia participaram da reunião. Em alguns testes aplicados já foram identificados os primeiros alunos com altas habilidades nas redes estadual e municipal.


A sala de recurso é um projeto que integra o Programa de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e objetiva descobrir, trabalhar e aproveitar as habilidades especiais dos alunos da rede pública de ensino desenvolvendo projetos tanto na área científica como artística.




Nenhum comentário:

Postar um comentário