CALIGRAFIA
Extraído do site : http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/letra-feia-problema-681106.shtml
Por que algumas crianças têm letra bonita enquanto outras parecem ter dificuldade para desenhar as palavras ?
03/04/2012 11:13
Texto Adriana Carvalho
Se seu filho está no Ensino Fundamental e não
consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme:
ter letra bonita não é o essencial. Segundo os especialistas no assunto, a
questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se
exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se
comunicar por meio da escrita. "O cuidado precisa ser em ajudar a criança
a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores,
dentro e fora da sala de aula", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos
de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.
Uma letra legível
se conquista com a prática, ressalta a neurocientista Elvira Souza Lima. "A
letra da criança precisa ser compreensível para que ela e os outros leiam. E
isso só se consegue com treino. A criança que desenha muito dos 3 aos 6 anos
geralmente consegue educar melhor o movimento", afirma Elvira, que é doutora
em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne, em Paris.
Além de desenhar,
exercícios de traçado e cópias de texto também ajudam a desenvolver os
movimentos da mão. E para quem acha que a letra cursiva está
ultrapassada por causa do uso cada vez mais freqüente da digitação e do
computador, vale explicar: esse tipo de letra tem funções que vão além da
comunicação escrita. A letra cursiva ajuda a criança a entender a divisão entre
as palavras, a exercitar a memória e também a desenvolver habilidades para
outras atividades, como o desenho de mapas e de gráficos. Veja abaixo algumas
das principais dúvidas sobre o assunto e as respostas das especialistas
"Poucas crianças têm efetivamente
comprometimentos na área motora", diz a neurocientista Elvira Souza Lima.
E, geralmente, essa dificuldade se resolve com o treino. De acordo com Andrea
Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, quando uma
criança apresenta problemas de ordem motora, isso não se manifesta somente no
traçado da letra cursiva, mas em outras situações que exijam o mesmo tipo de
habilidade, ou seja, que requeiram a coordenação motora fina. A coordenação
motora fina é aquela que exige domínio dos músculos menores do corpo, como os
dos pés e mãos, para atividades como desenhar, pintar e recortar papéis.
Fazer juízo de valor - determinando
se uma letra é "bonita" ou "feia" - pode prejudicar o
processo de aprendizagem, segundo Andrea Luize, coordenadora de núcleos de
alfabetização da Escola da Vila. "Não dá para deixar que um tipo de letra
traga sofrimento para a criança, que baixe sua auto-estima", diz ela.
Andrea também ressalta que o tipo de letra de cada criança revela suas marcas
pessoais: "Há crianças que investem no traçado, cuidam de escrever
"bonito". Há os que o fazem mais apressadamente e que acabam
descuidando um pouquinho do traçado. Enfim, existem muitas explicações para as
diferentes marcas de traçado".
"A partir do momento em que
dominam o traçado e escrevem com fluência e legibilidade, as crianças podem
optar pela letra mais confortável, assim como fazem os adultos que, inclusive,
mesclam tipos de letras em suas escritas", diz Andrea Luize, coordenadora
de núcleos de alfabetização da Escola da Vila.
Segundo a neurocientista Elvira Souza
Lima, os cadernos de caligrafia estão em desuso no Brasil, mas não em outros
países. "O caderno ajuda a desenvolver a noção de organização
espacial", diz ela, que defende também que tanto a letra bastão quanto a
letra cursiva sejam ensinadas a partir dos sete anos de idade. "Aos seis
ainda é tolerável, mas com menos de 5 anos, não", diz ela. Antes dos cinco
anos, o que as crianças devem é desenhar livremente.
Já Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, diz que há outros materiais além do caderno de caligrafia para exercitar o traçado. "Na Escola da Vila usamos um material estruturado, um caderno elaborado por nós com propostas bem diversificadas para esse treino, inclusive para que não se torne enfadonho", explica ela, acrescentando que nesse material há exercícios não só para treinar o desenho de cada letra, mas para copiar trechos de poemas, de canções, dar respostas para adivinhas, etc. "Nesse sentido, somente uma ressalva: o traçado da letra nunca pode ser um obstáculo na produção de textos. As crianças já têm problemas demais ao reescrever um conto, produzir um texto informativo, etc. A letra cursiva não pode ser mais um desafio, que é o que ocorre quando as crianças ainda estão aprendendo a traçá-la e não o fazem com fluência, com agilidade".
"Socialmente, ainda é um tipo de
letra valorizado e bastante usado. Por isso, é importante que as crianças o
dominem, que dêem conta de se comunicar com os outros usando essa letra. Do
ponto de vista didático, o uso da cursiva pode ajudar as crianças a refletir
sobre a necessária segmentação entre as palavras e sobre a própria ideia de
palavra", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da
Escola da Vila. A neurocientista Elvira Souza Lima concorda. Segundo ela, a
letra cursiva é importante para a educação do movimento e seu exercício ajuda o
aluno a desenvolver habilidades que serão usadas em outras atividades além da
escrita, como o desenho de mapas. É um exercício que também ajuda a criança a
dar suporte à memória, a entender significados. "É muito mais do que simplesmente
fazer a letra cursiva", diz ela.
"A escrita é uma manifestação
gráfica da pessoa, traz em si sua identidade", explica a neurocientista
Elvira Souza Lima. "Há sempre uma pessoa por trás de um texto escrito. Por
isso é tão importante apresentar as várias formas de escrita. Depois a pessoa
escolhe pela que melhor lhe convier", diz ela.
os alunos seperdotados contribuir para o ensino e aprendizagem para os demais?e como contribuir para o ambiente?
ResponderExcluirMuito importante o conteúdo, a memória e o tempo de entendimento do processo gráfico motor passa por estas etapas significativas na vida.
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