Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quarta-feira, 6 de julho de 2011

Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD)



http://www.uff.br/paaahsd/



O Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), funciona na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.



O programa articula ações de ensino, pesquisa e extensão e seus objetivos podem ser categorizados em diagnóstico, orientação a família e a escola, atendimento educacional especializado, aceleração de estudos, formação docente e pesquisa.




O Programa é realizado com base na metodologia da pesquisa-ação, que busca soluções coletivas e individuais a partir da identificação das demandas sociais apontadas pelas famílias de alunos com altas habilidades/superdotação e alunos da UFF que procuram o programa para a formação docente. Os alunos diagnosticados com altas habilidades/superdotação são convidados a participarem das atividades acadêmicas de formação dos futuros professores das redes regulares de ensino, o que permite contato direto com este tipo de alunado.



Os resultados podem ser vistos na demanda crescente pela busca dos serviços e na criação de uma nova disciplina oferecida como optativa para a Pedagogia e como eletiva para os demais cursos de licenciatura oferecidos pela UFF, intitulada SSE 000247 - Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.



Todo o trabalho realizado pelo PAAAH/SD é gratuito. Nosso mais novo projeto constitui-se da interface do PAAAH/SD com o recém-criado Programa Escola de Inclusão.




Por este novo Programa, que oferece cursos de férias de Libras, Braille, Materiais Didáticos Acessíveis e passará a oferecer oficinas de Robótica Educativa em 2011, alunos diagnosticas com altas habilidades/superdotação e interessados nesta área realizarão protótipos eletrônicos, móveis.




Estes serão interpretados pelos estudantes de Matemática e Física que tirarão as equações presentes nos modelos. Os estudos começarão no segundo semestre de 2010 e nas férias de julho de 2011, todos os envolvidos levarão aos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant suas experiências. São novas aprendizagens que favorecerão a construção de conhecimentos formais em Robótica Educativa, Matemática e Física além da formação de valores humanitários nos futuros professores da sociedade inclusiva brasileira.


O programa é coordenado pela Presidente do CONBRASD, Cristina Delou : Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação, atualmente denominado História, Política, Sociedade (EHPS), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2001 - CAPES 7), Especialista e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1987), Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/1981).




Atualmente, é Professora Associado II da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu da Faculdade de Educação da UFF e do Programa de Extensão Universitária “Escola de Inclusão”; (PROEX/UFF, PROEXT/MEC/2009 e 2010). Colabora como docente e é co-orientadora nos cursos de mestrado e doutorado profissional de Ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, Altas Habilidades e Superdotação. Realiza diagnóstico gratuito de talentos com vistas a aceleração de estudos.




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