Extraído do site :
http://www.paranacentro.com.br/noticia/geral/9577/professor-participa-de-forum-sobre-alunos-com-altas-habilidades-e-superdotacao.html
O professor Hélio
Cruz Leão (Professor Caloi) foi convidado pelo Departamento de Educação
Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
(Seed) para ministrar palestra no Fórum de Discussão Permanente Sobre Altas
Habilidades/Superdotação pelo sistema Plataforma Moodle/e-escola no Portal Dia
a Dia Educação. O Fórum específico de discussão a respeito de “jogos de
unicidade desenvolvidos para pessoas com altas habilidades/superdotação”.
O convite foi feito
pelas professoras Denise Matos Lima e Andreith Finato, responsáveis pela área
de Altas Habilidades/Superdotação.
O fórum abre um novo espaço de encontro, estudo e trocas de experiências entre os professores que atuam nesta área do Paraná. Ele tem a proposta de um curso fechado com os professores que atuam com Salas de Recurso, Salas de Recurso Multifuncional e o Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) para esta plataforma. “A intenção é que esse espaço se torne um ponto de encontro prazeroso e produtivo, onde cada um tenha uma participação de destaque, sugerindo temas e levantando questões para o desenvolvimento dos estudos”, explicou o professor Caloi.
O fórum específico de discussão a respeito de “jogos de unicidade desenvolvidos para pessoas com altas habilidades/superdotação” começou, na semana passada, e vai encerrar os trabalhos com o término do ano letivo da rede pública de ensino.
O professor Caloi tem se destacado pela ação pedagógica com jogos de unicidade para a escola pública, com a proposta de atendimento diferenciado especificando o enriquecimento curricular nas diferentes áreas do conhecimento, que, além de atrativo, contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos interessados e os que apresentam indicadores, assim como os identificados nas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
Os jogos de
unicidade são caracterizados por situações que resultam em soluções únicas. “É
uma espécie de experimentação que aguça a curiosidade provocando a necessidade
de resolver a situação do jogo através de formas analógicas, simétricas,
combinações, sobreposições, percursos, operações enigmáticas, problemas
aritméticos e lógicos interpretativos”, exemplifica o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário