Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONHEÇAM O TRABALHO DO ACERTA DO RIO DE JANEIRO






Assessoria Cultural
e Educacional no
Resgate a Talentos
Acadêmicos

Quem Somos

A ACERTA é uma empresa de assessoria educacional e cultural voltada para o trabalho com crianças e jovens, suas famílias, instituições educacionais e sociais, e profissionais
de educação e saúde
.

Missão
A missão da ACERTA é disseminar conhecimentos e proporcionar oportunidades de enriquecimento educacional
e cultural com vistas ao desenvolvimento de crianças e jovens em geral e superdotados em especial.

Talentos

As crianças e jovens portadores de talentos acadêmicos geralmente apresentam precocidade no desenvolvimento verbal e no desenvolvimento do pensamento lógico. Além disso, frequentemente, aprendem com pouca ajuda ou estímulo de um adulto e de modo diferente do usual.



Apresentam grande curiosidade e preferência por novidades, excelente capacidade de memorização, persistência e concentração nas tarefas, interesses obsessivos e altos níveis de energia.

Atividades Acadêmicas


Participação em Congressos :

XIII congresso Nacional das Associações Pestalozzi – 2011
8ª Jornada Internacional de Educação - Rio de Janeiro – 2011
Educador Futuro - Fortaleza – 2011
Congresso do ConBraSD - Curitiba – 2010
Creativity and Inteligence at work - Universidade de Kansas - EUA – 2009
Congresso do ConBraSD - Canela – 2008
UNIP - São Paulo – 2008
Congresso do ConBraSD - Pirinópolis – 2006

Palestras
APPAI - Rio de Janeiro - 2011
Identificação e educação de alunos superdotados - Colégio Corcovado - Rio de Janeiro - 2010
Working with gifted/underpriviledged children and adolescents in Rio de Janeiro - Universidade de Yale - EUA - 2009
Educação de superdotados - Instituto Helena Antipoff - Rio de Janeiro - 2008
Estimulando talentos em população de baixa renda - Rio de Janeiro - 2008
Associação Brasileira de Psicopedagogia - Rio de Janeiro - 2007 e 2006
Identificação de crianças superdotadas por pediatras - Rio de Janeiro - 2005
Identificação e educação de alunos superdotados - Escola Americana (OLM) Rio de Janeiro - 2005

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS
E ASSESSORIAS

Cursos

Descrição: http://www.acerta.etc.br/images/bullet.pngCurso Educação de Superdotados: Teoria e Prática, RJ – 2006 e 2011
Descrição: http://www.acerta.etc.br/images/bullet.pngCurso de Capacitação de Profissionais para atuarem com Alunos Superdotados, Angra dos Reis, RJ – 2008
Descrição: http://www.acerta.etc.br/images/bullet.pngCurso de Capacitação para Professores da 4ª CRE, RJ – 2008

Público Alvo

A ACERTA desenvolve trabalho especializado com crianças e jovens superdotados, suas famílias, profissionais e instituições de ensino e cultura.


Crianças e Jovens



· Diagnóstico
· Grupos de atendimento psicopedagógico
· Oficinas especializadas
· Acompanhamento escolar

Famílias

·


Apoio e orientação

· Palestras
· Cursos


Profissionais





· Palestras
· Supervisão
· Cursos de especialização

Instituições










· Apoio e orientação aos alunos
· Supervisão e orientação de professores
· Workshops
· Cursos de formação em serviço
· Implantação de programas de atendimentos especiais

Bibliografia

GAMA, Maria Clara Sodré S. – Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: EPU, 2006.
FLEITH, Denise de Souza – Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLEITH, Denise de Souza et al - A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. 4 volumes. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
ALENCAR, Eunice Soriano. Criatividade e Educação de Superdotados. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001
ALENCAR, Eunice Soriano. Psicologia e educação do superdotado. São Paulo: EPU, 1986.
ALENCAR, Eunice Soriano. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1997.
ALENCAR, e. S. & FLEITH, D. S. Superdotados: Depoimentos, educação e ajustamentos. São Paulo: EPU.
ANTIPOFF, Helena. A educação do bem-dotado. Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff, vol. V. Rio de Janeiro: SENAI, 1992.
FREEMAN, Joan & GUENTHER, Zenita Cunha. Educando os mais capazes: idéias e ações comprovadas. São Paulo: EPU, 2000.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GARDNER, Howard. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GARDNER, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1999.
GUENTHER, Zenita Cunha. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.
LANDAU, Erika. Criatividade e superdotação. Rio de Janeiro: Livraria Eça Editora, 1986.
LANDAU, Erika. A coragem de ser superdotado. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
NOVAES, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico do superdotado. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1979.
VIRGOLIM, A. & FLEITH, D. S. Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. Campinas: Editora Papirus.
WINNER, Ellen. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Artigos

Texto - Condições que facilitam a criatividade de Pré-escolares precoces - Maria Clara Sodré S. Gama, Ed.D

Contato

Entre em contato conosco através do telefone: 21 2537 7839 ou através do e-mail


Nenhum comentário:

Postar um comentário