Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 16 de dezembro de 2012

Professor participa de fórum sobre alunos com altas habilidades e superdotação


Extraído do site :
http://www.paranacentro.com.br/noticia/geral/9577/professor-participa-de-forum-sobre-alunos-com-altas-habilidades-e-superdotacao.html









O professor Hélio Cruz Leão (Professor Caloi) foi convidado pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) para ministrar palestra no Fórum de Discussão Permanente Sobre Altas Habilidades/Superdotação pelo sistema Plataforma Moodle/e-escola no Portal Dia a Dia Educação. O Fórum específico de discussão a respeito de “jogos de unicidade desenvolvidos para pessoas com altas habilidades/superdotação”.



O convite foi feito pelas professoras Denise Matos Lima e Andreith Finato, responsáveis pela área de Altas Habilidades/Superdotação.




O fórum abre um novo espaço de encontro, estudo e trocas de experiências entre os professores que atuam nesta área do Paraná. Ele tem a proposta de um curso fechado com os professores que atuam com Salas de Recurso, Salas de Recurso Multifuncional e o Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) para esta plataforma. “A intenção é que esse espaço se torne um ponto de encontro prazeroso e produtivo, onde cada um tenha uma participação de destaque, sugerindo temas e levantando questões para o desenvolvimento dos estudos”, explicou o professor Caloi.



O fórum específico de discussão a respeito de “jogos de unicidade desenvolvidos para pessoas com altas habilidades/superdotação” começou, na semana passada, e vai encerrar os trabalhos com o término do ano letivo da rede pública de ensino.




O professor Caloi tem se destacado pela ação pedagógica com jogos de unicidade para a escola pública, com a proposta de atendimento diferenciado especificando o enriquecimento curricular nas diferentes áreas do conhecimento, que, além de atrativo, contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos interessados e os que apresentam indicadores, assim como os identificados nas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).




Os jogos de unicidade são caracterizados por situações que resultam em soluções únicas. “É uma espécie de experimentação que aguça a curiosidade provocando a necessidade de resolver a situação do jogo através de formas analógicas, simétricas, combinações, sobreposições, percursos, operações enigmáticas, problemas aritméticos e lógicos interpretativos”, exemplifica o professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário