Altas Habilidades
O termo superdotado (português brasileiro) ou
sobredotado (português europeu) faz referência a uma pessoa que, possui
capacidade mental significativamente acima da média. O teste de Q.I. foi feito
para medir a inteligência, mas não é exato e não pode avaliar quais as áreas de
alto desempenho a pessoa tem, por isso alguns pesquisadores discordam da
possibilidade de se efetuar a avaliação de superdotação apenas com o teste de
Q.I.(quociente intelectual), que é uma medida consagrada: normalmente se
considera superdotado o indivíduo que apresente um resultado a partir de 140,
com desvio padrão de 15 pontos, normalmente nos 5% mais elevados. No Brasil
pelo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 3,5 até 5% das pessoas
são superdotadas.
Super dotação intelectual é a capacidade mental significativamente superior à média.
Super dotação intelectual é a capacidade mental significativamente superior à média.
É diferente de uma
habilidade, em que as competências são aprendidas ou comportamentos adquiridos.
Como
um talento, a superdotação intelectual é a capacidade de uma pessoal com
aptidão inata para atividades intelectuais que não podem ser adquiridos através
de esforço pessoal. Várias ideias sobre a definição estão em desenvolvimento e
melhores maneiras de identificar superdotação intelectual têm sido formuladas.
A superdotação intelectual pode ser geral ou específica. Por exemplo, uma pessoa bem dotada intelectualmente poderia ter um talento impressionante para a matemática, mas não as competências linguísticas igualmente fortes. Quando combinado com um desafio curricular adequado e as diligências necessárias para adquirir e executar muitas habilidades aprendidas, a superdotação intelectual muitas vezes produz sucesso acadêmico excepcional.
A classificação de Q.I. ultra alto, se refere aos que tem o Q.I. a partir de 170, que correspondem a 0,0001%, é o caso do músico Roger Moreira da banda de rock, Ultraje a Rigor, que é membro da Mensa International a maior, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo.
Inteligência
Pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias, linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria, mas os mais inteligentes são criativos, tem bom caráter e são mais sábios. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade.
Superdotação e Medicina
Tradicionalmente a
medicina considera importantes os estudos da estrutura da mielina dos neurônios
e de um funcionamento mais otimizado do cérebro como as causas da capacidade
superior.
Superdotação e Sociologia.
Quanto à
sociologia, existem efeitos diferentes. Em alguns casos eles são
acolhidos pela inteligência superior pelos grupos mais esclarecidos. Em outros,
ele é rejeitado por motivos como falta de interesses partilhados, inveja,
ciúme, etc..
Superdotação
e Pedagogia
Um estudo brasileiro em 2002 concluiu que a maioria dos professores do Brasil só possuem conhecimentos superficiais sobre superdotação, não sabem identificá-los corretamente, não sabem atender suas necessidades e não tem os recursos para estimular o desenvolvimento de suas habilidades.[1] Um psicólogo escolar pode ajudar nessas questões.
Apesar de o número de alunos superdotados registrados pelo Ministério da Educação (MEC) ter quintuplicado em cinco anos(2005 - 2010), passando de cerca de mil para 5,6 mil (0,01%), apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em pelo menos alguma área do conhecimento, e aproximadamente 8 milhões de pessoas no total, pela estimativa da OMS são de 3,5% até 5% no Brasil.
Superdotação e Psicologia
A psicologia tem
uma área específica para estudo sobre superdotação. Um
exemplo de demanda que superdotados apresentam são recursos específicos da sua
área de interesse (como blocos de montar para os interessados em engenharia e
tintas especiais para os interessados em pintura) e aulas extras sobre esse
tema.
Ás
vezes a superdotação não é reconhecida na infância e as crianças sobredotadas
são por vezes diagnosticadas como tendo Transtorno de Déficit de Atenção,
Transtorno Desafiador Opositivo, Depressão, ansiedade, Transtorno
Obsessivo-Compulsivo, ou outros problemas.
As características
comuns nos superdotados : Criatividade; curiosidade; persistência;
inconformismo; responsabilidade; fácil aprendizagem; Senso crítico; vocação
para liderança; fácil socialização; perfeccionismo; boa memória; egocentrismo;
Alto desempenho em determinas áreas; não interesse em aulas comuns. Superdotados
tem melhor desempenho em aulas especiais que lhes permitam desenvolver suas
habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário