TESE
de DOUTORADO de Vanessa Terezinha Alves Tentes Ourofino da Universidade de
Brasília, Instituto de Psicologia (Superdotados e Superdotados Underachievers :
Um estudo comparativo das características pessoais, familiares e escolares)
Segundo
a TESE DA Vanessa Alves Tentes Ourofino, ela selecionou um grupo composto de 96
alunos superdotados, dos quais 53 eram meramente superdotados e 43 superdotados
underachievers (de desempenho baixo). Ou seja, quase metade dos superdotados e
não a cada 3 SD 2 são abaixo do desempenho.
Estes
alunos pesquisados faziam parte de um atendimento educacional especialiizado
para alunos com altas habilidades/ superdotação. Foram empregados testes
pscicométricos de inteligência não verbal, de pensamento criativo verbal e
figurativo, e de desempenho acadêmico, bem como aplicadas as escalas de
características pessoais, acadêmicas e motivacionais, estilos de aprendizagem,
autoconceito e atitudes parentais.
Ourofino
(Superdotados e Superdotados Underachievers : Um estudo
comparativo das características pessoais, familiares e escolares) dividiu
dentre os grupos dos alunos superdotados, que estavam sendo atendidos por um
atendimento educacional especializado em Brasília, alunos superdotados e alunos
superdotados com baixo desempenho. Quando ela menciona, na pesquisa os
superdotados, são aqueles que não têm baixo desempenho.
Vejam
que interessante, que ela nos coloca na sua tese : "As limitações para
identificar os estudantes underarchievers como mais vulneráveis a problemas
emocionais e sociais, em comparação aos estudantes superdotados, têm sido uma
preocupaçao constante nos estudos de Reis e McCoach (2.000). Asd autoras
levantam as hipóteses de que a obstância (dificuldade, tive que procurar no
dicionário o que significava esta palavra.. he he) para se automotivar presente
na condição unerachievement favorece o desempenho aquém do esperadom e que este
fato representaria uma das possíveis respostas a um currículo escolar
conflitante com o alto potencial do aluno.
PROPOR
ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS que
possam reverter as dificuldades que levam ä condição de baixa performance.
Entre
os fatores que parecem influenciar negativamente estão aqueles vinculados tanto
ao próprio indivíduo como motivação, autoconceito, personalidade, chamados de
fatores internos ou intrínsecos, quanto aos fatores externos ou extrínsecos
associados ás práticas educativas inadequadas vivenciadas principalmente no
contexto da família e da escola. Alencar e Fleith ressaltam a importância da
interação do indivíduo com seu ambiente, incluindo fatores de natureza afetiva.
Fleith acrescenta que "a família , tanto quanto a escola, em sido
reconhecida como uma dimensão crítica e essencial no desenvolvimento de
talentos".
Aventa-se
que os underachievers, de modo geral, tem dificuldade
para enfrentarem os conflitos e as influencias que se apresentam
em conseuquëncias de tais fatores. As pesquisas nesse campo ressaltam a noção
de que esse fenômeno é multimensional e, portanto, não seria apenas como um
atributo do indivíduo, mas, sim resultado da interação deste com seu meio,
incluindo a influencia de fatores internos e externos ao indivíduo, a exemplo
do que constata o fenômeno da superdotação e nas produções criativas de mais
alto nível, tão bem explicados por diversos estudiosos (Alencar e Fleith,
Colangelo, Renzulli, Silverman e Winner).
SD
UA do tipo DIVERGENTE :
Altamente criativo, questionador e com humor sarcástico. Não conformista com o
sistema escolar. Suas interações sociais quase sempre envolvem conflitos.
Revela frustração exarcebada e o autoconceito tende a ser negativo. Apresenta
risco de evasão escolar e problemas de conduta, caso uma intervenção apropriada
não seja feita durante a infância e / ou adolesc6encia. Esse é o tipo de
superdotado menos indicado para programas de atendimento.
SD
UA do tipo DESISTENTE OU EVADIDO : Revela autoestima muito baixa, dificuldades de
adaptação e falta de motivação. Frequentemente abandona a escola por não ser
atendido em suas necessidades. Possui história de rejeição, age de maneira
depressiva, agressiva ou defensiva. Não se interessa por atividades do
currículo regular.
POTENCIAL
OCULTO OU ENCOBERTO :
Geralmente, são alunos de ensino médio que não tiveram seu potencial superior
descoberto durante o ensino fundamental. Tais alunos crescem sem ter seu
potencial identificado, ainda nos anos escolares. Existe uma tendência de que
suas habilidades apareçam duante o ensino médio ou superior.
DUPLAMENTE
EXCEPCIONAL :
Possui uma segunda condição de desenvolvimento associada á superdotação,
geralmente Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, Dislexia, Sindrome
de Asperger. Apresenta sintomas de estresse, podendo sentir-se desencorajado,
frustrado, rejeitado, negligenciado e isolado no contexto escolar e familiar.
Para
ser considerado superdotado underachievers o indivíduo deve
atender a quatro dimensões na avaliação : exibir alto potencial cognitivo em
testes padronizados, demonstrar baixa performance acadêmica, ou seja,
desempenho incompatível com o potencial revelado ; apresentar rendimento
acadêmico inferior ou ter enfrentado obstáculos no transcurso de seu
desenvolvimento escolar, e se descrito por seus professores e mentores como
superdotado com baixo desempenho ou baixa performance acadêmica.
Montgomery
defende que o termo superdotado underachiever só deverá ser empregado quando
comprovadamente o indivíduo apresentar DISCREPÂNCIAS reais entre o POTENCIAL
ESTIMADO e a PRODUTIVIDADE ATUAL. A autora realta que ot ermo é geralmente
utilizado para se referir äs dificuldades comportamentais, hiperatividade,
atençào reduzida e falta de perseverança para completar as tarefas, denunciando
uma forma limitada de compreensão do complexo fenômeno da baixa performance. (Mas, atente para o fato de que este
aluno já foi avaliado e foi constatado que ele tem alto potencial cognitivo e a
falta de perseverança e motivação deve-se a fatores que podem ser trabalhados,
não que eles não existam. O aluno, uma vez atendidas as suas necessidades
educacionais e emocionais, afetivas, sociais apresentará motivação e
persevarança...)
O
superdotado underachiever é descrito por Rimm como um
indivíduo sensível äs limitações impostas pelo contexto social, cujas condições
inadequadas interferem negativamente no desenvolvimento de seus talentos. Por
esse motivo, essa autora considera que a característica mais marcante do underachiever é
a BAIXA AUTOESTIMA. Esta característica controla a vida do indivíduo impedindo
a realização e interferindo na qualidade dos resultados obtidos. Rimm
concebe o grupo de alunos superdotados em duas perspectivas, os que são
produtivos, adaptados e que demonstram satisfação com sua condição de
superdotado e os underachievers que, por outro lado,
demonstram grande insatisfação consigo próprio e com o ambiente no qual estão
inseridos.
As
diferenças cogitadas por Rim demonstram que o grupo underachievers exibe
características diversificadas associadas tanto a um estado psicológico de
conformação quanto não conformação diante da baixa performance acadêmica. Para
cada um dos estados, podem-se agregar atitudes mais passivas ou mais
dominadoras em função da constituição pessoal e personológica de cada
indivíduo. Assim, os que revelam características de conformação dependente à
condição underachieverment tendem a reagir de modo mais
submisso em relação aos pais, professores e pares, demonstrando passividade,
perfeccionismo e dificuldade de atenção.
No
grupo underachievers conformados dominadores há aqueles que reagem
com atitudes impositivas revelando hostilidade nas relações sociais e
necessidade de imprimir uma falsa aparência de bom aluno. Já os underachievers não
conformados dependentes revelam um perfil mais retraído, com timidez e tristeza
excessivas, aparência frágil, que evolui para um quadro sugestivo de estado
depressivo.
Entre
os superdotados underachievers não conformados é possível
encontrar também alunos que possuem um perfil mais dominador e são
manipulativos, com grande excitabilidade psicomotora, rebeldes, tirânicos,
ameaçadores e opositores desafiantes. No entanto, se juntam, ainda, a esse
grupo os indivíduos que se expressam por pensamento divergente, o que requer
cautela dos especialistas, uma vez que essa forma de expressão é uma
característica importante no processo criativo.
Emerge
dos trabalhos de pesquisa revistas uma infinidade de características de
superdotados underachievers. Como características positivas
são reveladas a capacidade de inventar e criar com originalidade QUANDO
motivados, perseverança em tópicos de interesse, rapidez para aprender
conceitos novos, facilidade para resolver problemas e desafios, questionamentos
aprofundados sobre vários assuntos. Essas características são similares as dos
superdotados de modo geral. No entanto, os underachievers demonstram
dificuldade para manter qualitativamente essas características e utilizá-las de
forma eficaz em favor de sua produtividade, autorrealização e de seu sucesso
acadêmico. Como indicadores da baixa performance acadêmica estão o tédio, os
conflitos cosntantes com pares e professores, a baixa auto estima, a
incapacidade para generalizar e aplicar sus conhecimentos e o baixo rendimento
escolar.
Os
indicadores da baixa performance acadêmica de indivíduos superdotados foram
organizados por Montgomery, de modo a facilitar a identificação de superdotados underachievers. Tais incidadores e os tipos de underachieveres são descritos na Tabela 2. Estes
indivíduos certamente não exibirão todas estas características simultaneamente,
mas tenderão a revelar pelo menos uma delas em caráter persistente, mascarando
o real potencial.
Reconheci meu filho na definição de underachiever. Desmotivado, deprimido, muito tímido, triste, baixa auto-estima, superdotado com baixo rendimento escolar... que devo fazer???
ResponderExcluir