Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 11 de junho de 2011

Exemplo de como a coisa acontece nos EUA

Descrição: Gifted & Talentedep



Vejam um exemplo de como as coisas funcionam nos Estados Unidos. Uma colega da comunidade do Orkut, Pais de Superdotado, encontrou um formulário, que é entregue a todos os país de todas as escolas desta cidade que se chama Irving e fica no Estado do Texas, nos Estados Unidos.



Esta cidade de Irving possui um site voltado para toda a comunidade com indicações de escolas, comunidades, departamentos, etc.. para dar informações à sua população sobre como é desenvolvida a Educação naquela cidade.





Num dos links deste site (ttp://irvingisd.net/education/school/school.php?sectiondetailid=16956&) consta um tópico somente sobre a Educação Especial das Crianças Superdotadas daquela cidade e como é feito o programa de identificação, e desenvolvimento das habilidades destas crianças.





Fiquei maravilhada como a questão da superdotação é levada a sério e bem trabalhada naquela cidade e, consequentemente, naquele país.





A própria escola encaminha aos pais, ou sob a sua sugestão, ou mediante solitação destes, um Formulário de Indicação da criança para que ela participe do Programa para Crianças Superdotadas da Cidade.



Uma vez selecionada, a criança passa por um processo de identificação (super bem elaborado por organizações competentes na área, que avaliam não só o cognitivo, mas o emocional destas crianças).




Uma vez identificada, ela passa a participar do programa para crianças superdotadas oferecido pela cidade de Irving.



A cautela em relação ás necessidades destas crianças destaca-se tanto do início, com o processo de suspeita e encaminhamento para identificação da criança, até quando o Programa acha que a criança não precisa mais participar do Programa ou sugere que ela saia do mesmo.



Para tudo, como vocês poderão observar no site indicado tem um formulário. Vamos ver um exemplo de como isto funciona, ali :



Apesar de grande variação entre as áreas de sobredotação, são as seguintes listas.



Características ou traços de superdotados e talentosos que possuem dentro de cada indivíduo de sua região. Tenha em mente quando Características Esses alunos superdotados e de indicação para serviços talentoso.




FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO




Superdotados e talentosos



Irving Distrito Escolar Independente



Data: ___________________________



Eu penso que a escola ____________________________________________________ (Nome do candidato a estudante) demonstra excepcional capacidade ou potencial de se diferenciar em uma ou mais das seguintes áreas :



Aptidão acadêmica específica :



_____ Arte, Língua


_____ Ciência



_____ Matemática



_____ Ciências Sociais da Humanidade




Declaração de evidências observadas no aluno :



(A declaração pode incluir pontos acadêmicos fortes, superior ou muito superior ao desempenho observado em sala de aula em casa / comunidade, ou passatempos relacionados com os presentes e talentos da pessoa).



Indicação Pessoa (letra de imprensa)



Assinatura da pessoa de Nomeação



Título ou Relacionamento com o Aluno



Data


Características dos Superdotados e Talentosos



Embora haja grandes variações entre as áreas de competências, as listas a seguir são características ou traços de que uma pessoa pode possuir superdotados e talentosos em todas as áreas.



Por favor, mantenha essas características para designar os alunos para os serviços superdotados e talentosos.



LINGUAGEM ARTÍSTICA



Vocabulário extenso



Poder de observação perspicaz



Boa memória



Rapidamente percebemos idéias abstratas



Habilidade para descrever "os sentimentos dos outros, ações, personalidades, situações



É criativo



Tem interesses variados



Demonstra alegria intelectual com Palavras



Escrever livremente com a visão e a voz pessoal



Associa as relações entre idéias, que aparentemente não estão relacionados



Lê com entusiasmo



CIÊNCIAS SOCIAIS



Tem um grande depósito de informação ; uma variedade de tópicos



Rápido domínio da informação e boa memória



Rápida visão sobre causa e efeito



Aguda compreensão dos princípios básicos, rapidamente fazer generalizações válidas



Observador atento



Absorvidos e envolvidos em determinados temas ou problemas



Prefere trabalhar de forma independente



São necessárias poucas intervenções e atenção por parte do professor



Interessado em muitos problemas de "adulto"



Gosta de organizar e fornecer a estrutura para as coisas, pessoas e situações



Muito preocupado com certo / errado, bom / mau



Muito curioso sobre muitas coisas



Gera grande número de idéias ou soluções / problemas e questões



Desinibidas expressões de opinião



Excelente senso de humor



Testa diferentes meios de comunicação de forma espontânea

Elabora sobre as ideias dos outros



MATEMÁTICA



Resolve problemas, mas às vezes não pode explicar os procedimentos (como alcançou aquele resultado)



Realiza cálculos com facilidade e precisão, mas resiste a cálculos complicados



Muitas vezes, formulam hipóteses



Trabalha com Problemas desafiadores por um longo período de tempo



Tem facilidade com a tecnologia



Interessado em escalas, estatísticas, dados, almanaques, globos, mapas



Inventa suas próprias línguas, códigos, sistemas, números



É sensível a sequências em números


Desconhecida capacidade de traduzir ou resumir o caminho que percorreu para alcançar a solução


Você pode traduzir uma coisa chamada abstração


Aparentemente, resolve os problemas de forma intuitiva, diferente da tradicional


Mentalmente resistente


Respostas calculados de forma não tradicionais


Usa técnicas raras, ara resolver problemas


CIÊNCIAS


Tire suas dúvidas criticamente


Visualiza mentalmente


Pensamento crítico de captação, conceituação e síntese



Serve-se de detalhes relacionados ao assunto está estudando



É persistente na busca de respostas e soluções



Veja oferece várias alternativas e soluções




Fazem generalizações


Habilidade de usar os recursos com a intenção encontrar respostas



Aguda compreensão dos princípios fundamentais e fazem inferências válidas, rapidamente


Muito observador atento



Tente a entender o funcionamento de material complicado



Explica as coisas por si mesmo



Tem respostas lógicas / comum



Facilmente entediados com a rotina banal ou



Está intrinsecamente motivado



Mostra interesse pela ciência




* As características foram retiradas de "A identificação de superdotados e talentosos", como aprovado pelo Conselho de IISD em 04 de maio de 1998.




Formulário de Indicação


Superdotados e Talentosos Educação


Irving Distrito Escolar Independente


Data: ___________________________


Eu acredito que (Nome do candidato estudante) ____________________________________________________ de ___________________________ Escola apresenta habilidades excepcionais ou capacidade potencial para se destacar em uma ou mais das seguintes áreas :


Aptidão acadêmica específica :


_____ Arte, Língua


_____ Matemática


_____ Ciência Sociais / Ciências Humanas


_____ Ciência



Declaração de Prova de Estudantes Observação :


A Declaração pode incluir pontos superiores, muito fortes ou fortes a partir de observações feitas em sala de aula, na escola, na casa do aluno, ou passatempos relacionados com os dons e talentos de pessoas.


Indicação Pessoa (por favor)


Assinatura da pessoa de Nomeação


Título ou Relacionamento com o Aluno


Data :


* Características tirado "a identificação de superdotados e talentosos estudantes" adotada pela IISD Conselho de Curadores em 04 de maio de 1998

2 comentários:

  1. Gostei da tabela comparativa que tem nesse site:
    Criança brilhante, superdotada e criativa.

    ResponderExcluir
  2. Querem algo mais forte?

    http://www.palmbeachschools.org/ese/documents/GiftedInformationPort.pdf

    ResponderExcluir