Extraído do site da Revista Crescer : http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19697-15565,00-COMO+IDENTIFICAR+SE+O+SEU+FILHO+E+UM+SUPERDOTADO.html
Manual produzido pela Secretaria da
Educação de São Paulo ensina professores da rede pública a identificar um aluno
superdotado em sala de aula - e as mesmas regras servem para os pais
Laura Lopes
A Secretaria de Estado da Educação
de São Paulo lançou, em dezembro, o manual "Um Olhar para as Altas Habilidades",
que será distribuído aos professores da rede pública de ensino a partir de
janeiro de 2009. A publicação ensina os docentes a identificar, em sala de
aula, um aluno superdotado, com altas habilidades em alguma área, e fala sobre
o que fazer para que seu talento seja desenvolvido. A organizadora, Christina
Cupertino, psicóloga, enumera as principais características desses alunos, dá
dicas de que tipo de comportamento é preciso observar e conta a experiência de
outros professores que conseguiram fazer essas crianças e adolescentes
desenvolverem suas habilidades.
O trabalho começou há um ano e meio,
quando a Secretaria formou 270 docentes capazes de identificar tais alunos.
Desde então, por meio do programa "Caça-Talentos", o número de alunos
superdotados matriculados nas escolas públicas paulistas pulou de 97 para 397.
Isso não quer dizer que o número de gênios está aumentando, mas que eles estão
sendo identificados pelos professores. "Superdotado não é aquele estudante
que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria
pensa", afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio
Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria responsável pela
capacitação dos professores. "Ele é aquele que combina sensibilidade,
criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala
de aula".
Crianças
superdotadas têm:
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alto grau de curiosidade
vocabulário avançado para a sua
idade
liderança e autoconfiança
grande interesse por um assunto e
especial dedicação a ele
ótima memória
criatividade
facilidade de aprendizagem
alfabetização precoce
excelente desempenho em uma ou
mais disciplinas em comparação a seus pares
habilidade para adaptar ou
modificar idéias
facilidade em fazer observações
perspicazes
persistência ao buscar um objetivo
comportamento que requer pouca
orientação do professor
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Crianças que não são identificadas
precocemente mostram-se:
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desinteressadas pela escola
vulneráveis a críticas
com problemas de conduta, como
indisciplina
questionadoras
das regras
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Algumas crianças podem ser precoces
e parecer ter altas habilidades até os oito ou noves anos - quando acabam por
se igualar aos colegas de sua faixa etária. Se esses talentos persistirem
depois dessa idade, é muito provável que se trate de um superdotado. Por
isso, alguns cuidados na identificação podem evitar confusões.
O superdotado apresenta três
características, que devem ser freqüentes e duradouras, assim como a
intensidade, persistência e consistência. São elas : habilidade acima da
média, criatividade e compromisso com a tarefa.
A criança apenas precoce apresenta
só um desses comportamentos (normalmente a habilidade).
A criança superdotada está sempre
acima da média, enquanto a precoce se ajusta à média em algum momento da vida
infantil.
As altas habilidades estão em
várias áreas, não só no desempenho acadêmico ou científico.
Uma corrente pedagógica diz que
não existe escola ideal e que as crianças superdotadas devem permanecer em
classes regulares, estando adiantadas ou não. No entanto, o professor deve
saber identificá-las e propor atividades extras.
Não se deve sobrecarregar o
superdotado com tarefas, mas sim acompanhar e oferecer subsídios para o
desenvolvimento de seu potencial - lembrando que as atividades não devem
estimular apenas o potencial identificado. Mesmo que a criança goste de
matemática, por exemplo, o ideal é incentivá-la a estudar português e
praticar esportes, por exemplo.
Não transforme a criança num
pequeno adulto, mesmo que ela seja excelente artista ou aluna.
Decidir se a criança deve pular ou
não um ano na escola deve considerar também a maturidade, e não apenas a
habilidade do aluno. Por isso, considere com cuidado a possibilidade de
aceleração porque a educação não é apenas o conteúdo, é formação e vivência.
Não
incentive a competição.
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Fonte: Um Olhar para as Altas
Habilidades - Construindo Caminhos, da Secretaria de Estado da Educação
de São Paulo
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