Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 6 de maio de 2012

A CRIANÇA SUPERDOTADA E ENERGÉTICA




A Criança Dotada e Energética





Kathleen Julicher, tirado do The Home Educator’s Family Times



O site de onde extrai este texto chama-se : BILINGUAL CHILDREN’S STORIES AND PARENTING ADVICE



Crianças superdotadas normalmente têm um nível alto de energia e pais atribuladosVocê tem um filho superdotado e ativo? Essa criança é normal ? O que pode fazer ? Vamos discutir as respostas a esta pergunta e algumas técnicas que pode usar com uma criança inteligente e ativa, coisas que podem fazer toda a diferença em o escola e em casa. 


Como é a criança com um alto nível de energia ? Ela pode seguir um padrão de comportamento semelhante a uma criança com síndrome de deficiência de atenção (DDA) ou uma criança hiperativa (TDAH). Uma criança pode passar várias horas trabalhando em um projeto sem parar. E outra talvez tenha que estar “por dentro” de tudo que acontece ao seu redor.



Normalmente, é ainda na primeira infância que os pais notam o problema. O bebê talvez “nunca” queira dormir, ou somente por períodos curtos. Os pequeninos talvez sejam do tipo que seguem suas mães pelos quatro cantos, o que pode ser uma distração. Quando mais velha, ela pode querer sempre receber atenção, ser “entretida” ou estar investigando algo. Essas são crianças dotadas normais e simplesmente têm um alto nível de energia. Deve-se ensiná-las a aproveitar essa energia em algo construtivo. Assim lhes darão um dom.



A criança superdotada pode parecer e ser como uma criança com TDAHEspecialistas nos dizem que as crianças superdotadas são erroneamente diagnosticadas como portadoras de TDAH por causa da característica do alto nível de energia. Os médicos dão a alguns remédios para compensar uma condição que não existe ; outras são colocadas em uma classe especial designada para crianças problemáticas.



Mesmo assim, qualquer criança com energia má direcionada é um problema. Uma professora pode ver uma criança superdotada e ativa, comparar com as crianças de sua experiência, e decidir que o problema está no nível de energia, e não por ela ser superdotada ; ou com a criança e não a rotina acadêmica.



Usar o padrão curricular designado para uma criança normal em uma sala de aula normal pode causar problemas. E sobre a energia ? Nós devemos ser capazes de direcionar esta energia para acompanhar o ritmo, para que a criança realmente aprenda algo, e assim, não fique sempre se metendo em encrencas. Todas essas coisas podem ser aplicadas a uma criança de três anos, mas como toda mãe de um adolescente superdotado sabe, também serve para as crianças mais velhas.



Aqui vão algumas maneiras de direcionar a energia:



• Envolver a criança num processo de aprendizado. Se não sabe no que ela está interessada, pergunte. Se ela estiver interessada em equipamentos eletrónicos (e você não souber nada sobre o assunto) ? Deixe-a explorar o campo e contar para você. Torne-se um facilitador.



• Atividade física é muito importante para nossos jovens. Proporciona um escape para o excesso de energia. Dizer de repente : “Pule e faça 25 polichinelo” ou, “Faça 25 flexões curtas.” Um intervalo curto como este é bom para retomar sua concentração. 



• Para crianças ativas de reação emocional intensa, tente uma boa e calma música de fundo. Ensine-as a tocar um instrumento, dê-lhes tempo para brincar com ele sem tocar.



• Não se esqueça das velhas regras de controle dos alimentos (evite açúcares, corantes, preservantes, alergias, etc.) reforçando regras da casa (não ponha os pés em cima dos móveis, etc.)



E a criança distraída que tem energia mas mesmo assim não faz seu trabalho ? Muitas crianças superdotadas são muito atentas ao mundo à sua volta. Uma criança superdotada pode ser extra sensível ; ou seja, seus sentidos podem ser mais aguçados do que o normal. Eis algumas técnicas para manter a criança na linha e concentrada: 



• Remova tudo da mesa exceto aquilo no qual ela está trabalhando. 


• Use um relógio de cozinha para lhe dar a consciência de tempo.


• Não use a cama para trabalho de casa.


• Separe as tarefas em sub-tarefas fáceis de manejar.


• Use uma lista de tarefas


• Dê-lhe um tempo para brincadeiras usando a imaginação, mas não durante a hora de estuda



Uma criança superdotada talvez tenha um nível de energia elevado, o que pode causar um problema na escola e em casa. Essas técnicas podem ajudar seu filho ativo. Lembre-se que energia é bom, e mais energia é melhor, e como outros dons, é um dom de Deus. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário