Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 24 de junho de 2012

Informações sobre onde fazer avaliação e buscar orientação para crianças sobredotadas (superdotadas), em Portugal :



Para os meus leitores portugueses, informações sobre onde fazer avaliação e buscar orientação para crianças sobredotadas (superdotadas), em Portugal :


 





ACADEMIA DE SOBREDOTADOS



A Academia dos Sobredotados, organização ligada ao Instituto de Inteligência, é uma instituição única em Portugal, que se dedica à realização de actividades culturais e educacionais para crianças e jovens sobredotados, procurando integrá-los na sociedade.



Nelson Lima, Presidente da Academia e do Instituto de Inteligência, manifesta-se contra a segregação de que estes jovens são vítimas, recusando o rótulo de «grupo elitista» e propondo «acompanhar a carreira académica dos seus membros ou estabelecer intercâmbios com diferentes entidades visando o apoio académico a indivíduos sobredotados ou ainda criar bolsas de estudo para sobredotados de famílias carenciadas».  



O grande desafio da Academia é garantir o sucesso emocional, académico e profissional da pequena população de sobredotados portugueses, muitos dos quais estão ainda por identificar.



Para mais informações, contacte academia_de_sobredotados@hotmail.com




INSTITUTO DE INTELIGÊNCIA



O Instituto da Inteligência, organismo privado de investigação e serviços de Psicologia Educacional e Clínica, áreas completamente distintas. Foi criado em 1995, na Checoslováquia.



Dedica-se ao estudo do potencial criativo da mente e a sua aplicação nas actividades humanas. Assim como à investigação nas variadas áreas das actividades humanas e das neurotecnologias e ainda ao estudo e assessoria psicopodagógica a crianças e jovens, nomeadamente indivíduos sobredotados, através da recente Academia dos Sobredotados que funciona numa base diária.



O Instituto da Inteligência  é membro efectiva do College of Psychic Studies de Londres e da Bircham International University, trabalhando assim, também, com o Ensino Superior com diversos cursos e doutoramentos, em parceria, à distância. Os sobredotados representam, apenas, 5 por cento dos diversos nichos de mercado com os quais laboram. Mas é neste instituto que se fazem os exames para descobrir sobredotados. Os exames podem ser escritos ou através de pequenos aparelhos, que irão servir para descortinar na criança apetência para a concentração, memorização ou ainda a sua apetência musical.


http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber2000/sobredotados/instituto_de_intelig%C3%AAncia.htm




Estas duas são dicas de uma colega minha, que mora aí em Portugal e tem filho superdotado :









apcs.co.pt


APCS - Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas




Uma colega minha, que mora em Portugal e queria avaliar os seus filhos para constatar a superdotação deles, os levou ao Fio de Ariana (http://www.fiodeariana.pt/index.php ) para fazer uma avaliação completa, multidisciplinar, nos aspectos cognitivo, comportamental, de desenvolvimento, emocional... Fica no Porto (Portugal), numa daquelas casas de arquitectura típica e com um jardim tão relaxante quanto convidativo. As crianças foram entrevistadas numa casinha de madeira, e nós, pais, fomos entrevistados num anexo em vidro... O ambiente é excelente, e os profissional muito competentes. Ela esteve com as crianças, lá, por duas vezes, e regressaram depois só a mãe e o pai para ouvirem o resultado da avaliação e debaterem as soluções para as crianças... Para quem estiver em Portugal, é um sítio que recomendo vivamente.


3 comentários:

  1. no caso de crianças brasileiras em Portugal, elas teriam direito a essa avaliação e a escolas diferenciadas? Meu filho foi avaliado e tem o QI de 119, e aqui no Brasil tenho dificuldades de pensar em escolas e cursos para ele a longo rpazo.

    ResponderExcluir
  2. QI de 119 não é nem faixa superior e nem muito superior (superdotação). Então, não tem direito a atendimento educacional especializado, por conta deste resultado de QI dele.

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessante as informações. O meu filho aos 03 anos e 8 meses foi avaliado com 131 de QI. Pretendo mudar para Portugal em 2022 e irei procurar estes institutos

    ResponderExcluir