Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 13 de setembro de 2011

AINDA SOBRE O ENEM 2010 - ESCOLAS PARTICULARES DE SÃO PAULO


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1209201106.htm


14 escolas de SP estão sempre entre as tops


Colégios paulistas, um deles público, têm perfil diversificado e se destacam entre os 50 melhores do Estado desde 2008


Segundo pesquisador, salário de professores destas instituições explica, em parte, a liderança no ranking

DE SÃO PAULO


Num desempenho consistente de qualidade, 14 colégios estiveram sempre presentes no grupo das 50 melhores do Estado de São Paulo desde 2008.
Entre essas 14 instituições, apenas uma é pública, a escola técnica São Paulo (veja quadro nesta página).

"Essas escolas [privadas] são de [pessoas de] elite. Esse é o motivo principal de elas estarem no topo do ranking", afirmou o pesquisador da PUC-SP Artur Costa Neto.

"Outra coisa é o salário dos professores nas escolas de elite, que impede a rotatividade. O professor é um elemento-chave na qualidade de qualquer curso", completou.

A presença de uma escola técnica no grupo, afirma o pesquisador, mostra que essa é uma opção para tentar melhorar o ensino público.
"Você estuda matérias relacionadas com alguma coisa que as justificam."


OUTROS DADOS


Indicadores do Censo Escolar de 2010 do Ministério da Educação mostram perfis variados nas 14 escolas que sempre estão entre as tops.
O Instituto Educacional Imaculada (Campinas), por exemplo, possui média de 30 alunos por sala no ensino médio, enquanto o Etapa (São Paulo) conta com mais de 50.

O colégio Engenheiro Juarez Wanderley (São José dos Campos) oferece quase dez horas diárias de aula. Já a escola técnica São Paulo, apenas 4,8. (FÁBIO TAKAHASHI, ANDRÉ MONTEIRO E MARINA DARMAROS)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1209201108.htm

Vértice e Integrado Objetivo lideram em SP pela segunda vez


DE SÃO PAULO


Pelo segundo ano seguido, os colégios Vértice e Integrado Objetivo obtiveram, respectivamente, a primeira e a segunda colocação no ranking das escolas paulistas com a melhor nota no Enem.

Apesar da boa avaliação, os dois colégios têm propostas distintas de ensino: no primeiro, as turmas de terceiro ano têm a mesma quantidade de horas/aula e são montadas aleatoriamente.

No Integrado Objetivo, as classes do ensino médio têm alunos convidados para estudar em período integral, diferentemente do que ocorre em outras unidades do grupo.

Segundo a direção do Integrado Objetivo, a ideia é atender aos estudantes "que querem estudar", pois a carga horária é intensa.
Boa parte da turma do Integrado Objetivo é formada por alunos com bom desempenho nos outros colégios da franquia que são convidados.
Nos dois melhores colégios do Estado no Enem, porém, o exame ainda não é a prova que mais preocupa os alunos.

"A maioria busca USP, Unicamp, ITA, que não usam ou usam muito pouco a nota do Enem", diz o estudante do Vértice Henrique Kokron, 17, que vai prestar engenharia mecânica na Fuvest. (ANDRESSA TAFFAREL E ELTON BEZERRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário