Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 23 de junho de 2012

Combater o Bullying é uma questão de justiça. Aprenda a identificar para prevenir e erradicar este terrível fenômeno social.



Governo do Estado de São Paulo lança Cartilha sobre o Bullying


 


Combater o Bullying é uma questão de justiça. Aprenda a identificar para prevenir e erradicar este terrível fenômeno social.



Infelizmente, crianças superdotadas, também apelidadas de Nerds, nas escolas podem vir a se tornar vítimas de bullying. Por isso, sempre é bom, nós, pais de crianças superdotadas, ficarmos atentos a tudo o que acontece com os nossos filhos.




QUAL O CRITÉRIO ADOTADO PELOS AGRESSORES PARA A ESCOLHA DA VÍTIMA ?


Os bullies (agressores) escolhem os alunos que estão em franca desigualdade de poder, seja por situação socioeconômica, de idade, de porte físico ou até porque numericamente estão desfavoráveis. Além disso, as vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo (são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras, de credo, raça ou orientação sexual diferente etc.) ; este fato por si só já as tornam pessoas com baixa autoestima e, portanto, são mais vulneráveis aos ofensores. Não há justificativas plausíveis para a escolha, mas certamente os alvos são aqueles que não conseguem fazer frente às agressões sofridas.




Site da cartilha de Bullying lançada pela Secretaria do Estado de São Paulo :





Esta publicação, de autoria da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, oferece informações claras e objetivas a todos os que, de alguma forma, tomam contato com os efeitos terríveis desse comportamento ao qual se deu o nome de bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário