Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Diferenças, Semelhanças e as características das crianças superdotadas com as Crianças Superdotadas com Síndrome de Asperger




Autor: Neihart, M. Autor: Neihart, M.


Fuente: Gifted Child Quarterly, National Association for Gifted Children. Fonte: Quarterly Criança Gifted, National Association for Gifted Children. Fall 2000. Outono 2000. Vo. Vo. 44, No. 4, pp. 44, No. 4, pp 222-230 222-230

EXTRATO


Síndrome de Asperger é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e modelo de comportamentos repetitivos e interesses. Este trasntorno também é observado em algumas crianças superdotadas. O autor propõe que as crianças superdotadas com Síndrome de Asperger podem não ser devidamente identificadas porque seus comportamentos incomuns são frequentemente atribuídos a seus dons ruins ou à dificuldade de aprendizagem. Este artigo oferece diretrizes para características distintas de crianças superdotadas das características da Síndrome de Asperger.


PESQUISA

Ao contrário de crianças autistas que, freqüentemente recebem ajuda especial nas escolas, o aluno brilhante com Síndrome de Asperger (AS) podem ser abandonados à sua sorte. Em alguns casos, não costumam permitir que os alunos superdotados com síndrome de Asperger participar do programa para crianças superdotadas na sua escola porque os professores não sabem como fazer os ajustes necessários. Experientes equipes interdisciplinares podem fazer um diagnóstico preciso de como quando incluir uma história de desenvolvimento e quando eles entendem as razões para o comportamento de uma criança. Avaliações diagnósticas incluem alguns testes formais, uma avaliação de habilidades motoras, e as observações de reciprocidade social da criança e do uso da linguagem.



Embora nenhum estudo controlado para determinar empiricamente os comportamentos que distinguem crianças superdotadas com Asperger de outras classes de superdotados, a observação clínica e os estudos de crianças superdotadas e crianças Asperger sugerem que as distinções podem ser feitas examinando um uso pragmático da linguagem, perspicácia e capacidade de compreender as perspectivas dos outros, a qualidade do seu humor, expressão emocional, e sua resposta a perturbações na rotina.


Para terem sucesso na escola, os alunos geralmente Asperger se beneficiam de auxílios visuais para gerenciar rotinas diárias e demandas sociais da sala de aula. Terapia de integração sensorial pode ser benéfica para eles, porque a sua hipersensibilidade pode interferir com o estudo ou ajustamento social. Como os alunos podem aprender habilidades sociais com um tutor de histórias social, conversas de quadrinhos e acesso visual.


À semelhança de outros distúrbios do desenvolvimento, Asperger é caracterizada por danos às habilidades de interação social e comportamentos repetitivos e acredita-se ser o resultado de uma específica do cérebro anormalidade.

Desde 1980, tem aumentado o interesse em transtornos do desenvolvimento. Indivíduos com esses transtornos compartilham certas características neuropsicológicas similares ao autismo, mas não entre os formais critérios diagnósticos para o autismo. Pode ser difícil determinar se o desenvolvimento anormal de uma criança é o resultado de sua alta resistência, uma dificuldade de aprendizagem, ou Asperger, especialmente entre as crianças altamente talentosas.


Aperger, o pesquisador, pensou que a síndrome era um transtorno de personalidade caracterizado pelo discurso pedante, problemas com interações bidirecionais, pensamento lógico excelente, áreas isoladas de interesse, e jogos repetitivos estereotipados, e ignorância das demandas ambientais. Asperger (1979) sugeriu que a síndrome fosse observada em crianças de grande inteligência e habilidades especiais. No entanto, até àquela data, a literatura clínica tinhaase concentrado n as crianças com inteligência média ou baixa. Surpreendentemente, poucos Estudos foram realizados entre talentoso AS.


Recentemente, tem havido um reconhecimento crescente entre os médicos e professores de crianças superdotadas não são diagnosticadas porque seus comportamentos incomuns são atribuídos a sua dotação, ou uma deficiência de aprendizagem. O objetivo deste artigo é discutir as semelhanças nos traços do desenvolvimento de crianças e talentosos, bem como e sugerir diretrizes para traços que distinguem Asperger e crianças superdotadas. Ele também sugere estratégias para trabalhar com crianças superdotadas com Asperger.


Crianças Asperger



Descrições clínicas de crianças Asperger incluem as seguintes características : pouca ou nenhuma empatia, padrão de fala monótona, interesses altamente idiossincrático e intensa (por exemplo, tabelas de marés, um tipo específico de desenho animado, mapas), o isolamento social como conseqüência de uma comunicação inadequada pensamentos social e inflexíveis e hábitos (Atwood, 1998, Barron e Barron, 1992, Grandin, 1992; sacos, 1995).
As crianças Aspergers e as crianças com outros transtornos do espectro autista caracterizam-se por problemas na comunicação social e persistente interesses idiossincráticos.
Em contraste com as crianças diagnosticadas com autismo, os Aspergers falam antes dos 5 anos de idade, não ficam longe e removido do grupo social, e podem mostrar uma melhoria dramática ao longo dos anos. Como adultos, como crianças podem se adaptar muito bem. Eles tendem a permanecer socialmente isolados, egocêntricos e idiossincráticos. Eles têm muitas vezes dificuldades no trabalho em equipe e ter um discurso estranho, falar e não sabe pode parecer fanatismo ou obsessivamente interessados
​​em temas específicos.
Parecem olhar através ou não olhar diretamente para aqueles que estão falando
. Os outros são geralmente considerados "outsiders" (Atwood, 1998, Barron e Barron, 1992, Grandin, 1992, Schopler e Mesibov, 1992; Szatmari, Bartolucci, Bremner, obrigação e Rico, 1989; Tantum, 1988).

Mesmo dentro do subconjunto os Aspergers variam consideravelmente. Por exemplo, alguns têm um mal desempenho, na escola, enquanto outros alcançam um nível elevado. Alguns indivíduos Aspergers apresentam hábitos inaceitáveis, como comer as coisas erradas, tocando as pessoas de forma inadequada, rangendo os dentes, e ações agressivas.

Parece haver pelo menos sete características comuns a crianças superdotadas e crianças com AS. Estas semelhanças não foram verificadas em qualquer estudo controlado, mas surgem a partir da experiência compartilhada de literatura e experiência clínica. Por exemplo, fluência verbal ou precocidade são comuns a ambos, e ambos podem ter excelentes recordações (Clark, 1992; Frith, 1991; Silverman, 1993). Eles podem mostrar um fascínio com letras ou números e desfrutar de memorizar informações iniciais. Podem demonstrar um interesse absorvente sobre um tema especializado e adquirir uma vasta quantidade de informações sobre ele (Clark, Gallagher, 1985; Klin & Volkmar, 1995). Eles podem fazer muitas perguntas e aprsentar respostas muito longas e perguntas detalhes específicos que os tornam, e parecem incapazes de parar. Como é sabido um autor talentoso, quando perguntado sobre quem foi Cristóvão Colombo, respondeu com uma dúzia de frases detalhando sua genealogia.

Os pais das crianças superdotadas e Aspergers costumam comentar sobre a recusa intransigente da criança a usar certos tipos de materiais, alimentos de uma certa textura, ou correndo de volta para sons que são particularmente desagradável, ou rejeitar certos tipos de abordagem física .


Crianças Aspergers são descritas como as crianças que têm um alcance verdadeiramente grande de recursos, bem como crianças superdotadas. Asperger (o pesquisador) observou que todas as crianças com o distúrbio parece ter "um interesse especial que lhes permite atingir níveis de desempenho extraordinário em uma determinada área" (p. 45). Este interesse é semelhante aos de crianças talentosas quando apresentam "paixões" por sua área de habilidades(Betts e Kercher, 1999; Torrance, 1965).

Os experimentos realizados tanto com as crianças, quanto o superdotado, quanto os Aspergeres são descritos com desenvolvimento desigual, particularmente quando o desenvolvimento cognitivo é comparado com o desenvolvimento social e emocional em uma idade jovem (Altman, 1983; Asperger, 1991; Hollingworth, 1942; Silverman, 1993 ).


Características que diferenciam um “normal” de uma criança superdotada e de uma criança com síndrome de Asperger (AS)



Superdotados

Linguagem : a linguagem normal, mas pode ser a de uma criança mais velha.
Resposta às rotinas : Eles geralmente apresentam resistência passiva, mas obedecê-la.

Problemas de atenção : Se ele existe, geralmente em resposta a estímulos externos.

Humor: Humor socialmente recíproco
Falta de jeito / Destreza motora : Sem características das crianças superdotadas
Expressões afetivas inadequadas / inapropriadas : Nenhuma característica

Perspicaácia : Geralmente boa

Estereotipias : Nenhuma característica


Superdotados Aspergeres :


Padrões de linguagem : Pedante, linguagem fluída.

Respostas às rotinas : Baixa tolerância para a mudança, agitação, comportamento agressivo.
Problemas de atenção: É em resposta a estímulos internos.

Humor : entender os trocadilhos, mas não aqueles que requerem a compreensão social.

Falta de jeito / Destreza motora : Entre 50-90% das crianças têm ‘ asperger clumsiness’ (trejeitos desastrados).

Expressões emocionais/ afetivas inapropriadas :
Observado quase sempre

Perspicácia : Normalmente ausente

Estereotipias : pode haver


Distinguindo uma criança superdotado de uma criança com Síndrome de Asperger


Têm sido descritas várias semelhanças entre crianças superdotadas e crianças Aspergers. A tabela acima lista alguns critérios de distinção entre eles.


Uma característica distintiva é o modelo do discurso. As crianças Aspergeres e as crianças superdotadas podem apresentar um discurso fluído, que parece caracterizado pela originalidade e pensamento analítico. Ambos os grupos de crianças podem ser altamente verbais. Frith (1991) sugeriu que uma distinção pode ser feita no discurso : Aspergeres falam sem parar, misturando no conteúdo, reflexões pessoais, e autobiográfico ilustrações. Eles fazem isso, talvez, porque eles não estão conscientes do propósito das questões.


A segunda diferença está em como eles respondem às rotinas
. Embora ambos sejam, por vezes, resistentes à exibição de rotina em casa ou na escola, crianças superdotadas não são tão rígidas sobre as rotinas, tais como as crianças que não o são. As crianças superdotadas geralmente não têm dificuldades com as mudanças que as crianças Aspergeres têm. Crianças Aspergeres podem ter grande dificuldade de planejamento e inflexível rotina de sala de aula tradicional, e podem se recusar a cooperar com as tarefas de estudo regular. As crianças superdotadas podem expressar o seu descontentamento sobre as regras e podem resistir passivamente, mas eles não tendem a entrar em pânico ou a apresentar a agressividade exibida por crianças Aspergeres. Embora ambos os superdotados e a criança Asperger podem queixar-se de programas e procedimentos, a criança Asperger é mais provável que seja obsessivo sobre ele (Barron e Barron, 1992; Clark, 1992; Klin & Volkmar, 1995)

Há também uma diferença no comportamento das crianças Aspergeres e que é tido e caracterizado como excêntrico em relação às crianças superdotadas. Margaret Dewey (1992) escreveu sobre as diferenças entre autistas e as excentricidades diferentes exibidos por crianças talentosas para o jardim de infância. Suas observações podem ser úteis, para tentar traçar uma linha entre o comportamento normal e comportamento talentoso, como ela observou que a pessoa média está consciente de excêntrico do que os outros vêem o seu comportamento estranho, enquanto o indivíduos com Aspergeres não estão cientes de que seu comportamento é excêntrico. As pessoas com Asperger muitas vezes não têm consciência de ter feito algo incomum. Esta supervisão sobre as convenções sociais é uma marca registrada do distúrbio. Vários escritores explicam esta omissão pela falta de "teoria da mente" (Atwood, 1998).


A Teoria da mente é semelhante a metacognição, isto pressupõe que se sabe o que se sabe e processadas simultaneamente, como você sabe as diferenças dos outros. A teoria da mente também explica a capacidade de ter perspectiva, ter consciência de si mesmo e compreender a perspectiva do outro, ao mesmo tempo. Crianças com Asperger têm grande dificuldade de compreensão das perspectivas dos outros, e é isso que gera o seu desajuste social (Schopler e Mesibov, 1992; asa, 1981, Wing e Gould, 1979)

O critério do esquecimento social pode distinguir crianças superdotadas, com e sem Asperger. Por exemplo, como as crianças podem apresentar uma excelente memória seletiva sobre pessoas ou eventos. Crianças superdotadas também podem apresentar uma grande memória para temas de interesse especial. Uma diferença é que as crianças com Asperger acham que os outros entendem suas referências e não estão cientes, de que outros podem achar sua memória notável de qualquer maneira. Diferente das crianças superdotadas entender que os outros não podem compartilhar seus conhecimentos sobre tópicos selecionados e os outros estão surpresos com a parede da memória (Dewey, 1992)


A quarta distinção comum entre a criança e a criança talentosa Asperger tem a ver com "perturbações de atenção ativa" (Asperger, 1991, p. 76). As crianças superdotadas podem ter dificuldades de atenção, mas quando o fazem, geralmente é porque são distraídos por estímulos externos. Indivíduos Aspergeres estão propensos à distração, mas esta é a distração que vem de dentro (interna). Eles atendem muito menos aos estímulos externos e mais ao seu mundo interior. Esta distração interna geralmente prejudica seu desempenho escolar


A qualidade do humor é a quinta distinção. As crianças superdotadas com Asperger podem ser criativa com as palavras, podem jogar e podem até mesmo ser excelentes em criar trocadilhos, mas a falta de reciprocidade social é a base para muito da falta de humor (Atwood, 1998, Grandin, 1992, Van Bourgondiën e Mesibov, 1987). Eles não riem de coisas que são engraçadas para a maioria das pessoas, e muitas vezes não entendem a piada. As crianças superdotadas, por outro lado, são caracterizados por não ter déficit em sua capacidade de compreender humor.


A expressão emocional é a sexta característica de distinção entre uma e outra criança. Crianças com Asperger tendem a olhar como robôs em algum grau (Atwood, 1998). Podem rir, ficar loucos, ou estarem ansiosos de forma inadequada. Expressão emocional inadequado é uma característica comum das crianças superdotadas. (Faço aqui, um parênteses, pois não sei se concordo com esta afirmação, que busquei em vários idiomas, para ver se eu não tinha traduzido certo. Então, realmente, não sei se discordo ou se não entendi o contexto ou a afirmação do autor do texto).


Talvez a característica mais pronunciada para distinguir um superdotado de uma criança com Asperger é a sua notável falta de percepção e conscientização quanto aos sentimentos, necessidades e interesses de outras pessoas. Un niño AS hablará interminablemente en un tono monótono o pedante sobre un tema favorito, inconsciente que el oyente podría no estar interesado, tiene que marcharse, está aburrido, o quiere decir algo. Uma criança Asperger vai falar sem parar sobre o mesmo assunto de forma pedante (sobre um assunto favorito), sem saber que o ouvinte pode não estar interessado, que possa querer ir embora, que está entediado, ou que quer dizer alguma coisa. Crianças Asperger também interrompem conversas privadas e entram ou saem de forma abrupta, sem demonstrar preocupação com os desejos ou necessidades dos outros.
Eles parecem esquecer as mais simples regras de conduta social, e os repetidos esforços para instruir ou recordá-los, não alteram esses comportamentos. ma grande falta de consciência social não é uma característica comum em comum crianças superdotadas. (Szatmari, Bartolucci, y Bremner, 1989; Tantam, 1988; ala, 1992; ala y Gould, 1979) (Szatmari, Bartolucci, e Bremner, 1989; Tantam, 1988, Wing, Wing e Gould 1992, 1979)


As dificuldades de se identificar indivíduos superdotados Asperger se devem ao fato das variações encontradas entre estas crianças. As Estereotipias, por exemplo, é observada, em alguns indivíduos Aspergeres, mas não em todos estes tipos de crianças. Retorcimento das mãos, o abrir e o fechar um livro, balançar-se são alguns dos exemplos de estereótipos que são vistos às vezes, nem sempre em crianças Aspergeres. Estereotipias quando observada em uma criança superdotada, no entanto, podem justificar um diagnóstico de Asperger ou outro transtorno invasivo do desenvolvimento e merece uma revisão completa.

Identificação de crianças superdotadas, com Síndrome de Asperger

É imperativo que as crianças superdotadas Aspergeres sejam diagnosticadas, a fim de receber suporte / apoio apropriado. Pais e professores podem concordar que "há algo de errado, que não funciona direito", mas não capaz de definir o porquê ou o que é. La identificación de éstos estudiantes sólo como dotados o como minusválidos no es como eficaz y puede contribuir no sólo a malentendidos sobre la naturaleza real de las dificultades del niño, sino también a la formulación de un plan educativo inadecuado. A identificação desses alunos somente como superdotados ou como menos dotado, não é tão eficaz e pode contribuir não somente para mal entendidos sobre a natureza real das dificuldades deste tipo de criança, mas, também, para a formulação de um plano educativo inadequado. (Barron y Barron, 1992; Dewey, 1991; Grandin, 1992; Klin y Volkmar, 1995; Minshew, 1992; Schopler, 1985). (Barron e Barron, 1992, Dewey, 1991, Grandin, 1992, Klin e Volkmar, 1995; Minshew, 1992; Schopler, 1985).

Para identificar crianças superdotadas Aspergeres, existem duas coisas essenciais : a história completa do desenvolvimento da criança e saber a motivação de certos comportamentos (Atwood, 1998; imponente, de 1988, Tsai, 1992). Sem estes dois elementos, existeg um risco de que crianças Aspergeres sejam mal diagnosticadas. Sintomas de desordem presentes em uma criança superdotada podem ser erroneamente atribuídos à sua superdotação, ao invés da Síndrome de Asperger. Outras vezes, uma criança superdotada pode ser reduzida a Asperger (para não ser considerado talentosa).


O diagnóstico preciso de uma criança superdotada com Asperger requer a participação de uma equipe experiente e interdisciplinar. Os pais devem estar ativamente envolvidos na avaliação e na história do desenvolvimento da criança, pois isto é muito importante para a confirmação ou para a exclusão do diagnóstico.


Critérios diagnósticos de Asperger (DSM-IV) (1994)

A.- Prejuízo qualitativo na interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes itens :

1) prejuízo acentuado no uso de comportamentos não-verbais como o contato visual, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social.

2) A incapacidade de desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento,.

3) Falta de espontaneidade na busca pelo prazer compartilhado, interesses ou realizações com outras pessoas.

4) Falta de reciprocidade social ou emocional.


B.- Padrões de restrição e estereotipados de comportamento, interesses e atividades expressas em pelo menos uma das seguintes opções:

1) Padrão de interesses estereotipados e restritos, o que é anormal tanto em intensidade e foco.

2) Adesão aparentemente inflexível às rotinas ou rituais específicos e não funcionais.



3) Preocupação persistente com partes de objetos (incluindo fascínio com o movimento).


C.- A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento.


D.- Não há atraso clinicamente significativo da linguagem.


E.- Não há evidência de atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou comportamento no desenvolvimento de auto-ajuda, comportamento adaptativo e curiosidade sobre seu ambiente que rodeia a criança.


F.- Não satisfazem os critérios para outros transtornos globais do desenvolvimento ou outras Esquizofrenia.



Tony Atwood (1998) explicou que além da história do desenvolvimento, avaliação diagnóstica geralmente incluem alguns testes formais, uma avaliação das habilidades motoras, observações de reciprocidade social de crianças em situações criadas por um conjunto específico de comportamentos, e as observações do uso pragmático da linguagem. Os leitores interessados ​​em uma discussão mais abrangente de ferramentas de diagnóstico e procedimentos podem ser submetidos a suas publicações.


Ao contrário de crianças autistas freqüentemente recebem ajuda especial nas escolas, a criança Asperger pode ser abandonada à sua sorte para aprender, por si mesma, a lidar da melhor maneira possível. Os relacionamentos com professores e colegas pode ser extremamente difíceis. Ao longo do tempo, essas crianças podem desenvolver depressão, como resultado do isolamento social. Eles também podem ter estados de ansiedade grave. Até muito recentemente, os educadores muitas vezes não sabiam como ajudar o estudante Asperger, e alguns alunos superdotados com a desordem com a qual eles não puderam participar no programa para crianças superdotadas, em sua escola, porque ninguém sabia como fazer os ajustes necessários.

Felizmente, muitos progressos foram feitos na compreensão deste transtorno, e agora podemos recomendar programas específicos de estratégias de instrução de controle de comportamento que deve facilitar a inclusão de crianças superdotadas, com Asperger (Attwood, 1998; Cumin, Leach, e Stevenson, 1997 , e Dake, 1996) Além disso, existem vários projetos de investigação neste campo que promete trazer ainda mais eficazes sistemas de dados sobre educação e ensino da criança Asperger.
Trabalhando com alunos superdotados com Asperger.


As crianças Aspergeres têm dificuldade em três áreas principais: socialização, pesquisa e comportamento. Klin e Volkmar (1995) e Mesibov (1992) recomendam que as intervenções foco na informação, apoio geral e comportamentos específicos do problema. Os estudantes podem beneficiar da aprendizagem com estratégias compensatórias, assim como alunos superdotados com dificuldades de aprendizagem (Baum, Owen, & Dixon, 1991; Klin & Volkmar, 1995, Rourke, 1989). No entanto, como ensinar estas estratégias devem levar em conta as características específicas de um cérebro Asperger.


As pessoas com Asperger são pensadores geralmente muito visuais.
Isso pode ter várias vantagens, mas é uma desvantagem em uma sala de aula onde a expectativa é que o aluno pensar verbalmente. Recomendamos o uso de diagramas e pictogramas de profundidade para dar aulas e ensinar comportamentos adequados. (Atwood, 1998, Grandin e Scariano, 1996 cinza, em impressão, Hurlburt, Frappe, e Frith, 1994; Klin e Volkmar (1995) insistiu que a melhor abordagem para os conceitos deve basear-se as partes para chegar a especialmente porque as crianças com Asperger tendem a sobreenfocar detalhes. Cuidados devem ser tomados para pegar as sequências exatas. Diferente das crianças superdotadas, estilos de aprendizagem são recomendados para estas crianças, que gostam deste estilo, porque seus próprios pensamentos e hábitos são rígidos. Schopler e Mesibov (1992) sugeriram que um professor com habilidade intuitiva provavelmente será mais bem sucedido com uma criança superdotada Como um professor que baseiam suas decisões em matéria de dedução lógica como porque os alunos são muitas vezes altamente sensíveis ao tom com o qual dizer-lhes coisas (Asperger, 1979; Frith, 1991). Eles não dizem tanto o que eles dizem sobre a forma como lhes é dito. Por esta razão, pode ser sábio para dar orientações ou correções de curto e direto ao ponto e evitar longas explicações que aumentam a probabilidade de que a mensagem seja recebida de maneira equivocada para criança.


O professor nunca deve ficar aborrecido ou enervado. Deve aparecer com calma, externamente, ainda que ferva por dentro. Isto pode parecer pedir demais, considerando-se as atitudes negativas e as travessuras deliberadas das crianças com espectro autista (o Autor está se referindo, na verdade, às crianças Aspergers) e aparentemente deliberado de crianças autistas ! O professor deve ser tranquila a todo o custo e manter o controle. Deve dar as suas instruções de forma fria e objetiva. (Asperger, 1991, p. 48) (Asperger, 1991, p. 48)


Integração sensorial. A sensibilidade extrema contra alguns tipos de estímulos sensoriais é comum entre crianças com Asperger. (Tupper, 1999) e Atwood (1998) afirmou que o som e o tato são as sensibilidades mais comuns e, para muitas dessas crianças, "sensações normais são percebidas como insuportavelmente intensas”. A simples antecipação da experiência pode levar a intensa ansiedade ou pânico "(p. 129). Esta hipersensibilidade provoca problemas para as crianças em sua adaptação à escola. .

Por exemplo, os estudantes podem não gostar de como o som de sinos de escola ou mostrar oposição agressiva quando o professor tenta persuadi-los a participar de uma atividade envolvendo contato físico com os outros. Professores de crianças superdotadas com Asperger fariam bem em respeitar essas sensibilidades e trabalhar com os pais e terapeutas para ensinar estratégias de adaptação para as crianças. Alguns estímulos sensoriais podem ser evitados ou minimizados, mas isso não é possível com a maioria deles. Usar protetores de ouvido, quando necessário, silicone ou fones de ouvido com música, pode ser uma boa idéia para ajudar alguns alunos. Outros podem se beneficiar da terapia de integração sensorial para reduzir a reação defensiva do contato físico.


A Integração sensorial é um conceito originalmente desenvolvido por Jean Ayres (1979), e refere-se ao processo neurológico de coleta de informações sensoriais do mundo, combinado com o senso de informação interna, e fabricação de respostas adaptativas ao meio ambiente. As respostas adaptativas são um componente essencial para a vida. Tupper (1999) explicou que o mundo é uma constante mudança e a maioria das pessoas respondem espontaneamente sem pensar muito e sem muito estresse. Mas para as pessoas que interpretam mal a informação sensorial o mundo é muito pouco confiável e, portanto, bastante assustador. Eles não têm a capacidade de responder facilmente. Quanto mais grave o problema da integração sensorial, a pessoa terá menos tolerância para o stress e mudança. O indivíduo pode "retirar" ou de forma agressiva por situações, para evitar ser sobrecarregado. Como não podemos fazer do mundo um mais confiável, devemos trabalhar para aumentar a sua gama de reações - a sua flexibilidade. O objetivo da terapia de integração sensorial deve conduzir as pessoas a um maior repertório de habilidades, uma forma mais organizada o mundo" (Tupper)
A terapia de integração sensorial é projetada para melhorar a integração social da criança Asperger e reduzir a sensibilidade sensorial, que ajuda as pessoas a organizar, concentrar-se, antecipar e a se preparar para a mudança. Pode aumentar, consideravelmente, a capacidade de adaptação de uma criança e a flexibilidade, facilitando assim uma maior participação em programas educacionais. Agora, acredita-se que não há limite de idade na descoberta dos benefícios da terapia, embora as crianças mais jovens apresentam maior aperfeiçoamento. (Ayres, 1979; Tupper, 1999) (Ayres, 1979 Tupper, 1999)
Os exercício de integração sensorial são projetados por terapeutas especialmente treinados. Proporcionam experiências sensoriais naquelas áreas deficitárias. Facilmente, estes exercícios podem ser ensinados a funcionários da escola e os pais, para a criança para receber seus benefícios na escola e em casa. Por ejemplo, la estimulación de presión como compresiones conjuntas en casa o el masaje de la mano en la escuela pueden ayudar al niño cuando está sobre-estimulado, ansioso o agresivo. Por exemplo, a estimulação de pressão e ajuste de compressão em casa ou massagem manual na escola pode ajudar a criança quando é mais estimulada, ansioso ou agressivo. Exercícios de fricção ou escovação também são úteis para algumas crianças. Os professores devem consultar o terapeuta ocupacional em seu distrito para a utilização dessas ferramentas para cada estudante.


Treinamento de Habilidades Sociais : Há evidências de que os problemas da criança Aspergeres com a socialização como pode ser melhorado através da formação social. No entanto, (Atwood, 1998; Mesibov, 1992) a discussão sobre “comportamento apropriado” não é eficaz. Trabalhando com um espelho e exercícios de imitação pode ajudar mais. (Klin & Volkmar, 1995) e Grandin (1992) aconselhou filmar em vídeos, para ensinar novos comportamentos
Histórias sociais por Carol Gray e falar sobre histórias em quadrinhos (Atwood, 1998) são amplamente utilizados para ajudar as crianças com todos os tipos de distúrbios do espectro do autismo desenvolver a compreensão social. Histórias sociais são uma técnica para ensinar os sinais e comportamentos em situações sociais específicas. Eles também ajudam os professores a entender a perspectiva dos estudantes e as razões por trás seu comportamento excêntrico ou idiossincráticos. Esta técnica envolve a escrita de uma história que descreve uma situação social específica com a qual a criança tem dificuldade. As histórias incluem quatro tipos de frases : descritiva, perspectiva, orientação e controle. Frases descritivas explicam aonde, quem e o quê. Orações perspectivas explicam os sentimentos e os comportamentos dos outros naquela situação. As orientações são declarações sobre o que eles esperam que a criança faça ou diga.

A história termina com uma “sentença de controle” é uma declaração sobre as estratégias. A criança pode lembrar ou entender o comportamento esperado na situação social. Ele recomenda uma proporção de uma diretriz e / ou a sentença de controle para cada 2 a 5 frases descritivas e / ou perspectiva. O seguinte é um exemplo de uma história social escrita para uma criança Asperger, que tenta entender como a maioria das figuras comuns do discurso :
“Às vezes, meu amigo, Toni, me diz para eu “desencanar”. Isso significa que eu não devo ficar mais tranquilo. Mas, eu entendo que é para eu tentar tirar alguma coisa que ficou dentro de um cano. Toni não quer sentar-se comigo quando estou inquieto. Então, procurarei me controlar, quando Toni falar para eu “desencanar”. Você pode ajudar esses alunos sejam educados sobre as emoções e explicações sobre a perspectiva dos outros. A educação que inclui a explicitação de que as necessidades das pessoas com Asperger podem reduzir a ansiedade e promover o auto-entendimento. Se existe confiança com os adultos, a criança provavelmente irá aceitar a diretriz (Klin & Volkmar, 1995).


Problemas de comportamento : Crianças com Asperger, em geral, têm alguns problemas comportamentais. Pode ser obsessivos ou hiperativos. Podem estar propensos à crises de birra ou à explosões de agressividade. Eles podem atingir (bater) nas outras crianças sem provocação ou tocar as pessoas de forma inadequada. Algumas crianças Aspergeres sofrem de ataques de ansiedade e fobias específicas. Eles podem ser sensíveis às piadas, mas, comportamentos inconsientes farão com que eles sejam motivos de chacota ( piada). Algumas crianças Aspergeres se enveredam com os adultos em discussões intermináveis
​​sem lhes dar oportunidade de falarem o que pensam a respeito. Especialmente os pais, podem ficar presos em discussões repetidas, sobre os mesmos assuntos.

Os adultos não devem tentar discutir mais de um minuto com essas crianças (Barron e Barron, 1992, Dewey, 1991; Klin & Volkmar, 1995). Orientações concretas curtas e objetivas são os mais eficazes. Recursos visuais, como pictogramas podem ser fixados no caderno da criança, em sua mesa ou parede, de forma que fiquem visíveis, alertando-na sobre os comportamentos esperados. Utilizar-se de um recurso, de um apoio visual pode ser extraordinariamente eficaz em ajudar os estudantes Aspergers a organizar o seu comportamento. Professores e os pais deveriam consultar um especialista em comunicações para saber mais sobre os recursos visuais.
Além de apoios e condutas educacionais, os medicamentos podem ser úteis no tratamento de alguns comportamentos particularmente problemáticos. Os medicamentos podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos Aspergeres, quando eles apresentam comportamentos agressivos ou obsessivos, que interferem com a sua adaptação na escola ou vida familiar. Medicação também pode ser necessária, para aliviar os sintomas de depressão, transtorno de pensamento, ou ataques de ansiedade. Tofranil e o Prozac têm sido recomendados (Grandin, 1992). Beta-bloqueadores têm se mostrado úteis para beneficiar as crianças agressivas e Anafranil, Luvox, ou um dos SSRIs (por exemplo, Zoloft) podem ser úteis em tendências obsessivas desde reduzidas as suas doses. (Gragg y Francisca, 1997; Rapoport, 1989). (Gragg e Frances, 1997; Rapoport, 1989).


Conclusão :


Pais e educadores podem erroneamente poder colocar toda a sua atenção para a criança como se ela seja somente superdotada e não para identificar o Asperger. Além disso, as dificuldades sociais de algumas crianças superdotadas podem ser atribuídas à sua investidura ou um problema de aprendizagem, quando um diagnóstico de Asperger seria mais apropriado. Às vezes a escola é culpada por não compreender e não acomodar as necessidades únicas e especiais do, aluno enquanto superdotado, quando, na verdade, o problema é que o transtorno Asperger da criança não foi identificado nem abordado.

Treinamento em habilidades sociais que beneficiam as crianças Aspergeres é diferente do treinamento em habilidades sociais que beneficiam crianças com outros tipos de problemas. Diagnóstico preciso aumenta a probabilidade de que os estudantes recebam os serviços apropriados e tenham a oportunidade máxima de desenvolver seu potencial.

Houve um enorme interesse e uma enxurrada de pesquisas e publicações sobre Aspergers, nos últimos cinco anos, mas raramente se pesquisa, se estuda, a criança superdotada com Asperger. Felizmente, existem estudos em andamento que vão melhorar a nossa compreensão de crianças dotadas com este transtorno (Henderson, 1999).


Essas pessoas são capazes de subir a posições de destaque e obter sucesso profissional,que se pode concluir que só eles são capazes de realizações certos trabalhos e façanhas. É como se eles tivessem habilidades que combatem as suas deficiências de forma compensatória. Sua firme determinação, grande poder intelectual, sua espontaneidade, seu pensamento original, a rigidez e determinação com que trabalham, tal como se manifestam em seus interesses especiais, podme ser de enorme valor e podm levar a resultados notáveis
​​em suas áreas escolhidas. Podemos vê-los, mais claramente, do que qualquer criança normal, uma linha de trabalho que muitas vezes surge naturalmente a partir de suas habilidades especiais (Asperger, 1991, p. 88)


Referências:


Altman, R. Altman, R. (1983).
(1983). Social-emotional development of gifted children and adolescents: A research model. Desenvolvimento sócio-emocional das crianças superdotadas e adolescentes: Um modelo de pesquisa. Roeper Review, 6, 65-67. Roeper Review, 6, 65-67.
American Psychiatric Association. American Psychiatric Association. (1994). (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed.). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (4 ª ed.). Washington, DC: Author. Washington, DC: Author.
Asperger, H. Asperger, H. (1979). (1979). Problems of infantile autism. Problemas de autismo infantil. Communication, 13, 45-52. Comunicação, 13, 45-52.
Asperger, H. Asperger, H. (1991).
(1991). Autistic psychopathy in childhood. Psychopathy autistas na infância. In U. Em U. Frith (Ed. and Trans.), Autism and Asperger Syndrome (pp. 37-92). Frith (Ed. e Trans.) Autismo e Síndrome de Asperger (pp. 37-92). London: Cambridge University Press. London: Cambridge University Press.
Atwood, T. Atwood, T. (1998). (1998). Asperger's Syndrome: A guide for parents and professionals. Síndrome de Asperger: Um Guia para Pais e Profissionais. Philadelphia: Taylor and Francis. Philadelphia: Taylor e Francis.
Ayres, J. Ayres, J. (1979). (1979). Sensory integration and the child. Integração sensorial ea criança. Los Angeles: Western Psychological Services. Los Angeles: Western Psychological Services.
Barber, C. Barber, C. (1996). (1996). The integration of a very able pupil with Asperger's Syndrome into a mainstream school. A integração de um aluno muito capaz com Síndrome de Asperger em uma escola regular. British Journal of Special Education, 23, 19-24. Jornal britânico de Educação Especial, 23, 19-24.
Barron, J., & Barron, S. Barron, J., & Barron, S. (1992). (1992). There's a boy in here. Há um rapaz aqui. New York: Simon and Schuster. New York: Simon and Schuster.
Baum, S., Owen, S., & Dixon, J. Baum, S., Owen, S., & Dixon, J. (1991). (1991). To be gifted and learning disabled: From identification to practical intervention strategies. Para ser talentoso e aprendizagem desativado: identificação de estratégias de intervenção prática. Mansfield, CT: Creative Learning Press. Mansfield, CT: Imprensa aprendizagem criativa.
Betts, G., & Kercher, J. Betts, G., & Kercher, J. (1999). (1999). Autonomous learner model: Optimizing ability. Modelo de aluno autônomo: Otimizando capacidade. Greeley, CO: ALPS. Greeley, CO: ALPS.Cash, A. Dinheiro, A. (1999a). (1999a). A profile of gifted individuals with autism: The twice-exceptional learner. Um perfil de indivíduos dotados de autismo: O aluno duas vezes por excepcional. Roeper Review, 22, 22-27. Roeper Review, 22, 22-27.
Cash, A. Dinheiro, A. (1999b). (1999b). Autism: The silent mask. Autismo: A máscara de silêncio. In AY Baldwin & W. Em AY Baldwin & W. Vialle (Eds.), The many faces of giftedness (pp. 209-238). Vialle (Eds.), As Muitas Faces da superdotação (pp. 209-238). Albany, NY: Wadsworth Publishing. Albany, NY: Wadsworth Publishing.
Clark, B. Clark, B. (1992). (1992). Growing up gifted. Crescendo talentoso. New York: MacMillan. New York: MacMillan.
Cumine, V., Leach, J., & Stevenson, G. Cominho, V., Leach, J., & Stevenson, G. (1997). (1997). Asperger Syndrome: A practical guide for teachers. Síndrome de Asperger: Um guia prático para os professores. Philadelphia: Taylor and Francis. Philadelphia: Taylor e Francis.
Dewey, M. Dewey, M. (1991). (1991). Living with Asperger's Syndrome. Que vivem com Síndrome de Asperger. In U. Em U. Frith (Ed. and Trans.), Autism and Asperger Syndrome (pp. 184-206). Frith (Ed. e Trans.) Autismo e Síndrome de Asperger (pp. 184-206). London: Cambridge University Press. London: Cambridge University Press.
Dewey, M. Dewey, M. (1992). (1992). Autistic eccentricity. Excentricidade autistas. In E. Em E. Schopler & GB Mesibov (Eds.), High functioning individuals with autism (pp. 281-288). Schopler & GB Mesibov (Eds.), indivíduos com autismo de Alto Funcionamento (pp. 281-288). New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Freeman, S., & Dake, L. Freeman, S., & Dake, L. (1996). (1996). Teach me language: A language manual for children with autism, Asperger's Syndrome and related developmental disorders. Ensina-me a linguagem: um manual de linguagem para crianças com autismo, Síndrome de Asperger e Related Disorders Developmental. BC Canada: SKF Books. BC do Canadá: Livros SKF.
Frith, U. Frith, U. (1991). (1991). Asperger and his syndrome. A síndrome de Asperger e histórico. In U. Em U. Frith (Ed. and Trans.), Autism and Asperger Syndrome (pp. 1-36). Frith (Ed. e Trans.) Autismo e Síndrome de Asperger (pp. 1-36). London: Cambridge University Press. London: Cambridge University Press.
Gallagher, J. Gallagher, J. (1985). (1985). Educating the gifted child. Educar a criança superdotada. Newton, MA: Allyn and Bacon. Newton, MA: Allyn e Bacon.
Gillberg, C. Gillberg, C. (1992). (1992). Autism and autistic-like conditions: Subclasses among disorders of empathy. Autismo e autista-like condições: Subclasses Entre os transtornos de empatia. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, 33, 813-842. Journal of Child Psychology and Psychiatry e Afins Disciplinas, 33, 813-842.
Gragg, RA, & Francis, G. Gragg, RA, & Francis, G. (1997). (1997). Assessment and treatment of childhood obsessive-compulsive disorder. Avaliação e Tratamento da perturbação obsessivo-compulsivo na infância. Workshop presented at the 105th annual meeting of the American Psychological Association, Chicago, IL. Workshop Apresentado na reunião anual de 105 da American Psychological Association, Chicago, IL.Grandin, T. Grandin, T. (1992). (1992). An inside view of autism. Uma visão interna do autismo. In E. Em E. Schopler & GB Mesibov (Eds.), High functioning individuals with autism (pp. 105-128). Schopler & GB Mesibov (Eds.), indivíduos com autismo de Alto Funcionamento (pp. 105-128). New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Grandin, T., & Scariano, M. Grandin, T., & Scariano, M. (1996). (1996). Emergence: Labeled autistic. Emergência: Autistic rotuladas. New York: Warner Books. New York: Warner Books.
Gray, C. Gray, C. (in press). (No prelo). Social stories and comic strip conversations with students with Asperger Syndrome and high functioning autism Histórias sociais e Conversas história em quadrinhos com os alunos com Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento
In E. Em E. Schopler, GB Mesibov, & L. Schopler, GB Mesibov, & L. Kunce (Eds.), Asperger's Syndrome and high functioning autism. Kunc (Eds.), Síndrome de Asperger e autismo de alto funcionamento. New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Guevremont, D. Guevremont, D. (1990). (1990). Social skills and peer relationship training. Habilidades sociais Relacionamento treinamento e pares. In R. Em R. Barkley (Ed.), Attention deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment (pp. 540-572). Barkley (Ed.), déficit de atenção e hiperatividade: Um manual para diagnóstico e tratamento (pp. 540-572). New York: The Guilford Press. New York: The Guilford Press.
Henderson, L. Henderson, L. (1999, December). (1999, dezembro). Gifted individuals with Asperger Syndrome. Os indivíduos dotados de Síndrome de Asperger. Workshop presented at the annual convention of the Texas Association for the Gifted and Talented, Houston, TX. Workshop Apresentado na convenção anual da Associação para o Texas Gifted and Talented, Houston, TX.Hollingworth, LS (1942). Hollingworth, LS (1942). Children above 180 IQ Stanford-Binet: Origin and development. Acima de 180 crianças de QI Stanford-Binet: Origem e Desenvolvimento. Yonkers-on-Hudson, NY: World Book. Yonkers-on-Hudson, NY: Mundial do Livro.
Hurlburt, RT, Frappe, F., & Frith, U. Hurlburt, RT, Frappe, F., & Frith, U. (1994). (1994). Sampling the form of inner experience of three adults with Asperger's Syndrome. Amostragem da forma de experiência interior de cada três adultos com Síndrome de Asperger. Psychological Medicine, 24, 385-395. Psychological Medicine, 24, 385-395.
Klin, A. Klin, A. (1994). (1994). Asperger Syndrome. Síndrome de Asperger. Child and Adolescent Psychiatry Clinic of North America, 3, 131-148. Clínica de Psiquiatria da Criança e do Adolescente da América do Norte, 3, 131-148.Klin, A., & Volkmar, FR (1995). Klin, A., & Volkmar, FR (1995). Guidelines for parents: Assessment, diagnosis, and intervention of Asperger Syndrome. Orientações para os pais: avaliação, diagnóstico e intervenção de Síndrome de Asperger. Pittsburgh, PA: Learning Disabilities Association of America. Pittsburgh, PA: Learning Disabilities Association of America.
Levy, S. Levy, S. (1988). (1988). Identifying high-functioning children with autism. Identificação de alta Funcionamento As crianças com autismo. Bloomington, IN: Indiana Resource Center for Autism. Bloomington, IN: Indiana Resource Center for Autism.
Mesibov, G. Mesibov, G. (1992). (1992). Treatment issues with high-functioning adolescents and adults with autism. Issue tratamento com Funcionamento de alta adultos com autismo e adolescentes. In E. Em E. Schopler & GB Mesibov (Eds.), High functioning individuals with autism (pp. 143-155). Schopler & GB Mesibov (Eds.), indivíduos com autismo de Alto Funcionamento (pp. 143-155). New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Minshew, NJ (1992). Minshew, NJ (1992). Neurological localization in autism. Localização neurológica no autismo. In E. Em E. Schopler & GB Mesibov (Eds.), High functioning individuals with autism (pp. 65-90). Schopler & GB Mesibov (Eds.), indivíduos com autismo de Alto Funcionamento (pp. 65-90). New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Rapoport, J. Rapoport, J. (1989). (1989). The boy who couldn't stop washing: The experiences and treatment of obsessive-compulsive disorder. O menino que não conseguia parar de lavar: A Experiência e tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo. New York: EP Dutton. New York: EP Dutton.
Rourke, B. Rourke, B. (1989). (1989). Nonverbal learning disabilities: The syndrome and the model. Dificuldades de aprendizagem não-verbal: A síndrome eo modelo. New York: Guilford Press. New York: Guilford Press.
Sacks, O. Sacks, O. (1995). (1995). An anthropologist on Mars. Um antropólogo em Marte. New York: Vintage Books. New York: Vintage Books.
Schopler, E. Schopler, E. (1985). (1985). Convergence of learning disability, higher level autism, and Asperger's Syndrome. Convergência de dificuldade de aprendizagem, autismo nível superior, e Síndrome de Asperger. Journal of Autism and Developmental Disorders, 15, 359. Journal of Developmental Disorders Autismo e, 15, 359.
Schopler, E., & Mesibov, GB (Eds.). Schopler, E., & Mesibov, GB (Eds.). (1992). (1992). High-functioning individuals with autism. Alta Funcionamento indivíduos com autismo. New York: Plenum Press. New York: Plenum Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário