Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seu filho tem mania ? Como você lida com ela ? O meu tem .. .


O Rafa, ultimamente, anda soltando muitas pérolas. Época de férias. Ficamos mais tempo juntos e eu posso curtir mais estas coisas engraçadas que ele costuma falar. É bom anotar e lembrar na posteridade, estas coisas tão fofinhas e engraçadas que ele fala.




É comum entre as crianças superdotadas que elas tenham algumas manias, rituais, que são difíceis de se desfazerem. Mais difícil, ainda, é para nós, pais destas preciosidades, aprendera lidar com estas manias e rituais. Por mais que tentemos explicar que tal coisa não precisa ser feita deste jeito, ou que não é legal fazer assim, não adianta. Eles colocam algumas coisas nas cabeças deles, e se não fizerem daquele exato modo ou jeito, vão ficar mal.

 


No nosso último encontro de pais de crianças superdotadas, uma mãe que participou nos contou uma história de como o filho dela, que tem 11 anos, e é super responsável e encanado com esta questão de horários e de chegar cedo na escola. Ele é tão encanado, mas tão encanado, que ele coloca o despertador para ser acordado, todos os dias, às 5:00 (cinco) da manhã, por medo de chegar atrasado na escola (cujas aulas se iniciam às 7:30 hs). A mãe já tentou explicar de todos os jeitos que não era bom para ele, que ele não precisava acordar tão cedo, que precisava dormir mais, mas, aquilo era muito importante para o menino e para ele, quase impossível de ser feito de forma diferente. A Dra. Christina Cupertino nos colocou que, nestes casos, é bom respeitar a vontade destas crianças. Então, que deixasse o menino acordar às 5:00, pois isto para ele era importante. Não adianta remar contra a maré.




Por falar em despertador e horários, o Rafa, graças a D´us não tem mania de acordar cedo (aliás, tá mais pro contrário.. he he). Mas, ele tem mania com o despertador. Ele adora saber que horas são, quando ele acorda. Ele sabe, também, que se for final de semana e ele acordar antes das 8:00 hs, ele deve tentar voltar a dormir, pois ainda é cedo (para os meus parâmetros.. he he) e ele procura obedecer ... he he.




Só que, se, por um lado ele adora saber que horas são, quando ele acorda, por outro lado, ele odeia dormir com o relógio digital do despertador aceso no quarto dele, virado para ele. Porque ele fica super encanado de saber que horas são, que ele ainda não dormiu, fica aflito. Então, ele mesmo tomou a decisão de que “temos que cobrir o relógio”, para que ele não saiba as horas, quando ele se deita... kkkk. Para que ele não fique naquela neura de estar tarde e ele ainda não conseguiu dormir. Mas, não basta cobrir de qualquer jeito. Tem que cobrir com uma revistinha.. he he.. que, segundo ele, é a melhor forma de se cobrir o relógio (no dia seguinte, quando ele acorda, ele levanta e descobre o despertador, para saber que horas são) .... Já tentamos cobrir de outras formas, com outros objetos, mas, ele não aceita. Tem que ser com uma revistinha ... kkkkk




Pois bem, hoje, quando eu fui colocá-lo para dormir, ele, como todos os dias faz, me pediu para cobrir o relógio. Eu, que já não aguento mais esta história de cobre/descobre o relógio, o questionei. Disse que já estava na hora de acabar com esta história de cobre/descobre o relógio e  perguntei a ele qual era o problema do relógio estar descoberto. Ao que ele me respondeu : “Ele atrai (ele fez uma pausa na fala).... o meu olhar ...” ...kkkkkk




E os seus filhos .. tem alguma mania também ? Como vocês lidam com ela ???

2 comentários:

  1. O meu Felipe (6 anos) tem também manias. Vive perguntando as horas e conferindo se no relógio dele a hora está igual à do meu relógio (relógios infantis são daqueles chineses digitais que vivem atrasando ou adiantando...). Daí ele pergunta inclusive os segundos pra ver se tá tudo "certo". Se a diferença for de poucos segundos, ele até aceita (após muita insistência minha de que não havia problema). Mas se a diferença for grande, temos que acertar os relógios e sincronizar no "zero segundos". Outra mania é de manter sempre bem fechadinhas as gavetas do quarto. Ai de mim se eu pego uma blusa dele e deixo a gaveta mal fechada. Ele logo me repreende: "mamãaae, é assim que se deixa a gaveta? É assim?"

    ResponderExcluir
  2. Antonio e Sonia. Meu filho também tem mania de querer sincronizar os relógios... he he.. Será esta uma mania típica das crianças superdotadas ??? kkkkk

    ResponderExcluir