O Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), funciona na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.
O programa articula ações de ensino, pesquisa e extensão e seus objetivos podem ser categorizados em diagnóstico, orientação a família e a escola, atendimento educacional especializado, aceleração de estudos, formação docente e pesquisa.
O Programa é realizado com base na metodologia da pesquisa-ação, que busca soluções coletivas e individuais a partir da identificação das demandas sociais apontadas pelas famílias de alunos com altas habilidades/superdotação e alunos da UFF que procuram o programa para a formação docente. Os alunos diagnosticados com altas habilidades/superdotação são convidados a participarem das atividades acadêmicas de formação dos futuros professores das redes regulares de ensino, o que permite contato direto com este tipo de alunado.
Os resultados podem ser vistos na demanda crescente pela busca dos serviços e na criação de uma nova disciplina oferecida como optativa para a Pedagogia e como eletiva para os demais cursos de licenciatura oferecidos pela UFF, intitulada SSE 000247 - Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Todo o trabalho realizado pelo PAAAH/SD é gratuito. Nosso mais novo projeto constitui-se da interface do PAAAH/SD com o recém-criado Programa Escola de Inclusão.
Por este novo Programa, que oferece cursos de férias de Libras, Braille, Materiais Didáticos Acessíveis e passará a oferecer oficinas de Robótica Educativa em 2011, alunos diagnosticas com altas habilidades/superdotação e interessados nesta área realizarão protótipos eletrônicos, móveis.
Estes serão interpretados pelos estudantes de Matemática e Física que tirarão as equações presentes nos modelos. Os estudos começarão no segundo semestre de 2010 e nas férias de julho de 2011, todos os envolvidos levarão aos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant suas experiências. São novas aprendizagens que favorecerão a construção de conhecimentos formais em Robótica Educativa, Matemática e Física além da formação de valores humanitários nos futuros professores da sociedade inclusiva brasileira.
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário