Ando muito
preocupada com uma constatação recente acerca do Judiciário Paulista em torno
de questões judiciais envolvendo os direitos educacionais das crianças
superdotadas.
Nem juízes e nem os
promotores, que são os profissionais responsáveis pela condução dos processos
judiciais ; as pessoas responsáveis por decidir o futuro escolar de nossas
crianças, conhecem o que é a superdotação, como ela é identifica e quais são os
direitos que estas crianças têm direito.
Infelizmente, ainda
a associam a superdotação à genialidade e isto torna a situação de tomar uma
decisão sobre a educação de uma criança ainda mais complicada, porque as nossas
crianças contam com profissionais (juízes e promotores) despreparados para decidir
questões jurídicas que envolvam a superdotação e as nossas crianças
superdotadas correm o risco de não terem os seus direitos garantidos por conta
desta “ignorância” do nosso Judiciário.
Por sorte, por
enquanto, consegui resolver todos os casos judiciais, que chegaram até os meus
cuidados para resolver. Entretanto, em cada um dos processos, eu tive que ter
uma conversa particular com o promotor do caso e com o juiz, para explicar para
eles o caso, e quais eram os direitos daquelas crianças especificamente. Por
enquanto funcionou.
No meio desta
avalanche de 70 (setenta) mandados de segurança, que eu impetrei para garantir
a matrícula, no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças, que completam
seis anos, depois de 30 de Junho de 2.012, foram diagnosticadas cerca de 12
(doze) crianças com altas habilidades. Nenhuma delas era academicamente assim
tão avançada, como os casos que temos conhecimento na Comunidade do Orkut, que
eu era proprietária, ou no meu grupo do facebook, que leva o mesmo nome que
este blog, ou até mesmo através dos relatos que recebo aqui no blog, ou por
e-mail dos meus leitores, mas, todas estas 12 tiveram as altas habilidades
detectadas em suas avaliações por um critério adotado pela sua avaliadora e
isto é indiscutível, pois todas estas 12 crianças passaram por vários testes,
até que a avaliadora concluísse o diagnóstico.
Eu considero que as
crianças com altas habilidades têm os mesmo direito constitucional à educação
que todas as demais crianças brasileiras, que são : a) direito à
educação ; b) direito ao acesso de ensino mais elevado ; c) os mesmos direitos
previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (que reforça a mesma
prerrogativa indicada na nossa Constituição) ; d) os mesmos direitos previstos
em nossa Lei de Diretrizes Básicas de que a criança deve ingressar no Ensino
Fundamental com 6 anos, independentemente do critério cronológico e e) assim
como entendo que deveria ser levado em consideração a capacidade acadêmica de
cada criança individualmente, para a classificação de série, nas escolas.
Porém, além de
todos estes direitos acima especificados, entendo que as crianças superdotadas
também têm direito ao previsto nos artigos 58 e 59 da Lei de Diretrizes Básicas
da Educação e, nos meus mandados de segurança, que dizem respeito à crianças
com avaliação indicando altas habilidades, eu chamei a atenção do juiz para
o resultado da avaliação (indicando as altas habilidades) e pedi que fosse
garantido àquelas crianças, além dos direitos previstos em nossa Constituição
Federal, o disposto nos artigos 58 e 59, ou seja, Direito à uma Educação
Especial, abaixo relacionados :
CAPÍTULO V - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Art. 58. Entende-se
por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação
escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Art. 59.
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
II - terminalidade
específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a
conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências,
e aceleração para concluir em menor tempo o programa
escolar para os superdotados ;
Entretanto, o que era
para ser um reforço à minha tese de mandado de segurança, já
que estas crianças passaram por uma avaliação, em que tiveram as suas altas
habilidades identificadas, virou um pesadelo prá mim, profissionalmente, pois
qual não foi o meu espanto, quando um promotor que cuida de alguns casos meus,
opinou pelo indeferimento dos meus mandados de segurança, por entender que a
superdotação tem que ser provada por perícia e que eu não devia me valer dos
mandados de segurança, para exigir a matrícula destas crianças no primeiro ano
do ensino fundamental !
O
mais curioso e irônico é para todos os meus outros 58 mandados de segurança,
que eu impetrei, em que as crianças ou não foram avaliadas ou tiveram
avaliações normais (sem superdotação), ou seja, nos casos em que as
inteligências das crianças era inferior à estas crianças superdotadas, o
Promotor opinou pela concessão da liminar. Mas, nos casos de algumas
destas crianças superdotadas (e não foi em todos os casos de crianças
superdotadas) ele opinou o contrário. Ou seja, as crianças superdotadas, pela
ótica do Judiciário, não têm direito à progressão de série, simplesmente
porque, para ele, estas crianças teriam que ter a sua capacidade acadêmica e
inteligência superior a ser provada por
... PERÍCIA ???
Como o foco destes meus mandados de segurança não é
provar que as crianças são superdotadas e nem se trata casos de aceleração de
série, mas, de simples continuidade, progressão de seus estudos, preferi
peticionar para a juíza e conversei com ela, explicando que o casos destes meus
clientes, que tiveram a superdotação apontada em seus laudos, era igualzinho aos
outros casos de clientes que eu estava defendendo e que tinha conseguido as
liminares, e que estas crianças não poderiam ser prejudicadas, simplesmente,
porque eram mais inteligentes do que as outras.
A juíza veio com uma conversa sem pé nem cabeça de
rótulos, que não se deve rotular as crianças, e um blá blá blá totalmente sem
sentido, até que eu me coloquei e expliquei, em rápida síntese, do que se trata
a superdotação. Que não estamos diante de gênios (ao menos, não neste momento),
mas de crianças que, simplesmente, são mais inteligentes do que as outras e não
devem ser penalizadas por conta disto. Expliquei a ela que toda a minha tese
era idêntica à das outras crianças, ditas “normais” e para ela esquecer do que
ela considera como “rótulo”, mas se focar tão somente no meu pedido de
matrícula no primeiro ano. Só assim, eu consegui convencê-la. Ela
(juíza) voltou atrás, e foi a vez de eu conversar com o promotor e explicar
para ele, a mesma coisa. Ele (o promotor) também voltou atrás, entendeu o meu
ponto de vista e, no final, todos os casos destas crianças que precisam ser
matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental vão ser deferidos e esta
questão, ao menos, está resolvida.
Mas, no meio de toda esta conversa, eu indaguei o
promotor, perguntando a ele, se, num caso em que eu estiver discutindo a
aceleração de série, para crianças superdotadas, ou em que estiver pleiteando
alguma das garantias previstas no artigo 59 da nossa Lei de Diretrizes Básicas
da Educação, se, realmente,
ele achava que a criança superdotada em questão teria que se submeter à
perícia, qual seria o profissional a realizar esta perícia. Ao
que ele me respondeu : “ Um especialista ! “ Ora, alguns de nossos laudos foram feitos, de fato,
por especialistas da área, outros, por psicólogas que sabem aplicar estes
testes. Percebi, de cara, que o tal promotor, sequer imagina quem é o profissional
que faz este tipo de avaliação e como ela deve ser feita. E fiquei curiosa,
pensando, quem na vã imaginação dele,
ele consideraria como especialista para considerar se a referida criança é ou
não superdotada ??? kkkkk
Nos meus próximos casos em que envolver direitos de
crianças superdotadas, tais como a aceleração de série, só vou me valer de
laudos feitos pelos profissionais do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação,
coordenado pela Dra. Christina Cupertino, uma das maiores especialistas do
Brasil em superdotação. Agora, vai ser engraçado, caso, realmente, o promotor
insista para estes futuros casos na realização de perícia técnica para
comprovar se, de fato, a criança é superdotada. Pois, quem ele
pretende chamar para fazer a perícia e questionar um laudo feito por uma das
maiores especialistas brasileiras em superdotação (Dra. Christina Cupertino) ? Será que ele pretende trazer o Renzulli ou o Gardner para fazer esta "perícia" ? kkkkk
Christina Menna Barreto Cupertino
Graduação em Psicologia pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia
(Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995).
Professora titular da Universidade Paulista, ministrando as
disciplinas de estágio "Oficinas de Criatividade" e
"Intervenções Psicoeducativas". Líder do grupo de pesquisa
"Inteligência e Criação" e membro do grupo de pesquisa "Talento
Criativo". Pesquisadora do GT Práticas Psicológicas em Instituições da
ANPEPP. Experiência na área de intervenções psicoeducativas, trabalhando com
Oficinas de Criatividade em uma variedade de instituicões e comunidades. Trabalhos
na área de Educação Especial, principalmente sobre os temas da atenção à
diversidade, oficinas criativas como forma de atendimento psicológico e
atendimento às altas habilidades.
Endereço profissional
|
Universidade
Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Bacelar.
R. Dr. Bacelar, 1212 V. Clementino 04026-002 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55864071 URL da Homepage: http://unip.br |
Formação acadêmica/Titulação
1988 - 1990
|
Mestrado em
Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4) .
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Teoria e prática do psicodiagnóstico fenomenológico: uma análise dos desencontros, Ano de Obtenção:1990. Orientador: Luis Claudio Mendonça Figueiredo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior . Palavras-chave: psicdiagnóstico; fenomenologia existencial; práticas clínicas. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Saúde humana. |
1978 - 1979
|
Especialização em
Especialização Em Aconselhamento Psicológico .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. |
1970 - 1976
|
Graduação em
Psicologia .
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. |
Atuação profissional
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
|
Vínculo institucional
|
2004 - Atual
|
Vínculo: Colaborador,
Enquadramento Funcional: colaborador
|
Outras informações
|
colaboradora do
Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial, do
Laboratório de Estudos do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar do
Imaginário e Memória
|
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
|
Vínculo institucional
|
1986 - Atual
|
Vínculo: Celetista
formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40,
Regime: Dedicação exclusiva.
|
Atividades
|
3/1990 - Atual
|
Pesquisa e
desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.
|
3/1988 - Atual
|
Ensino, Nível: Graduação.
|
Disciplinas
ministradas
Oficina de Criatividade |
6/1986 - Atual
|
Direção e administração, Pró-Reitoria
de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.
|
Cargo ou função
Coordenador de Programa. |
3/1986 - Atual
|
Serviços técnicos
especializados , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.
|
Serviço realizado
Consultoria em Psicologia - Programa Objetivo de Incentivo ao Talento. |
Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
|
Vínculo institucional
|
2008 - 2008
|
Vínculo: Consultor,
Enquadramento Funcional: consultor
|
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO,
Brasil.
|
Vínculo institucional
|
2007 - 2007
|
Vínculo: Consultor,
Enquadramento Funcional: consultor
|
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
|
Vínculo institucional
|
1979 - 1987
|
Vínculo: Servidor
público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
|
Atividades
|
3/1979 - 6/1987
|
Ensino, Nível: Graduação.
|
Disciplinas
ministradas
Psicodignóstico Terapia de adultos |
1.
|
Processos de criação
e práticas educativas
|
Objetivos: Pesquisar os aspectos constitutivos dos processos de criação, bem como as
condições ambientais para seu desenvolvimento. Desenvolver, implantar e
investigar atividades que favoreçam o desenvolvimento do potencial criador do
sujeito, em contextos educacionais variados..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação; Saúde humana. Palavras-chave: altas habilidades; criatividade; cursos extracurriculares; educação universitária; formação de psicólogos; oficinas criativas. |
Membro de corpo editorial
1995 - Atual
|
Periódico: Gifted Education International (0261-4294)
|
1997 - Atual
|
Periódico: Ideacción
|
2007 - Atual
|
Periódico: Imaginário (USP)
|
Áreas de atuação
1.
|
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos
Específicos de Educação / Especialidade:Educação Especial.
|
2.
|
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia
do Ensino e da Aprendizagem /Especialidade: Programação de
Condições de Ensino.
|
3.
|
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação
de psicólogos.
|
4.
|
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia
do Desenvolvimento Humano.
|
Idiomas
Inglês
|
Compreende Bem, Fala
Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
|
Francês
|
Compreende
Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
|
Espanhol
|
Compreende Bem, Fala
Pouco, Lê Bem.
|
Produção bibliográfica
|
Artigos completos publicados em periódicos
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
BARBOSA, C. R. ; FALECK, G. N. . Hacia un quehacer psicológico creativo: la
preparación para la atención a la diversidad. Revista
de Psicologia (Peru), v. XXVI, p. 63-91, 2008.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Differentiated curriculum for
gifted students by providing accelerated options. Gifted Education
International, v. 23, p. 19-31, 2007.
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
FALECK, G. N. ; BARBOSA, C. R. . O trabalho com arte, o fazer psicológico e o
compromisso social. Imaginário (USP), v. 15,
p. 223-250, 2007.
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
GIANETTI, S. R. B. . From immobility to
realization: the steps of a path of creation. Gisfted Education
International, Oxon, UK, v. 21, n. 1, p. 44-53, 2006.
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Oficinas de
Criatividade na formação de jovens para a ação comunitária. Psicología para América Latina, v. 5, p. 3, 2006.
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
GIANETTI, S. R. B. . Da imobilidade à realização: os passos de uma trajetória
de criação. Educação, PORTO ALEGRE, v. N. 1, n. ano
XXVIII, p. 65-80, 2005.
|
7.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Correspondet´s report: Latin America. ECHA News, Grã-Bretanha, v. 18, n. 01,
p. 9-9, 2004.
|
8.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Criatividade na diferença. Boletim Gol de Letra, São Paulo, 2004.
|
9.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SAMPAIO, T. P. A. . El carácter complejo de la creatividad: discusión sobre
la visón conductista radical. Ideacción (Online),
Valladolid, v. 23, p. 25-39, 2004.
|
10.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SAMPAIO, T. P. A. . Existe criatividade? A visão do behaviorismo radical. Inter.Ação.com, São Paulo, p. 01-15, 2004.
|
11.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
PEREZ, S. G. P. A. . Working with the gifted
in Brazil today. ECHA News, Nijmegen, v. 17, n. 1, p. 4-5, 2003.
|
12.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Educação de Talentos, desenvolvimento de potenciais diferenciados. Linha Direta, Belo Horizonte, n. 67, p. 14-15, 2003.
|
13.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
A identificação de potenciais diferenciados: encontros e desencontros de uma
equipe de pesquisa em uma comunidade de periferia de São Paulo. Boletim APEPICTa, Porto, v. 4, n. 5, p. 30-39, 2001.
|
14.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Practicas Educativas: la universidad y la escuela cooperan para ayudar a los
potenciales diferenciados. Ideacción, p. 135-146,
2000.
|
15.
|
CUPERTINO, C. M. B. . The limits of traditional
evaluation and the identification of gifted children in a Brazilian. Gifted
Education International, Grã-Bretanha, v. 15, n. 1, p. 71-79, 2000.
|
16.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Alfabetização precoce: condição para adiantamento escolar?. Dois Pontos
Teoria e Prática da Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 41, p. 59-61, 1999.
|
17.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Discovering feelings: an activity
for second graders. Gifted Education International, Inglaterra, v. 11, n. 3,
p. 33-38, 1999.
|
18.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Afrontando la diferencia: un programa de apoyo para alumnos superdotados en
edad escolar. Interacción, Valladolid
- Espanha, v. 12, n. 12, p. 12-19, 1997.
|
19.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Interdisciplinaridade e Psicologia: algumas reflexões. Interações, São Paulo, v. 2, n. 3, 1997.
|
20.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Educação dos diferentes: notas sobre uma revisão das relações entre
Psicologia e Educação. Dois Pontos: Teoria e Prática em Educação, Belo
Horizonte, v. 4, n. 31, p. 69-70, 1997.
|
21.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Collaborating to meet the needs
of gifted children in Brazil. Theory Into Practice, Ohio - Illinois - EUA, v.
35, n. 3, p. 220-224, 1996.
|
22.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Inteligência emocional: uma questão de Educação. Dois Pontos: Teoria e
Prática em Educação, Belo Horizonte, v. 3, n. 29, p. 69-70, 1996.
|
23.
|
CUPERTINO, C. M. B. . The crisis of rationality: what
happens to intelligence?. Gifted Education International, Inglaterra, v. 11,
n. 3, p. 143-148, 1996.
|
Livros publicados/organizados ou edições
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. (Org.) ;
HALPERN-CHALOM, M. (Org.) ; ANDRADE, A. N. (Org.) ; OSTRONOFF, V. H. (Org.) ;
FAVERO, C. B. (Org.) ; Baldin, P.D. (Org.) ; LILIENTHAL, L. A. (Org.) ;
MORATO, H. T. P. (Org.) ; BERNARDO, P. P. (Org.) ; MELHEM, T. X. (Org.) ; GOMES,
N. C. (Org.) ; OLIVEIRA, M. H. C. (Org.) ; DEFACIO, L. A. (Org.) ; GAUCHER,
L. T. (Org.) ; SANTESSO, W. A. N. (Org.) . Espaços de Criação em Psicologia:
oficinas na prática. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2008. v. 1000. 236 p.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. (Org.)
. Um olhar para as altas habilidades - construindo caminhos. 1. ed. são
paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação/Secretaria da Educação,
2008. v. 1. 87 p.
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Criação e formação.
1. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2001. v. 500. 255 p.
|
Capítulos de livros publicados
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de Criatividade - uma introdução. In: Christina M.B. Cupertino.
(Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 7-12.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Arte em Psicologia e Educação: o uso de recursos expressivos no passado
recente. In: Christina M.B. Cupertino. (Org.). Espaços de Criação em
Psicologia: oficinas na prática. 1 ed. São Paulo:
Annablume, 2008, v. , p. 13-36.
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de Criatividade para Jovens em Situação de Risco. In: Christina M.B.
Cupertino. (Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 141-152.
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SABATELLA, M. L. . Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas
habilidades/superdotação. In: Denise de Sousa Fleith. (Org.). A construção de
práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, v.
1, p. 67-80.
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
GUENTHER, Z. ; DELOU, C. ; PEREZ, S. G. P. A. . Diversity and Gifted Education: four Brazilian
examples. In: Wallace, B.; Eriksson, G.. (Org.). Diversity in Gifted
Education - International perspectives on global issues. 1ª ed. Londres:
Routledge, 2006, v. , p. 158-164.
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
O psicodiagnóstico fenomenológico e os desencontros possíveis. In: Mariliia
Ancona Lopez. (Org.). Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo:
Cortez, 1995, v. , p. -.
|
7.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
ANCONA-LOPEZ, M. . Brazilian middle class
gifted students and their perceptions of leadership roles. In: Franz Mönks;
Peters. (Org.). Talent for the future. Maastricht: Van Gorcum, 1992, v. , p.
-.
|
Textos em jornais de notícias/revistas
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. . University/School cooperation in
educating the highly able. ECHA News, Basingstoke, p. 13 - 14, 01 nov. 2006.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
PIZA, R. A. S. T. . Incentivo à criatividade, desenvolvimento afetivo e
inserção social. Boletim da Apepicta,
Porto - Portugal, p. 9 - 22, 01 nov. 2004.
|
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz?. In: 8º
Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, 2008, São Paulo. 8º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em
Instituições, 2008.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
O cultivo da imaginação e a atenção à diversidade. In: 7º Simpósio Nacional
de Práticas Psicológicas em Instituição, 2007, São Paulo. Anais do 7º
Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. São Paulo : PUC/Liber Livro. p. 1-12.
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Fenomenologia e Arte: o trabalho com Oficinas. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO
DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL, 2006, São Paulo. Anais do VIII CONGRESSO
BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL, 2006.
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Criação e formação: a Oficina de Criatividade revisitada. In: VI Simpósio de
Práticas Clínicas em Instituição, 2006, Vitória. Anais do VI Simpósio de
Práticas Clínicas em Instituição. Vitória : GM, 2006. p.
7-11.
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de Criatividade. In: 13º Encontro de Serviços-escola de São Paulo, 2005,
São José dos Campos. Anais do 13º Encontro de Serviços-escola de São Paulo,
2005.
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
O Atendimento ao superdotado no Estado de São Paulo: Programa Objetivo de
Incentivo ao Talento. In: 1º Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para
Superdotação, 2004, Brasilia. Anais do 1º Encontro Nacional do Conselho
Brasileiro para Superdotação, 2004.
|
7.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Project for early identification
of gifted children in Brazil. In: 14th Beinnial Conference of the World
Council for Gifted and Talented Children, 2003, Barcelona. The world of
information: opportunities and challenges for the gifted and talented.
Valladolid : Centro Huerta del Rey, 2001. p. 64-68.
|
8.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Pesquisa e criação. In: 3º Encontro de Iniciação Científica da Universidade
Paulista, 2001, São Paulo. Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica da
Universidade Paulista, 2001. p. 9-10.
|
9.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Atenção à diversidade: subsídios para reflexão. In: 3o. Congresso
Iberoamericano de Educação Especial, 1998, Foz do Iguaçu. Anais do 3o. Congresso Iberoamericano de Educação
Especial, 1998. p. 315-317.
|
10.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Criatividade, experiência estética e formação profissional. In: 1o. Congresso
internacional de Criatividade, 1998, São Paulo. Criatividade: uma busca
interdisciplinar. São Paulo : UNESP, 1998.
p. 116-118.
|
11.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Educação dos diferentes no Brasil: o caso da superdotação. In: 1o. Congresso
Internacional de Educação da Alta Inteligência, 1998, Mendoza. Anais do 1o.
Congresso Internacional de Educação da Alta Inteligência, 1998. p. 98-107.
|
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de Criatividade na formação de psicólogos. In: 1º Congresso Brasileiro
de Psicologia: Ciência e Profissão, 2003, São Paulo. Anais do 1º Congresso
Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002.
|
Resumos publicados em anais de congressos
|
1.
|
ANDRADE, A. N. ;
CUPERTINO, C. M. B. ; Barreto, C. ; MORATO, H. T. P. ; SZYMANSKI, H. ; Sá,
R.N. ; Cury, V. E. ; Dutra, E. . Práticas psicológicas em instituição:
atenção, desconstrução e invenção. In: XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio
Científico da Anpepp, 2008, Natal - RN. XII Simpósio de Pesquisa
e Intercâmbio Científico. p. 120-122.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Estrategias para el desarrollo del pensamiento creativo en el trabaljo
académico. In: 31º Congreso Interamericano de Psicología, 2007, Cidade do
México. Anais do 31º Congreso Interamericano de Psicología, 2007. v. CD.
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SANTANNA, L. A. . Oficinas de Criatividade para criancas de 6 a 7 anos
portadoras de altas habilidades. In: 14º Encontro de Serviços-Escola de
Psicologia do Estado de São Paulo, 2006, São Paulo. Anais do 14º Encontro de
Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2006. p. 44.
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
A afetividade na formação do psicólogos: o trabalho com oficinas de
criatividade. In: 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São
Paulo. resumos do 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Arte, Educação e Psicologia: tendências e possibilidades. In: 1º Congresso
Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Resumos do 1º Congresso
Latino Americano de Psicologia, 2005.
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de criatividade na formação de jovens da periferia. In: 1º Congresso
Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Resumos do 1º Congresso
Latino Americano de Psicologia, 2005.
|
7.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficinas de criatividade na formação de jovens para a ação comunitária. In:
XVIII congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria
Infantil, 2005, Curitiba. O futuro de uma geração,
2005. p. 5-5.
|
8.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Workshop "Oficinas de Criatividade". In: 13º ENCONTRO DE
SERVIÇOS-ESCOLA DE S. PAULO, 2005, São José dos Campos. Anais do 13º ENCONTRO
DE SERVIÇOS-ESCOLA DE S. PAULO, 2005.
|
9.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Oficina de criatividade e seu efeito terapêutico em dependentes químicos. In:
13º Encontro de serviços-escola do Estado de São Paulo, 2005, São José dos
Campos. Anais do 13º Encontro de serviços-escola do Estado de São Paulo,
2005.
|
10.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
FLEITH, D. S. ; ALENCAR, E. S. . Measurement instruments
and strategies for the study and development of creativity. In: The World
Council 16th Biennial Conference, 2005, Nova Orleans. Celebrating les enfants
surdoués du monde, 2005. p. 63-63.
|
11.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
O uso de recursos expressivos na formação de psicólogos: uma experiência de
estágio. In: 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de
Psicologia, 2002, São Paulo. Anais do 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do
Conselho Federal de Psicologia, 2002.
|
12.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Curador ferido à mostra: o espaço da criação na formação de psicólogos. In:
1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, 2002,
São Paulo. Anais do 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal
de Psicologia, 2002.
|
13.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Project for the early
identification of gifted children - the Brazilian results. In: 14 World
Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, 2001,
Barcelona. Anais do 14 World Conference of the World Council for Gifted and
Talented Children, 2001. p. 27.
|
14.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
FORGHIERI, M. ; BERNARDO, P. P. . O uso de recursos expressivos e a formação
profissional. In: 5º Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para
Todos, 2000, Brasília. Anais do 5º Congresso Nacional de Arte-Educação na
Escola para Todos, 2000. v. 0. p. 151-151.
|
15.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Desenvolvimento pessoal dos mais capazes. In: 4º Encontro Nacional sobre
educação de Bem dotados e Talentosos, 2000, Lavras. Anais do 4º Encontro
Nacional sobre educação de Bem dotados e Talentosos, 2000. v. 0. p. 22-22.
|
16.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SABATELLA, M. L. . Identificação de talentos: fundamentos e limites. In:
Congresso Internacional sobre superdotação; 3o. Congresso Iberoamericano
sobre superdotação, 1998, Brasília, 1998. p. 89.
|
17.
|
CUPERTINO, C. M. B. . The limits of traditional
evaluation and the identification of gifted children in a Brazilian favela.
In: 12th World Conference on Gifted and Talented Children, 1997, Seattle.
Proceedings of the 12th World Conference on Gifted and Talented Children,
1997. p. 129.
|
Apresentações de Trabalho
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
A identificação de talentos em populações de baixa renda: impedimentos e
possibilidades. 2006. (Apresentação de
Trabalho/Congresso).
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Atenção à diversidade - Oficinas de sensibilização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
|
Demais tipos de produção bibliográfica
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Quem joga o jogo de quem?. São Paulo, 2003. (Prefácio,
Pósfacio/Apresentação).
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
A construção do psicoterapeuta. São Paulo, 2002. (Prefácio,
Pósfacio/Apresentação).
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. . A coragem de ser
superdotado, 2002. (Tradução/Livro).
|
Produção técnica
|
Demais tipos de produção técnica
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Um olhar para as altas habilidades. 2008. (Curso de curta duração
ministrado/Outra).
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
SABATELLA, M. L. . Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas
habilidades/superdotação. 2007. (Curso de curta
duração ministrado/Outra).
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Um olhar para a superdotação. 2007. (Curso de curta duração
ministrado/Outra).
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Criação e formação: a fenomenologia das oficinas de criatividade revisitada. 2007. (Relatório de pesquisa).
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. . Oficinas de
Criatividade na formação de jovens para ação comunitária. 2005. (Relatório de pesquisa).
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Arte, Psicologia e Educação: tendências e possibilidades. 2003. (Relatório de pesquisa).
|
7.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Indicação de professores na identificação de superdotados. 2001. (Relatório de pesquisa).
|
8.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
Inventário para a identificação precoce de alunos superdotados. 1999. (Relatório de pesquisa).
|
Participação em bancas examinadoras
|
Dissertações
|
1.
|
MORATO, H. T. P.;
Falcão, D. V. da S.; CUPERTINO, C. M. B.. Participação em banca de Luciene
Freitas Duarte. Um serviço de atenção psicológica a terceira idade: à
pro-cura da demanda. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.
|
2.
|
FUGEUIREDO, L. C. M.;
FERREIRA, R. F.; CUPERTINO, C. M. B.. Participação em banca de Angela Maria
Sieiro de Toledo Piza. A formação do psicólogo: a ética do cuidado em jogo. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) -
Pontifícia Universidade Católica SP.
|
Teses de doutorado
|
1.
|
Berlinck, M. T.;
SILVA, P. J. C.; CINTRA, E. M. U.; MARRACCINI, E. M.; CUPERTINO, C. M. B..
Participação em banca de Regina Maria Guisard Gromann. O erotismo da mulher
na maturidade. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) -
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
|
2.
|
FIGUEIREDO, L. C. M.;
Naffah, A.; Passos, M. C.; Ancona-Lopez, S.; CUPERTINO, C. M. B..
Participação em banca de Iaraci Fernandes Advíncula. Escuta clínica e o
imponderável: aspecto vitalizante do acontecer humano. 2007. Tese (Doutorado
em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo.
|
Qualificações de doutorado
|
1.
|
Cury, V. E.;
Vaisberg, T.M.J.A.; CUPERTINO, C. M. B.. Participação em banca de Giuliana
Gnatos Lima Bilbao. Oficina de pintura: estudo fenomenológico em um serviço
de Psicologia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) -
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
|
Participação em bancas de comissões julgadoras
|
Avaliação de cursos
|
1.
|
FEITOSA, M. A. G.;
CUPERTINO, C. M. B.. Curso de Psicologia. 2003. Faculdade Natalense para o
Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
|
Outras participações
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B..
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2006.
Universidade de São Paulo.
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B..
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2004. Escola Politécinca de São Paulo.
|
Participação em eventos
|
1.
|
XII Simpósio de
Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Práticas psicológicas em
instituição: atenção, desconstrução e invenção. 2008. (Simpósio).
|
2.
|
7º Simpósio Nacional
de Práticas Psicológicas em Instituição.7º Simpósio Nacional de Práticas
Psicológicas em Instituição. 2007. (Simpósio).
|
3.
|
Fenomenologia e Arte:
o trabalho com Oficinas.VIII Congresso Brasileiro de Psicoterapia
Existencial. 2006. (Congresso).
|
4.
|
A afetividade na
formação de psicólogos.1º Congresso Latino Americano de Psicologia. 2005. (Congresso).
|
5.
|
Arte, Psicologia a
Educação: tendências e possibilidades.1º Congresso Latino Americano de
Psicologia. 2005. (Congresso).
|
6.
|
Measurement instruments and strategies for the study
and development of creativity.16th Biennial Conference of the World Coucil
for Gifted and Talented Children. 2005. (Congresso).
|
7.
|
Workshop
"Oficinas de Criatividade".13º Encontro de Serviços-escola de São
Paulo. 2005. (Encontro).
|
8.
|
IV Congreso
Iberoamericano de Psicologia.Formación de psicólogos y atención a la
diversidad. 2004. (Congresso).
|
9.
|
1º Congresso Nacional
do Conselho Brasileiro de Superdotação.O Atendimento ao superdotado no Estado
de São Paulo: PROGRAMA OBJETIVO DE INCENTIVO AO TALENTO POIT. 2004. (Congresso).
|
10.
|
Jornada-seminário:
Psicologia Interventiva.Pesquisa Interventiva. 2004.
(Seminário).
|
11.
|
5º Simpósio do grupo
de pesquisa.Atenção psicológica e práticas psicoeducativas - mesa redonda. 2004. (Simpósio).
|
12.
|
10º Simpósio de
Pesquisa e Intercâmbio Científico.Oficinas de Criatividade. 2004. (Simpósio).
|
13.
|
5º Simpósio do grupo
de pesquisa.Atenção psicológica e práticas psicoeducativas - workshop. 2004. (Oficina).
|
14.
|
23º Congresso
Interamericano de Psicologia.Actividades extracurriculares del Programa
Objetivo de Incentivo al Talento. 2003. (Congresso).
|
15.
|
23º Congresso
Interamericano de Psicologia.Los dilemas profesionales en la evaluación de
talentosos en diferentes contextos socioculturales. 2003. (Congresso).
|
16.
|
10º Encontro Nacional
de Psicólogos da Área Hospitalar.Oficinas de Criatividade. 2003. (Encontro).
|
17.
|
3º Encontro
Unip-Objetivo de Criatividade.Oficinas de Criatividade: pressupostos e
fundamentos. 2003. (Encontro).
|
18.
|
1º Congresso
Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.Oficinas criativas na formação de
psicólogos. 2002. (Congresso).
|
19.
|
The 14th Biennial Conference of the World Council for
Gifted and Talented Children.Project for the early identification of gifted
children: the Brazilian results.. 2001. (Congresso).
|
20.
|
1º Encontro
Unip-Objetivo de Criatividade.1º Encontro Unip-Objetivo de Criatividade. 2001. (Encontro).
|
21.
|
1ª Mostra de Práticas
em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia.Curador ferido à mostra: o
espaço da criação na formação de psicólogos. 2001.
(Outra).
|
22.
|
1ª Mostra de Práticas
em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia.O uso de recursos expressivos
na formação de psicólogos: uma experiência de estágio. 2001. (Outra).
|
23.
|
3ª Conferencia Internacional de Psicología de la
Salud.The opened door to the personal development of trainee psychologists.
2000. (Congresso).
|
24.
|
3ª Conferencia Internacional de Psicología de la
Salud.The creative process and the development of the professional role in
trainee psychologists in a public Brazilian general hospital.. 2000.
(Congresso).
|
25.
|
5º Congresso Nacional
de Arte-Educação na escola para Todos.O uso de recursos expressivos e
formação profissional. 2000. (Congresso).
|
Organização de eventos
|
1.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. 2007. (Congresso).
|
2.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
Yehia, T. . 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2007. (Congresso).
|
3.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
4º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2004.
(Congresso).
|
4.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
CORREA, L. C. C. . 3º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2003. (Congresso).
|
5.
|
CUPERTINO, C. M. B. ;
CORREA, L. C. C. . 2º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2002. (Congresso).
|
6.
|
CUPERTINO, C. M. B. .
1º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2001.
(Congresso).
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