Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CRIANÇAS PERFECIONISTAS







Crianças Superdotadas tendem a ser perfeccionistas.



Problemas de ansiedade !



Já falei, alguma vezes, aqui no meu blog, sobre esta característica do perfeccionismo das crianças superdotadas.




A busca saudável de excelência significa fazer o melhor que pode com o tempo e as ferramentas que você tem, e depois seguir em frente. Perfeccionismo doentio deixa um continuamente insatisfeito, como o trabalho nunca é "suficientemente bom".





Um número significativo de crianças superdotadas, talvez até 20% sofrem de perfeccionismo na medida em que é cria problemas para eles.




As crianças perfeccionistas revelam geralmente um alto nível de desenvolvimento cognitivo. Mas também são vítimas de frequentes episódios de ansiedade porque nem sempre conseguem realizar as coisas com o esmero, o detalhe e a qualidade que elas próprias esperam de si. O seu mecanismo de resposta, o controle de reação, é um processo de auto-censura exigente. Por outro lado, podem ser alvo fácil da chacota dos colegas menos preocupados com o rigor dos desempenhos.

  


Às vezes as crianças superdotadas são tão perfeccionistas que não concluem uma tarefa por medo da avaliação de quem as acompanham. Assim, elas podem obter notas baixas e se destacarem como crianças pouco inteligentes. (http://educacaoinfantil.pro.br/crianca-superdotada-apenas-brilhante.html)



Por isso, pais de crianças superdotadas perfeccionistas, fiquem atentos ao nível de exigëncia de seus filhos e de suas cobranças. Se notarem que a cobrança está fora do normal, que foge ao controle deles e de vocês, ou que traz para a criança sofrimento, é porque está na hora de buscar ajuda de um profissional (pscicólogo, de preferência especializada em superdotação, para que compreenda melhor esta característica da criança e a respeite e a ajude a entender e a lidar de uma forma saudável com este perfeccionismo).

Um comentário:

  1. Minha filha sempre foi perfeccionista, mas com o tempo ela foi controlado melhor isso, acho q pq a gente n fica cobrando dela. Acho q esse perfeccionismo e ansiedade tendem a piorar dependendo da criação q a criança tem.

    ResponderExcluir