Extraído
do site : http://www.freekidstories.org/8/post/2012/1/crianca-dotada-energetica.html
Kathleen Julicher, tirado do The Home Educator’s
Family Times
O
site de onde extrai este texto chama-se : BILINGUAL CHILDREN’S
STORIES AND PARENTING ADVICE
Crianças
superdotadas normalmente têm um nível alto de energia e pais atribulados. Você tem um filho superdotado
e ativo? Essa criança é normal ? O que pode fazer ? Vamos
discutir as respostas a esta pergunta e algumas técnicas que pode usar com uma
criança inteligente e ativa, coisas que podem fazer toda a diferença em o
escola e em casa.
Como
é a criança com um alto nível de energia ? Ela
pode seguir um padrão de comportamento semelhante a uma criança com síndrome de
deficiência de atenção (DDA) ou uma criança hiperativa (TDAH). Uma criança pode passar várias
horas trabalhando em um projeto sem parar. E outra talvez tenha que estar “por
dentro” de tudo que acontece ao seu redor.
Normalmente,
é ainda na primeira infância que os pais notam o problema. O bebê talvez
“nunca” queira dormir, ou somente por períodos curtos. Os pequeninos talvez
sejam do tipo que seguem suas mães pelos quatro cantos, o que pode ser uma
distração. Quando mais velha, ela pode querer sempre receber atenção, ser
“entretida” ou estar investigando algo. Essas são crianças dotadas normais e
simplesmente têm um alto nível de energia. Deve-se ensiná-las a aproveitar essa
energia em algo construtivo. Assim lhes darão um dom.
A criança
superdotada pode parecer e ser como uma criança com TDAH. Especialistas nos dizem que as
crianças superdotadas são erroneamente diagnosticadas como portadoras de TDAH
por causa da característica do alto nível de energia. Os médicos dão a alguns remédios para
compensar uma condição que não existe ; outras são colocadas em uma classe
especial designada para crianças problemáticas.
Mesmo
assim, qualquer criança com energia má direcionada é um problema. Uma professora pode ver uma
criança superdotada e ativa, comparar com as crianças de sua experiência, e
decidir que o problema está no nível de energia, e não por ela ser superdotada
; ou com a criança e não a rotina acadêmica.
Usar
o padrão curricular designado para uma criança normal em uma sala de aula
normal pode causar problemas. E sobre a energia ? Nós devemos ser
capazes de direcionar esta energia para acompanhar o ritmo, para que a criança
realmente aprenda algo, e assim, não fique sempre se metendo em encrencas.
Todas essas coisas podem ser aplicadas a uma criança de três anos, mas como
toda mãe de um adolescente superdotado sabe, também serve para as crianças mais
velhas.
Aqui
vão algumas maneiras de direcionar a energia:
•
Envolver a criança num processo de aprendizado. Se não sabe no que ela está
interessada, pergunte. Se ela estiver interessada em equipamentos
eletrónicos (e você não souber nada sobre o assunto) ? Deixe-a explorar o campo
e contar para você. Torne-se um facilitador.
• Atividade
física é muito importante para nossos jovens. Proporciona um escape para o
excesso de energia. Dizer de repente : “Pule e faça 25 polichinelo” ou, “Faça
25 flexões curtas.” Um intervalo curto como este é bom para retomar sua
concentração.
•
Para crianças ativas de reação emocional intensa, tente uma boa e calma música
de fundo. Ensine-as a tocar um instrumento, dê-lhes tempo para brincar com ele
sem tocar.
•
Não se esqueça das velhas regras de controle dos alimentos (evite açúcares, corantes,
preservantes, alergias, etc.) reforçando regras da casa (não ponha os pés em
cima dos móveis, etc.)
E
a criança distraída que tem energia mas mesmo assim não faz seu trabalho ? Muitas crianças superdotadas são muito atentas ao
mundo à sua volta. Uma criança superdotada pode ser extra sensível ; ou seja,
seus sentidos podem ser mais aguçados do que o normal. Eis algumas técnicas para manter a
criança na linha e concentrada:
•
Remova tudo da mesa exceto aquilo no qual ela está trabalhando.
•
Use um relógio de cozinha para lhe dar a consciência de tempo.
•
Não use a cama para trabalho de casa.
•
Separe as tarefas em sub-tarefas fáceis de manejar.
•
Use uma lista de tarefas
•
Dê-lhe um tempo para brincadeiras usando a imaginação, mas não durante a hora
de estuda
Uma
criança superdotada talvez tenha um nível de energia elevado, o que pode causar
um problema na escola e em casa. Essas técnicas podem ajudar seu filho ativo. Lembre-se que energia é bom, e mais
energia é melhor, e como outros dons, é um dom de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário