Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Superdotados X pessoas medianas !



Superdotados e gênios enxergam o mundo de outra maneira. Superdotados e gênios desprezam coisas que pessoas medianas agarrariam com todas as forças, mas gostam de coisa que pessoas medianas jamais se interessariam.

Superdotados e gênios já nascem assim. A carga genética dos pais junto com a educação e com estímulos recebidos até antes dos 3 anos de idade farão com que a criança seja superdotada, e assim será até o fim de sua vida. Pessoas superdotadas jamais diminuirão seu QI de forma natural. Pessoas medianas jamais serão superdotadas, de qualquer forma, jamais serão superdotadas, e muito menos serão gênios.

Pessoas medianas até podem ser mais instruídas que superdotados, mas isto nada tem a ver com ser ou não muito inteligente.


Instrução demais pode fazer apenas com que alguém seja um super-aculturado, mas isto demonstra apenas uma boa memória. Superdotados além de uma excelente memória possuem também raciocínio muito rápido, noções abstratas, memória fotográfica, criatividade mais desenvolvida, conhecimentos gerais muito mais amplos, análises mais profundas sobre qualquer assunto etc.



Pessoas medianas e pessoas inteligentes aprendem a tocar uma música através de aulas. Superdotados e gênios criam músicas inteiras, com letra, melodia, ritmo e harmonia, e aprendem a tocar qualquer instrumento sozinhos.


Pessoas medianas e pessoas inteligentes aprendem facilmente quando alguém explica algo. Superdotados e gênios são auto-didatas, e aprendem muito mais sozinhos do que com alguém explicando algo.

Pessoas medianas e pessoas inteligentes memorizam facilmente fórmulas matemáticas. Superdotados e gênios criam suas próprias fórmulas antes mesmo que qualquer professor mostre-as.


Pessoas medianas e pessoas inteligentes aprendem novas regras facilmente. Superdotados e gênios imediatamente já questionam por excessões, derivações e outras aplicações das mesmas regras.


Exemplo é o que não falta, mas por mais que algo seja explicado, uma pessoa mediana jamais entenderá como funciona o cérebro de um superdotado ou um gênio. Jamais entenderá justamente porque seu cérebro é mediano, como a grande maioria das pessoas.


Porém, um superdotado ou um gênio ambos conseguem entender o cérebro de uma pessoa mediana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário