Fleith, Denise de Souza
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dc.contributor.author
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Tentes, Vanessa Terezinha Alves
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TENTES,
Vanessa Terezinha Alves. Superdotados e superdotados underachievers : um
estudo comparativo das características pessoais, familiares e escolares.
2011. 152 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e
Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
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en
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dc.description
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Tese
(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de
Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011
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A baixa
performance acadêmica em indivíduos superdotados constitui um fenômeno
complexo, observado e relatado por professores
Porém, não se tem
ainda uma definição consensual que agregue os vários elementos que compõem essa
realidade aparentemente antagônica.
A definição de
baixa performance, underachievement em inglês, enfatiza a discrepância entre
o potencial revelado (habilidade) e a performance (realização) particularmente
no contexto escolar. Este estudo comparou dois grupos de alunos, superdotados e superdotados underachievers, de
um atendimento educacional especializado para alunos com altas
habilidades/superdotação, em relação às suas habilidades, preferências, interesses,
aspectos motivacionais, características pessoais, relações interpessoais e
acadêmicas e estilos de aprendizagem. Investigou ainda possíveis diferenças
entre os alunos desses dois grupos, dos gêneros masculino e feminino, em
relação à inteligência, criatividade, motivação para aprender, autoconceito,
desempenho escolar e atitudes parentais.
Participaram do
estudo 96 alunos, sendo 53 superdotados e 43 superdotados
underachievers. Utilizou-se um delineamento descritivo-comparativo e uma
combinação de instrumentos para acessar as variáveis investigadas. Foram
empregados testes psicométricos de inteligência não verbal, de pensamento
criativo verbal e figurativo, e de desempenho acadêmico, bem como aplicadas
escalas de características pessoais, acadêmicas e motivacionais, estilos de
aprendizagem, autoconceito e atitudes parentais. A análise baseou-se também
nos dados colimados no Protocolo de Investigação da Performance Acadêmica de
Alunos Superdotados, análise documental e questionário demográfico. Para o
estudo comparativo foi realizada a análise de variância multivariada (MANOVA).
Os resultados indicaram prevalência de alunos superdotados
underachievers entre superdotados na razão de 2:1.
Os
alunos superdotados, em comparação aos underachievers, obtiveram desempenho
significativamente superior nas medidas de inteligência, criatividade total e
criatividade ix verbal, autoconceito (na dimensão conduta comportamental e
autoestima global), desempenho escolar total e no subteste de escrita.
Por outro lado, os
underachievers se destacaram nas medidas de motivação extrínseca quando
comparados aos superdotados.
Com relação ao
gênero, os resultados sinalizaram diferenças significativas a favor do gênero
masculino quanto à inteligência. Da mesma forma, as alunas obtiveram resultados
superiores, quando comparadas aos alunos, nas medidas de criatividade verbal,
motivação intrínseca para aprender, autoconceito na dimensão autoestima global
e desempenho escolar na dimensão escrita. Interações significativas entre grupo
e gênero foram observadas em relação à inteligência e autoconceito nas
dimensões competência escolar, aceitação social e autoestima global. As alunas
superdotadas underachievers obtiveram resultados inferiores em todas as medidas
quando verificados os efeitos da interação grupo e gênero.
Quanto às variáveis
relacionadas à família, não foram observadas diferenças significativas no
que tange às atitudes parentais adotadas na educação de superdotados e
superdotados underachievers.
Alunos underachievers são invisíveis ao sistema de ensino e estão de
algum modo, excluídos dos processos educacionais e à mercê de vulnerabilidades
pessoais e sociais. É
imperativo que a sociedade se mobilize para criar alternativas alinhadas com o
movimento de educação inclusiva, a fim de reverter essa realidade paradoxal.
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