Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Do autodidatismo inerente a alguns indivíduos superdotados


A questão do auto didatismo


Sabemos que a questão de serem autodidatas é muito comum entre os indivíduos superdotados.


Saber demais, ter espírito de liderança, ser autodidata e ingressar na faculdade precocemente. Essas são algumas das características de um aluno superdotado - ou com altas habilidades, como preferem os especialistas.


Rafael, hoje, encanou que queria tirar uma música no piano. Só que.. detalhes : Ele não estuda piano !!! Porém, como ele tem um ótimo ouvido, consegue tirar a melodia, no piano, sempre que quer.


Eu vi que ele conseguiu tirar a melodia, com a mão direita, mas, faltava o acompanhamento, que, no piano, é feito com a mão esquerda.


De repente, eu o vejo olhando uma música no youtube. O youtube tem alguns vídeos aonde se ensina como tocar determinadas músicas.



E ... não é que ele aprendeu a tocá-la direitinho ? Fofo...


Prá quem ficou curioso, em saber qual musica ele resolveu tirar, é uma do Van Halen, que tem um piano lindo.. se chama Dreams..

2 comentários:

  1. Nossa! Meu marido q é assim. Ele tem ouvido absoluto, tira qq música de ouvido. Toca um pouco de piano, sem nunca ter tido aula e violão e e flauta, tendo tido por volta de 1 mês de aula. O único problema com autoditadas em música é q eles por terem muita facilidade de tirar tudo de ouvido, encontram dificuldades em ler partituras. Aconselho a você, se o Rafa não tiver aula de partituras, colocar em uma. Meu marido até tem uma boa noção de partitura, mas é ele ouvir a música uma vez, q não olha mais pro papel. Isso é ruim, as vezes, pois nem sempre a gente lembra de todas as nuances da melodia.
    Até lembrei de vc esses dias, qd meu marido reclamava comigo, dizendo q nunca escuto nada. Ele ouve barulhos no carro, que ninguém ouve e tira vozes na música com muita facilidade. Aí lembrei da tal sensibilidade em alguns sentidos dos superdotados, e comentei com ele, será q tem haver? Ele me disse que qd fez exame de audição na Marinha, acharam q ele mentia, pq ouvia sons q ninguém ouvia. E ele ficou sem entender na época, pq ele ouvia os sons perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Nanda. Tem tudo a ver. É a tal da hipersensibilidade sensorial que alguns superdotados apresentam... Meu filho e eu somos assim. Eu ouço barulhos que ninguém de casa consegue ouvir, de longe e teve uma fase da minha vida, que eu estava tão incomodada por ouvir de mais, que fui fazer um exame de audiometria para ver se estava tudo bem com a minha audição e a fono que me fez o exame, me disse que poderia ser estresse. Eu nem estava estressada.. kkkk.. tanto, que continua até hj esta hipersensibilidade. Procure aqui no meu blog, o texto que fala sobre a hipersensibilidade sensorial.

    ResponderExcluir