Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

8 sugestões de presentes para presentear uma criança nerd, no dia das crianças !!!


Livia Aguiar 11 de outubro de 2011


Extraído do site : http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/8-sugestoes-de-presentes-para-uma-crianca-nerd/


Ser nerd pode estar na moda, mas não é nada fácil. Pergunte à criança geek mais próxima e descobrirá. Se você ainda não descobriu a melhor maneira de comemorar o Dia das Crianças com seu irmão mais novo, filho, primo ou sobrinho nerd, compilamos algumas dicas. Aproveite, porque a maioria delas você também pode curtir.



1. Filmes e seriados





Nunca é cedo demais para Star Trek ou Star Wars. Principalmente para este garoto, que foi filmado no momento em que assistia à cena mais famosa e mais chocante da série criada por George Lucas. Mas se você acha que a sua criança é muito nova para entender a trama complexa da saga de Anakin Skywalker, há outras opções. George, o curioso é um filme - e um desenho animado - adequado para os mais novinhos. A história do macaquinho curioso incentiva as crianças a explorarem o mundo ao seu redor. Sua criança é mais crescidinha? Que tal a adaptação cinematográfica do Guia do Mochileiro das Galáxias? Os pequenos podem não entender tudo, mas o filme é uma porta aberta para a ficção científica “adulta”. Dr. Who, o seriado britânico de ficção científica que começou lá na década de 60 e é produzido até hoje, também é uma boa pedida – e você também vai curtir muito.


De fato, meu filho amaaaaa Star Wars de paixão !!! Agora, esta paixão dele está mais controlada.. mas, até uns meses atrás, ele assistir os filmes do Star Wars, todos os dias.. tinha brinquedos dos personagens do Star Wars, as espadas, roupas, lenço, jogo de Wi, livro, revistinha da Turma da Monica (o Retorno do Jedinha), capacete dos Super Truppers, vídeos do youtube..enfim.. tudo o que vocês podem imaginar sobre Star Wars.. he he.. Agora, ele substituiu a paixão dele pelo Harry Potter. Então, eu acrescentaria à esta lista acima, os filmes e os livros do Harry Potter se o seu “nerdizinho” tiver mais de 7 anos.. O meu ama !!!



2. Videogame


Rockband, Guitar Hero, Fruit Ninja (no Xbox), tênis (no Wii), Super Mario, diversos games de corrida… A enorme variedade de títulos não para de crescer. Dê prioridade para os jogos não violentos.

De fato, meu filho ama vídeo games ...

3. Fantasia de super-herói

Toda criança tem aquela fase de não largar a roupinha de princesa ou não se separar jamais da máscara do Homem-Aranha. Uma fantasia de super-herói é tudo que uma criança nerd precisa para enfrentar tarefas difícieis do dia-a-dia: brincar pala casa e salvar o mundo!

4. Livros de literatura fantástica



Não faz diferença se você é do time do Tolkien, do time da J.K. Rowling ou não curte os clássicos. O importante é incentivar o hábito da leitura. Vale de tudo: de contos de fadas clássicos - como os dos Irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen - até histórias mais modernas, como as obras infantis do escritor britânico Neil Gaiman: O Livro do Cemitério, Stardust ou Coraline são as minhas sugestões para algumas horas de diversão.

Minha filha teve que ler Coraline, em inglês para a escola. Ela está no sexto ano, tem 10 anos (PAH acelerada) e gostou !!!

5. Excursão pelos museus da sua cidade


O ideal é um passeio por um museu de história natural que contenha ossos de dinossauros, fósseis de plantas e animais, simulações de como era a vida na Terra há milhões de anos. Ou então um observatório que mostre galáxias distantes do nosso planeta. Mas se não houver nada desse tipo na cidade onde você mora, qualquer museu vale o passeio! Crianças em geral adoram (e precisam) aprender mais sobre o mundo. Alguns museus contam com programação para crianças, com contação de histórias e roteiros especiais.Fique de olho no que sua cidade pode oferecer!


6. Alquimia - O jogo !


O melhor jeito de aprender alguma coisa é brincando, certo ? Esse kit da Grow vem com 75 experimentos químicos, com fórmulas pra criar “poções” borbulhantes e divertidas. Mas você nem precisa do joguinho para bancar o químico com a sua criança. Na internet existem diversos sites e canais de Youtube com experiências legais para fazer com a criança usando ingredientes do dia-a-dia. O site para crianças do Instituto Ciência Hoje tem várias sugestões.

O meu doce “nerdizinho” tem 7 anos e adora brincar com este kit !!!

7. Lego eletrônico

http://www.youtube.com/watch?v=zrjNvU3ap8w&feature=player_embedded

Ainda que existam manuais de montagem, a criança vai precisar da sua ajuda para colocar de pé esses robôs incríveis. A série Mindstorms NXT (do vídeo acima) chega a custar quase 2 mil reais, mas existem versões mais baratas – e o Lego normal é um presente bacana também, claro!

8. Roupas tecnológicas


http://www.youtube.com/watch?v=V6JjY-AKPIY&feature=player_embedded


Criança não gosta de comprar roupa, certo ? Mas e se for uma camiseta-guitarra, que tira som de verdade ?

O Think Geek é o paraíso nerd das compras. Além dessa camiseta incrível, ele vende outras roupas interativas, gadgets e brinquedos superlegais – e o preço nem é muito alto. O problema: o frete pra São Paulo é quase 60 dólares. Mas se várias pessoas se juntarem pra comprar algo nem fica tão caro assim, vai ?


Gostei da idéia.. mas, vai ficar prá outra vez !!!


Ainda não consegui decidir o que vou comprar para o meu “nerdizinho lindo”... Alguém tem mais idéias ???

Um comentário: