Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Superdotación Y Asperger por Dra. Yolanda Benita







Artigo extraído do livro "Superdotación y Asperger", da Autora e Psicóloga Yolanda Benito,  Editora Fundamentos Psicopedagógicos, escrito em espanhol e por mim traduzido.



A superdotação e o Asperger nem sempre vão conviver juntas. As características de uma Síndrome, simplesmente, ás vezes, anula a outra. Os alunos superdotados podem, inconscientemente, comportarem-se de uma maneira que provoca o riso e as piadas dos outros garotos, em parte porque não possuem a perspectiva para ver suas ações como inadequadas (Williams, 1995 e Neihart, 2.000).



Os superdotados com Asperger podem precisar de intervenções e estratégias diferentes dos superdotados convencionais e os Aspergeres que não são Superdotados (Neihart, 2.000). Tal como se aprecia na Tabela, os alunos com Superdotação e Asperger não são completamente como um Asperger ou um superdotado convencional.


É necessário que os pais, professores e educadores compreendam a natureza de um Superdotado com Asperger para poder oferecer a intervenção adequada.


É frequente nestas crianças um perfil cognitivo muito irregular : atitudes excepcionais, altas , porém restringidas, por exemplo a : habilidades para fazer cálculos, talento para música, campo de atenção reduzido e foco de atenção restringido a poucas atividades. As mudanças de humor também são frequentes, assim como a ansiedade que apresentam quando se exige que a criança realize uma atividade nova para ele. Apresentam excessiva sensibilidade aos ruídos.



Se não identificam ou reconhecem a presença do Transtorno de Asperger, os pais e os professores podem se centrar (focar) exclusivamente na superdotação do aluno, pensando, simplesmente, que a criança é diferente.



Os pais se sentem frustrados a observar em seus filhos uma inteligência elevada aliada á uma incapacidade social. O que mais se destacam nestes alunos (SD + AS) é uma incapacidade social insuficiente ou simplesmente uma falta de atenção á vida social.


O Asperger se diagnostica somente quando os comportamentos concorrem e extremos. Os comportamentos de uma criança superdotada convencional são diferentes dos de uma criança superdotada com Asperger.



A tabela abaixo esboça alguns pontos críticos para diferenciar entre os comportamentos de crianças com superdotação convencional e superdotação com Síndrome de Asperger com um índice de Inteligência média. As diferenças têm mais a ver com o grau do que com o tipo. Todos os alunos Aspergeres têm problemas sociais, mas, nem todos aqueles que têm problemas sociais são Aspergeres.



DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS ENTRE OS SUPERDOTADOS CONVENCIONAIS E OS SUPERDOTADOS COM ASPERGER (Gallagher & Gallagher)



Superdotados Convencionais : Isolados Socialmente. Independentes de seus parceiros de idade. Interesses muito específicos. Vocabulário avançado e sofisticado. Compreensão complexa e avança capacidade de compreensão.



Síndrome de Asperger : Socialmente inadaptados. Incapazes de se relacionar com companheiros de sua idade. Interesses muito específicos. Hiperlexia (aprendem a ler precocemente e mostram grande interesse por números e letras precocemente). Compreensão sensível e capacidade extrema para memorizar.



A diferença entre as crianças superdotadas com Asperger e as não superdotadas com Asperger é clara no que se refere ao nível intelectual. As crianças superdotadas com Asperger têm um QI igual ou superior a 130 ; lêem precocemente. Diferentemente das crianças com  Asperger não superdotadas, que apresentam hiperlexia (leitura precoce sem compreensão do texto), os superdotados com Asperger entendem o que lêem.



Há evidencias de que todas as crianças inteligentes lêem precocemente e nem todos os leitores precoces são especialmente inteligentes. Em nossa experiência, tivemos um caso de um menino de 7 anos e meio,  de um QI de 84, que, aos 2 anos, passou a reconhecer as letras e, aos que aos 4 anos lia um livro com facilidade. Nas provas de habilidades leitoras, obteve um resultado sobressaliente e foi diagnosticado como um menino com desarmonia Evolutiva do tipo Psicótico, com graves deficiências de comunicação.



Outra diferença entre crianças SD com AS e as crianças não superdotadas com Asperger é que nos superdotados com Asperger é a rapidez de aprendizagem e compreensão de conceitos abstratos e complexos.



O que significa ser Superdotado com Asperger ?



Questões diagnósticas : Ao revisar a literatura, se conclui que estamos enfrentando sérios problemas acerca dos diagnósticos duplos e corretos a respeito da combinação de Superdotação e com transtornos de espectros autista em crianças e adolescentes. Alguns autores entendem que a etiqueta (rótulo) do autismo poderia retardar (atrasar) a superdotação. Todos os autores estão convencidos de que um diagnóstico duplo é essencial para conseguir uma valorização psicológica e educacional, um tratamento  e meios adequados que correspondem as necessidades de cada aluno.



Os problemas de diagnóstico derivam das seguintes causas inter-relacionadas :



1 – Muitas características atribuídas ä criança superdotada se assemelham aos sintomas de ASD (transtorno de espectro autista). Estas similitudes se resumem na tabela 4.



2 – As características da Superdotação e os sintomas de espectro autista se camuflam e se distorcem mutuamente. Este fenômeno demonstra claramente uma citação, que diz o seguinte : “Considerem a combinação  da falta de atenção social, dificuldade motora e a alta destreza verbal da Síndrome de Asperger com as características do pensamento independente, as perguntas contínuas e uma sensibilidade emocional exagerada ... É a fórmula perfeita para criar um marginal social”(Gallagher & Gallagher, 2.0020.



Não existe uma linha clara entre a Superdotação com ou sem Asperger. Estas duas condições se situam nos extremos de uma série contínua.



Tabela 4 – Características similares de SD e SD + Asperger (Burger – Veltmeijer – 2.007)


Citadas por todos os Autores Agrupadas :


Dificuldades na interação social


Não prestam atenção na perspectiva do ponto de vista dos demais


Egocêntrico


Monopolizam as conversas


Falam e perguntam sem parar


Linguagem e construções precoces, fluidez verbal e grande vocabulário


Memória e Cognição avançadas, base extensa de conhecimentos


Enfoque intensivos, interesses absorventes


Isolamento Social, sem amigos, tendência a introversão


Citadas por Alguns autores


 Sensibilidade sensorial, hipersensibilidade a estímulos


Intensa necessidade de estimulação


Senso de humor especial


Pensamento Visual


Dificuldade de se adaptar á forma de pensar dos demais


Arguidor (discutidor)


Obstinado


Pouco cooperativo


Resistente á autoridade do professor


Personalidade Perfeccionista


Níveis extraordinários de atuação em certa área junto com uma extensão média em outras áreas


Desenvolvimento desigual, especialmente quando se compara com o desenvolvimento cognitivo com um desenvolvimento social e afetivo a uma idade precoce


Preocupação com a justiça e a equidade.


Tudo isso nos leva á seguinte conclusão : Estas similitudes, em combinação com o camuflado e a distorção fazem com que as características da combinação SD + AS sejam confusas e poucos claras.


Tabela 1 - Características de Superdotados Convencionais e Superdotados com Asperger (Gallagher & Gallhagher, 2.002)


Características


Rotina :

SD : Normalmente seguem rotinas

SD + AS : Baixa tolerância as rotinas


Conhecimento social :

SD : Sabem que são diferentes e podem racionalizar porquê.

SD + AS : Sabem que são diferentes, porém não tem compreensão suficientes para entenderem porquê.


Humor :


SD : Percebem e apresentam senso de humor.

SD + AS : Incapazes de compartir um sentido em piadas, humor. Incapazes de relacionar ou sincronizar (traduzi ao pé da letra...).


Habilidades Motoras :


SD : Coordenadas

SD + AS : Dificuldade motora (pode ser a motricidade grossa e ter a fina boa)

Sentido Moral :


SD : Empatia pelos outros e uma compreensão da globalidade

SD + AS : Podem sentir empatia pelo abstrato em um sentido global, mas, têm dificuldade para sentir a mesma empatia pelas pessoas.


Intuição e Compreensão :


SD : Sabem fazer amigos.

SD + AS : Incapazes de estabelecer as bases de uma amizade.



Base de Conhecimento


SD : Base de conhecimento extensa, profunda e complexa.

SD + AS : Base de conhecimento extensa, profunda e complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário