Texto de e autoria
de Linda Kreger Silverman, Ph.D., psicóloga e diretora do Centro de
Desenvolvimento Infantil Gifted em Denver (1-888-GIFTED1). Adaptado por Álaze
Gabriel.
Cada presente
contém um perigo. O dom que temos, somos compelidos a expressar. E se
a expressão de que o presente é bloqueado, distorcida, ou apenas permitido a
definhar, em seguida, o dom se volta contra nós, e nós sofremos. (Johnson,
1993, p 15.).
O que é a superdotação? Esses são certamente termos que deixam as
pessoas desconfortáveis. Lembro-me de uma noite de volta às aulas em 1976
e oferecendo-se para encontrar um mentor para qualquer criança que queria
aprender algo que ele ou ela não estava aprendendo na escola. Não houve
custo para o mentor. Tudo que os pais tinham que fazer era se juntar à
Associação Boulder para o Gifted por US$ 5 por ano. Eu não tinha
compradores. Um pai me parou depois e disse algo no sentido de que sua
filha estava lendo vários anos acima do nível do grau, e tinha um laboratório
de química no porão, etc, mas ele estava "certo" de que sua filha não
era superdotada !
Desde aqueles dias,
tenho me esforçado para descobrir o que significa o termo superdotado para
pessoas diferentes. A maioria do meu trabalho tem sido com os pais, e eu
comecei a perceber que as mães geralmente consultam o Centro de Desenvolvimento
de Superdotados (GIFTED) para saber sobre testes, enquanto os pais muitas vezes
veem a avaliação com ceticismo.
Quando falei com
grupos de pais e mães sobre o superdotação, apercebi-me de que as mães acenaram
e sorriram e os pais se sentaram com os braços cruzados e pontos de
interrogação em seus rostos. Um pai veio até mim depois de uma
apresentação e me contou sobre seu filho, que havia vencido todos os tipos de
prêmios como um estudioso da Universidade de Stanford, mas ele também estava
certo de que seu filho não era superdotado. Perguntei-lhe: "O que ele
tem que fazer para ser reconhecido em seus olhos?" O pai respondeu:
"Bem, ele não é algum Einstein."
Então me deparei
com um estudo em que o pesquisador pensou em mães reconhecendo uma criança na
família como superdotado para suas "necessidades especiais." Uma
descoberta acidental deste estudo foi que, quando a escola tinha reconhecido a
criança como superdotado, tendo os pais negado a situação, o caso culminou em
sérios conflitos conjugais (Cornell, 1984). Foi quando a lâmpada acendeu
para mim. Eu percebi que as mães e os pais estavam definindo dons de forma
diferente. Quanto mais eu pensava sobre isso, mais esclarecimentos obtia
sobre o tema. Tornei-me convicta de que os escritores do sexo masculino no
campo tendem a ver a sobredotação muito parecido com os pais que eu tinha e, em
contrapartida, a maioria dos escritores do sexo feminino pareciam compartilhar
a perspectiva das mães (Silverman, 1986; & Silverman Miller, 2007).
Homens igualam a
superdotação à realização. Não consegue separar uma pessoa superdotada de
elevado status social, muitos títulos honoríficos, excelentes condições
financeiras, muita fama e sucesso em todos os aspectos. Após testarmos
certo filho, seu pai nos disse: "Ele é tem apenas cinco anos. O que é
que ele poderia ter feito em cinco anos para ser superdotado?". As
mulheres, entretanto, percebem e reconhecem a sobredotação como o avanço do
desenvolvimento humano. Se uma mãe vê que a sua filha está pronunciando
nomes de objetos em 11 meses, memorizando livros em 17 meses e fazendo
perguntas complexas antes de ela ter completado seus dois anos de idade, ela
naturalmente fica muito ansiosa. Indaga-se: "Como é que minha filha
vai se encaixar com as outras crianças na escola, no trabalho ou mesmo na
sociedade em geral?", "O que o
(s) professor (es) farão com ela se ela já está lendo no jardim de
infância?", "Será que eu deveria esconder os seus livros?”, “Mas eu
não quero que eles pensem sou apenas mais um "pai agressivo" dessa
humanidade.
Desenvolvendo-se
muito mais rápido que as outras crianças, os superdotados acabam se tornando,
desde a infância até a juventude, pessoas vulneráveis, e as mães estão
conscientes dessa vulnerabilidade. São alvos de críticas maliciosas na
educação infantil por parte dos professores leigos no assunto, incapazes de
diagnosticar a superdotação. São alvos da arrogância e da inveja alheia na
mesma proporção em que seus extraordinários talentos vão se tornando notáveis
no meio acadêmico, profissional, esportivo, religioso, familiar, enfim, social
de uma forma geral. Não raro são perseguidos, difamados, caluniados,
ridicularizados e expulsos de organizações insensíveis e/ou leigas no assunto.
Os superdotados já
não podem mais ser ignorados. Nossa sociedade tem muito a desfrutar de suas
realizações, mormente na sua fase adulta, isso se os mesmos receberem desde a
tenra infância todo o apoio de que necessitam. O temor paterno e materno de
"O que vai acontecer com o meu filho?" sobe em suas gargantas;
decerto devem chamar um especialista para orientação sobre os progressos de seu
filho. Apesar do mito de que "Todos os pais pensam que os filhos são
superdotados", nove em cada dez dos pais, que fazem um telefonema para o
Centro de Desenvolvimento de Superdotados estão indubitavelmente corretos.
A visão de
conquista da superdotação tem estado conosco desde o início, com Sir Francis
Galton (1869), estudioso sobre homens brilhante em nossa sociedade. Hoje,
os educadores ainda estão procurando as crianças que têm o potencial de ser
homens brilhantes, superdotados e/ou gênios. A criança superdotada na
escola é, sem dúvida alguma, vencedora de concursos, ganhadora de graus e
prêmios, tanto na adolescência como na juventude e na sua vida adulta. Gosta de
participar de várias organizações simultaneamente. Apresenta diligência,
criatividade, inteligência, capacidade de liderança, hipersensibilidade,
percepção extra-sensorial e interesse social multidisciplinar ímpares. Note que
a superdotação é a fusão concomitante de todos esses elementos em um nível
hipermegaultraavançado.
A sociedade exige
muito dos superdotados, muitas vezes rotulando-os de perfeitos ou donos da
verdade. Lembremo-nos de que nem Jesus Cristo, embora perfeito, não sabia tudo
(Vide em Mateus 24:36); Einstein, Freud, Darwin, Newton, Galileu Galilei,
Bháskara, Karl Marx, Da Vinci, Betoween, dentre outros gênios da humanidade
jamais foram perfeitos tampouco sabiam tudo. Logo, superdotação não é sinônimo
de oniciência ou perfeição. A superdotação é mentalidade hiperdenvolvida,
intelectualidade muito acima da média da população mundial, por isso denominada
“superior”, espiritualidade e competência incomparável com a dos demais humanos
imperfeitos. Claramente, os superdotados são os indivíduos com maior potencial
para a realização em nossa sociedade competitiva. A superdotação é tudo isso. Nossos superdotados podem e devem ser aproveitados
para nos ajudar a solucionar os gargalos sociais do mundo, como, por exemplo, o
da gestão de recursos humanos nas organizações, o da logística mundial, o da
produtividade de recursos para o século XXI, o da crise econômica e energética
mundial, dentre outros, como o controle das calamidades advindas de fenômenos
físicos como enchentes, furações, tsunamis, avalanches, terremotos, maremotos,
tempestades, etc. Não há motivos justos para discriminarmos ou excluirmos de
nosso meio tais pessoas tão talentosas e úteis.
Quando nós
igualamos superdotação com a realização na escola, ou com o potencial para a
realização notável na vida adulta, criamos um critério desigual para crianças
de cor, as crianças que são economicamente desfavorecidos, e as do sexo
feminino. Ao longo da história, aqueles que alcançam a genialidade foram
predominantemente do sexo masculino de classe brancos, médio ou superior
(Hollingworth, 1926; Silverman & Miller, 2007). A título de contraste,
superdotação e daltônico, é encontrado em proporções iguais em homens e
mulheres (Silverman & Miller, 2007), e é distribuído em todos os níveis
sócioeconômicos (Dickinson, 1970). Enquanto o percentual de alunos superdotados
entre as classes superiores pode ser maior, a grande maioria das crianças superdotadas
vêm das classes mais baixas (Zigler & Farber, 1985). Em todo o mundo,
há mais pobres crianças superdotadas do que os ricos.
Longe de ser
"elitista", programas de escolas públicas para crianças superdotadas
já têm permitido que crianças economicamente desfavorecidas ou socialmente
vulneráveis recebam as oportunidades de que necessitam para desenvolver seus
talentos. Aqueles que querem suprimir as classes para os talentosos estão
penalizando os pobres talentosos, porque os ricos podem pagar ensino privado. E
muitas famílias de classe média estão escolhendo a seus filhos uma espécie de
educação domiciliar dirigido pelos próprios consanguíneos diretos – os pais e
os irmãos de sangue, forçando-os, muitas vezes, a reaprender dia após dia o que
eles já sabem, privando-os, em contrapartilha, de desenvolverem seus dons a seu
próprio ritmo, isto é, proporcionalmente à suas capacidades.
Então, o que é a
superdotação? É a realização social, conforme visto pelos pais ou o
desenvolvimento humano, conforme visto pelas mães? As mães têm razão. É
avanço do desenvolvimento humano que pode ser observado na primeira infância. Mas
a criança não avança igualmente em todas as áreas. Não raro, os
superdotados sofrem de algum tipo de dissincronia, quer intelecto-emocional,
quer intelecto-psicomotora, quer de linguagem e pensamento.
O primeiro tipo de
dissincronia alude ao desacompanhamento entre o desenvolvimento intelectual e o
afetivo/emocional do superdotado, por exemplo, quando um pré-adolescente de 10
anos é notavelmente mais inteligente que sua classe, mas quando inserido numa
turma mais adiantada, não consegue acompanhá-la devido à incompatibilidade do
seu emocional com a dela, como que tendo inteligência de 15 mas emocional de
10. O segundo tipo de dissincronia alude-se ao desacompanhamento entre o
desenvolvimento do intelecto e da coordenação motora do superdotado, demorando
ele para desenvolver o gatinhar, o andar, o falar, o andar de bicicleta, o
andar de moto ou de algum outro meio de transporte, mas, por outro lado,
destacando-se notavelmente em raciocínio lógico, compreensão espaço-temporal,
resolução de problemas e conflitos, dentre outras áreas. Já o terceiro tipo de
dissincronia existente, é o que se refere ao desacompanhamento entre a
linguagem e pensamento do superdotado com a linguagem e pensamento das pessoas
normais em geral; [grifo acrescentado - é o que eu, superdotado Álaze Gabriel
sofro]. No geral, quanto a esse último tipo de dissincronia podemos dizer que
apesar de os normais e os superdotados, amiúde, compartilharem de mesma
gramática, ortografia e sintaxe, apresentam, não raro, semânticas extremamente
dessemelhantes ao pronunciarem as mesmas construções frasais.
Rita Dickinson
(1970), o fundador da educação de superdotados no Colorado, informou que uma
grande porcentagem de crianças superdotadas testadas quanto à inteligência e
cognição nas escolas públicas de Denver foram encaminhados a tratamentos
específicos em virtude de problemas de comportamento. Ela descobriu que
pelo menos metade dos seus pais não tinha ideia de que seus filhos eram
superdotados, e quando os pais não os reconhecem da forma como seus filhos são,
a escola também não. As crianças superdotadas com maior probabilidade de
serem esquecidas eram as de baixo nível sócioeconômic ou culturalmente
diversificada, ou ambos.
Nos E.U.A, os
meninos são muito mais propensos a serem levados para os testes de superdotação
e inteligência do que as meninas.No Centro de Desenvolvimento de Superdotados,
60% das 5.200 crianças testadas ao longo dos últimos 28 anos são do sexo
masculino e 40% são do sexo feminino. Os meninos são mais propensos do que
as meninas para agir quando eles não são suficientemente estimulados na escola. Por
isso, eles são mais propensos a chamar a atenção de seus pais à preocupação. É
essencial para as meninas talentosas ser identificadas precocemente, antes de
se esconder.
As crianças superdotadas
e adultos veem o mundo de forma diferente por causa da complexidade de seus
processos de pensamento e sua intensidade emocional. As
pessoas costumam dizer-lhes: "Por que você fazem tudo de modo tão
complicado?", "Por que vocês levam tudo tão a sério", "Por
que tudo é tão importante para você?". Na realidade, os superdotados são
"muito" de tudo. São muito sensíveis aos problemas e conflitos
sociais, sejam eles étnicos, raciais, religiosos, políticos, econômicos,
ideológicos ou outros quaisquer; são também muito diligentes, dinâmicos,
honestos, idealistas, realistas, muito práticos e perfeccionistas, o que para
as pessoas normais significa “muito”. Mesmo se eles tentarem a vida inteira para
se ajustar, eles ainda se sentem como desajustados. O dano que fazemos
para crianças superdotadas e adultos por ignorar esse fenômeno é muito maior do
que o dano que fazemos, rotulando-os. Sem o rótulo de capacidades ímpares incontestáveis, o
superdotado acaba criando seu próprio selo, como: "Eu devo ser louco. Todos
estão nem aí para mim, só eu é que me preocupo com isso!”
É hora de nós
reconhecermos e valorizarmos o tanto quanto possível aqueles que muito têm a
contribuir com a desenvolvimento da humanidade, especialmente na era global na
qual estamos vivendo: os superdotados.
REFERÊNCIAS
Cornell, D. G.
(1984). Famílias de crianças superdotadas. Ann
Arbor, MI: Imprensa UMI Research.
Dickinson, R. M. (1970). Cuidar do talentoso. North Quincy, MA:
Christopher.
Galton, F. (1869). Genialidade hereditária: um inquérito sobre as suas leis e conseqüências. Londres.
Hollingworth, L. S.
(1926). As crianças superdotadas: Sua natureza e criação. New York:
Macmillan.
Johnson, L. (1993). Reflexões
sobre a sobredotação. Entender Nossa dotado, 5 (5A), p. 15.
Silverman, L. K.
(1986). O que acontece com a menina talentosa? Em Criador CJ (Ed.),
questões críticas em educação de superdotados, vol. 1: programas
defensável para o talentoso (pp. 43-89). Austin, TX: Pro-Ed.
Silverman, L. K., & Miller, N. B. (2007). A perspectiva feminina da superdotação. Em L.
Shavinina, (Ed.). O manual internacional sobre superdotação. Amsterdam:
Springer Science.
Zigler, E., & Farber, E. A. (1985). Semelhanças entre os extremos: Superdotação
intelectual e retardo mental. No DF Horowitz & M. O'Brien (Eds.),
dotados e talentosos: perspectivas de desenvolvimento (pp. 387-408). Washington,
DC: American Psychological Association.
Linda Kreger
Silverman, Ph.D., psicólogo e diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil
Gifted em Denver (1-888-GIFTED1). Ela vem estudando o talentoso para
morenearly 50 anos e contribuiu com mais de 300 artigos, capítulos e livros.
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