ep
Vejam um exemplo de como as coisas funcionam nos Estados Unidos. Uma colega da comunidade do Orkut, Pais de Superdotado, encontrou um formulário, que é entregue a todos os país de todas as escolas desta cidade que se chama Irving e fica no Estado do Texas, nos Estados Unidos.
Esta cidade de Irving possui um site voltado para toda a comunidade com indicações de escolas, comunidades, departamentos, etc.. para dar informações à sua população sobre como é desenvolvida a Educação naquela cidade.
Num dos links deste site (ttp://irvingisd.net/education/school/school.php?sectiondetailid=16956&) consta um tópico somente sobre a Educação Especial das Crianças Superdotadas daquela cidade e como é feito o programa de identificação, e desenvolvimento das habilidades destas crianças.
A própria escola encaminha aos pais, ou sob a sua sugestão, ou mediante solitação destes, um Formulário de Indicação da criança para que ela participe do Programa para Crianças Superdotadas da Cidade.
Uma vez selecionada, a criança passa por um processo de identificação (super bem elaborado por organizações competentes na área, que avaliam não só o cognitivo, mas o emocional destas crianças).
Uma vez identificada, ela passa a participar do programa para crianças superdotadas oferecido pela cidade de Irving.
A cautela em relação ás necessidades destas crianças destaca-se tanto do início, com o processo de suspeita e encaminhamento para identificação da criança, até quando o Programa acha que a criança não precisa mais participar do Programa ou sugere que ela saia do mesmo.
Para tudo, como vocês poderão observar no site indicado tem um formulário. Vamos ver um exemplo de como isto funciona, ali :
Apesar de grande variação entre as áreas de sobredotação, são as seguintes listas.
Características ou traços de superdotados e talentosos que possuem dentro de cada indivíduo de sua região. Tenha em mente quando Características Esses alunos superdotados e de indicação para serviços talentoso.
FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO
Superdotados e talentosos
Irving Distrito Escolar Independente
Data: ___________________________
Eu penso que a escola ____________________________________________________ (Nome do candidato a estudante) demonstra excepcional capacidade ou potencial de se diferenciar em uma ou mais das seguintes áreas :
Aptidão acadêmica específica :
_____ Arte, Língua
_____ Ciência
_____ Matemática
_____ Ciências Sociais da Humanidade
Declaração de evidências observadas no aluno :
(A declaração pode incluir pontos acadêmicos fortes, superior ou muito superior ao desempenho observado em sala de aula em casa / comunidade, ou passatempos relacionados com os presentes e talentos da pessoa).
Indicação Pessoa (letra de imprensa)
Assinatura da pessoa de Nomeação
Título ou Relacionamento com o Aluno
Data
Características dos Superdotados e Talentosos
Embora haja grandes variações entre as áreas de competências, as listas a seguir são características ou traços de que uma pessoa pode possuir superdotados e talentosos em todas as áreas.
Por favor, mantenha essas características para designar os alunos para os serviços superdotados e talentosos.
LINGUAGEM ARTÍSTICA
Vocabulário extenso
Poder de observação perspicaz
Boa memória
Rapidamente percebemos idéias abstratas
Habilidade para descrever "os sentimentos dos outros, ações, personalidades, situações
É criativo
Tem interesses variados
Demonstra alegria intelectual com Palavras
Escrever livremente com a visão e a voz pessoal
Associa as relações entre idéias, que aparentemente não estão relacionados
Lê com entusiasmo
CIÊNCIAS SOCIAIS
Tem um grande depósito de informação ; uma variedade de tópicos
Rápido domínio da informação e boa memória
Rápida visão sobre causa e efeito
Aguda compreensão dos princípios básicos, rapidamente fazer generalizações válidas
Observador atento
Absorvidos e envolvidos em determinados temas ou problemas
Prefere trabalhar de forma independente
São necessárias poucas intervenções e atenção por parte do professor
Interessado em muitos problemas de "adulto"
Gosta de organizar e fornecer a estrutura para as coisas, pessoas e situações
Muito preocupado com certo / errado, bom / mau
Muito curioso sobre muitas coisas
Gera grande número de idéias ou soluções / problemas e questões
Desinibidas expressões de opinião
Excelente senso de humor
Testa diferentes meios de comunicação de forma espontânea
Elabora sobre as ideias dos outros
MATEMÁTICA
Resolve problemas, mas às vezes não pode explicar os procedimentos (como alcançou aquele resultado)
Realiza cálculos com facilidade e precisão, mas resiste a cálculos complicados
Muitas vezes, formulam hipóteses
Trabalha com Problemas desafiadores por um longo período de tempo
Tem facilidade com a tecnologia
Interessado em escalas, estatísticas, dados, almanaques, globos, mapas
Inventa suas próprias línguas, códigos, sistemas, números
É sensível a sequências em números
Desconhecida capacidade de traduzir ou resumir o caminho que percorreu para alcançar a solução
Você pode traduzir uma coisa chamada abstração
Aparentemente, resolve os problemas de forma intuitiva, diferente da tradicional
Mentalmente resistente
Respostas calculados de forma não tradicionais
Usa técnicas raras, ara resolver problemas
CIÊNCIAS
Tire suas dúvidas criticamente
Visualiza mentalmente
Pensamento crítico de captação, conceituação e síntese
Serve-se de detalhes relacionados ao assunto está estudando
É persistente na busca de respostas e soluções
Veja oferece várias alternativas e soluções
Fazem generalizações
Habilidade de usar os recursos com a intenção encontrar respostas
Aguda compreensão dos princípios fundamentais e fazem inferências válidas, rapidamente
Muito observador atento
Tente a entender o funcionamento de material complicado
Explica as coisas por si mesmo
Tem respostas lógicas / comum
Facilmente entediados com a rotina banal ou
Está intrinsecamente motivado
Mostra interesse pela ciência
* As características foram retiradas de "A identificação de superdotados e talentosos", como aprovado pelo Conselho de IISD em 04 de maio de 1998.
Formulário de Indicação
Superdotados e Talentosos Educação
Irving Distrito Escolar Independente
Data: ___________________________
Eu acredito que (Nome do candidato estudante) ____________________________________________________ de ___________________________ Escola apresenta habilidades excepcionais ou capacidade potencial para se destacar em uma ou mais das seguintes áreas :
Aptidão acadêmica específica :
_____ Arte, Língua
_____ Matemática
_____ Ciência Sociais / Ciências Humanas
_____ Ciência
Declaração de Prova de Estudantes Observação :
A Declaração pode incluir pontos superiores, muito fortes ou fortes a partir de observações feitas em sala de aula, na escola, na casa do aluno, ou passatempos relacionados com os dons e talentos de pessoas.
Indicação Pessoa (por favor)
Assinatura da pessoa de Nomeação
Título ou Relacionamento com o Aluno
Data :
* Características tirado "a identificação de superdotados e talentosos estudantes" adotada pela IISD Conselho de Curadores em 04 de maio de 1998
Gostei da tabela comparativa que tem nesse site:
ResponderExcluirCriança brilhante, superdotada e criativa.
Querem algo mais forte?
ResponderExcluirhttp://www.palmbeachschools.org/ese/documents/GiftedInformationPort.pdf